PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
A história da Mel: no escurinho do sono
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
A história da Mel: no escurinho do sono

A história da Mel: no escurinho do sono

21/10/2015
  4987   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Cute little boy is sleeping

Era uma vez, uma amiga do sono chamada Mel (na verdade este é o seu apelido, o nome dela é Melatonina) que sempre aparece a noite, só na escuridão, para ajudar crianças e adultos a adormecerem e terem lindos sonhos.

Devemos recebê-la bem de noite, deixando o quarto todo escuro e calmo para que de manhã quando o sol entrar pela janela, conseguiremos acordar bem descansados e a Mel terá ido embora feliz de ter passado a noite conosco.

A Mel é incrível e parece até que é invisível, já que logo que ela chega os nossos olhos se fecham. Acho que, mesmo que fosse possível mantê-los abertos também não conseguiríamos vê-la, pois tudo tem que estar bem escuro para ela aparecer. Que maluca essa Mel! Será que ela é um tipo de fada? Ou uma princesa? Não importa, quando se está com sono e o olho começa a fechar, pode ter certeza que ela esta por perto, cuidando do sono dos bebês, das crianças e dos adultos.

Certa vez, ela queria muito fazer parte do sono do Luca, mas toda vez que ia ao quarto dele, a luz do abajur estava ligada. Muito triste, ela ia embora. Já o Luca, acordava cansado e de noite demorava muito tempo para conseguir adormecer. Ele tinha um segredo: Morria de medo do escuro! A sua mamãe dizia a ele: A Luz ou a Mel? você escolhe, já que não é possível ter as duas juntas.

Ele queria muito a visita da Mel, mas não queria que a Luz fosse embora. Durante muitas noites, ficou horas pensando em uma solução. Abria e fechava os olhos pensativo. Quando o olho estava aberto se lembrava da Luz e quando o olho fechava pensava na Mel. Nossa, como ele não pensou nisso antes?:

“De olhos fechados fica escuro e com os olhos abertos fica claro. Se quando a Mel chegar, eu vou conseguir dormir e se quando eu acordar vai estar claro, então eu só preciso da coragem de deitar na cama sem a luz, o resto a Mel vai me ajudar!” _ disse Luca esperançoso.  

Assim, Luca escolheu um amigo do sono, bem forte: um incrível super-herói. Depois que a mãe terminou de contar a história, ela já estava saindo do quarto quando ele disse: Mamãe, pode desligar a Luz! Em seguida abraçou bem forte o seu novo amigo do sono e…zzzzzzzzzzz. Quando abriu novamente os olhos não acreditou ao ver os raios de sol entrando em seu quarto.

A partir desta noite até hoje, antes de dormir, Luca diz baixinho: Boa noite Mel e quando acorda grita bem alto: Bom dia Luz do dia! sempre junto do seu amigo do sono que fica com ele faça escuro ou faça luz!

A melatonina é um hormônio produzido não apenas pelos animais, mas pelas plantas também. Em humanos, a melatonina tem como principal função regular o sono. Esse hormônio passa a ser liberado na ausência de luz, som, calor ou qualquer outro agente externo que atrapalhe o sono. Duas horas antes do horário habitual do sono ela passa a ser secretada e chega a níveis plasmáticos máximos depois de 3 ou 4 horas da liberação. Por isso é importante eliminar do ambiente quaisquer fontes de som, luz, aroma, ou calor que possam acelerar o metabolismo e impedir o sono, mesmo que não percebamos.

Essa substância é secretada pela glândula pineal e precisa do triptofano, um aminoácido, para ser sintetizada. A glândula pineal é a responsável por secretar substâncias que controlem a regulação endócrina, o ciclo de sono e vigília, do sistema imunológico, entre outros.

A melatonina também é um poderoso antioxidante natural que ajuda a restaurar os tecidos afetados pelos raios UV, auxilia no combate de radicais livres, tão prejudicais ao organismo e que desencadeiam problemas tais como câncer e envelhecimento precoce.

Além da regulagem do sono, várias outras funções estão ligadas a essa glândula. Além da produção da melatonina, esse órgão também regula os hormônios reprodutivos e o sistema imunológico.

A melatonina tem seu uso estabelecido na clínica médica no tratamento de alguns distúrbios do sono como insônia por fase retardada, ciclo vigília-sono com períodos diferentes de 24h, latência prolongada para o sono, fragmentação do sono, distúrbios comportamentais do sono REM, correções do sono do idoso, dessincronização entre o ciclo vigília-sono e o dia e a noite, como observado com frequência em alguns tipos de cegueira (pré-quiasmáticas). Além disso, e por ser um importante agente regulador do ciclo vigília-sono) é usado como um coadjuvante terapêutico em doenças neurológicas e degenerativas (como doenças do espectro do autismo, síndrome de déficit de atenção e hiperatividade, Smith- Magenis, etc) que resultam em distúrbios do sono e dos ritmos biológicos circadianos. (Sociedade Bras. Endocrinologia e Metabologia_ SBEM)

Desta maneira, o ideal é sempre de noite, dormirmos em um lugar calmo e escuro. Isso vale também para os nossos bebês e crianças. Acostumando-os deste pequenos com estes hábitos, eles sempre terão a visita da Mel os protegendo e embalando-os no sono dos justos!

assinatura deborah-moss

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • silvia Conway disse:

    Olá Deborah!!
    Adorei sua história!!
    Gostaria de conhece-la pessoalmente, pois sou psicóloga especialista em tratamento não farmacológico do distúrbios do sono, especialmente a insônia!!
    Trabalho e estudo Sono desde 1996. Trabalhei anos no Inst do Sono, fiz mestrado em sono na UNIFESP tb!!
    Atualmente atendo em consultório particular e na NICS – talvez vc conheca…
    Fiquei feliz em saber que você é neuropsicologa e consultora de sono de bebes e crianças.
    Vamos marcar de nos reunir para nos conhecermos melhor:
    Fica aqui meu cel: 11 98106 8006
    Até!
    Silvia

  • Maria Helena disse:

    Deborah, parabéns! Amei a história da Mel. Uma ótima maneira de ensinar a nossos pequenos a importância de dormir no quarto escuro e calmo…Obrigada!

  • Denise Cantarelli disse:

    Prezada Deborah parabéns por esta linda história que sabiamente alerta para questões ligadas a importância do “bem dormir” não só em adultos mas também nas crianças. Sou da empresa Aloha e trabalho em parceria com a Silvia Conway, também psicóloga e especializada em distúrbios do sono. Temos trabalhado em empresas com este assunto além de outros.

    cordialmente

    Denise Cantarelli.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.