PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
A remoção das adenoides
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
A remoção das adenoides

A remoção das adenoides

03/10/2012
  13715   
  15
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Muitos pais ainda se sentem inseguros se devem ou não autorizar a realização desse procedimento cirúrgico

pai e filho - cuidados

Tomar decisões sobre a saúde do seu filho pode ser difícil. Esse assunto é particularmente verdadeiro com relação aos procedimentos cirúrgicos, não importa quão seguro ou de rotina eles possam ser. A remoção da adenoide é um exemplo frequente em que o médico faz uma recomendação e os pais tomam a decisão final. Para ajudá-los é importante que haja informação sobre o que são elas, o que acontece durante a remoção e quais os benefícios para a criança.

As adenoides são feitas de tecido linfático, tipo presente em todo o trato gastrointestinal. Elas têm um pequeno papel na promoção da imunidade, embora as crianças, normalmente, sejam donas de outros órgãos para apoiar o sistema imunológico. Elas são encontradas na parte posterior do nariz, em um lugar chamado faringe nasal. É difícil vê-las sem equipamento especial, de modo que não podem ser examinadas por pediatras gerais. Dessa forma, quando discuto sobre o procedimento cirúrgico com os pais, esclareço todas as dúvidas que eles possuem sobre o assunto.

Pode ser difícil ver a ligação entre as adenoides e os sintomas na criança. A remoção delas é recomendada com frequência nos pacientes que têm drenagem no nariz crônica ou sinusite, dores de ouvido crônica, ou problemas respiratórios como apneia do sono. Quando elas estão inchadas ou infectadas, a respiração normal pode ser inibida e fazer com que as crianças respirem pela boca. Há também a possibilidade de bloqueio na drenagem nasal natural que acarreta em infecções dos seios nasais.

Além disso, se as adenoides que se encontram em uma situação mais preocupante não forem removidas, elas podem abrigar uma infecção e os biofilmes, ou áreas de crescimento de bactérias, podem reduzir a eficácia de antibióticos.

Uma vez que você se sentir confortável com o que são as adenoides e os benefícios da remoção, o próximo passo para muitos pais é tomar a decisão com relação à adenoidectomia, procedimento cirúrgico que precisa ser compreendido. Para as crianças mais saudáveis é preciso a internação por algumas horas, anestesia e um tubo de respiração.

Na maioria das vezes, as crianças ficam muito bem após a retirada das adenoides, tendo apenas que usar um analgésico ou anti-inflamatório para reduzir a dor por alguns dias. Devido à localização da cirurgia, a ferida que fica devido à retirada delas podem levar algumas semanas para cicatrizar completamente.

Se uma criança muito jovem for submetida à remoção da adenoide, há uma chance de que os sintomas relacionados com as que estão infectadas ou inchadas retornem, mas só quando voltarem a crescer.

Quase sempre, eu digo às famílias que a remoção da adenoide é uma opção que poderá melhorar a qualidade de vida da criança e diminuir as infecções. Raramente, esses casos se dão por conta de uma necessidade. Ao mesmo tempo em que há poucos efeitos colaterais, são raras as ocasiões em que a remoção pode ser prejudicial – por exemplo, para as crianças que têm condições pré-existentes, tais como fenda palatina ou Síndrome de Down.

Os pais das crianças são os mais preocupados com relação à anestesia e os tubos traqueais, por isso eles precisam compreender a adenoidectomia. Hoje, no entanto, estamos cientes com relação ao uso de anestesia em crianças pequenas e os riscos se tornaram menores no procedimento.

Como pediatra, observo que as famílias geralmente ficam muito satisfeitas ao optarem pela remoção da adenoide nas crianças. Os pais que decidirem contra a cirurgia podem sempre rever essa posição em uma data posterior. Trata-se de uma escolha que, na maioria dos casos, é importante aceitá-la para fazer o melhor para você e para a saúde infantil.

Por José Luiz Setúbal

Fonte: Dr. David Brown, an ear, nose and throat specialist at C.S. Mott Children’s Hospital, to fill us in on the procedure and why it is recommended for some children.

 

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Tatiana disse:

    Nada a declarar

  • karina disse:

    Meu bebe tem tresmeses gostaria de saber o que posso fazer para que o nariz dele fique menos cogestionado por causa da adenoide?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Karina, tudo bem? Obrigado pela confiança! Como você leu em nosso artigo, a remoção das adenoides em crianças tão jovens não exclui a possibilidade do problema voltar mais tarde. Sugerimos que você converse com seu pediatra e peça orientações. Abraços! 🙂

  • janiagrasiele disse:

    Meu filho tem 4 anos e tem sinusites recorrentes ,no início do ano teve princípio de pneumonia por causa da sinusite ,e agora o ouvido inflamou também por causa da sinusite ,sendo que ele nunca teve infecção de ouvido então o pediatra disse que eu deveria procurar o otorrino ,então foi o que eu fiz e descobrimos que ele tem 80% de obstrução ,nós optamos pela cirurgia porque ele já faz uso de corticoide para rinite e ñ era pra ter essa sinusite. Temos esperança de que é o melhor a fazer !

  • Vanety disse:

    Olá, meu filho tem 4 anos, e tem problemas com a adenoide aumentada. Frequentemente tem sinusite. Quando o problema ataca, ele ronca e dorme com a boca aberta. Mas, quando passa a crise, ele respira normalmente e dorme com a boca fechada. Já passamos por dois médicos otorrinos que indicaram a cirurgia. Tenho muito medo com relação à anestesia. Será que é mesmo necessária, ou devemos esperar um pouco mais?

    • Equipe Sabará disse:

      Vanety,
      Acredito que pelos sintomas e pela orientação dos médicos, deve ser o caso de necessitar a cirurgia. Em relação à anestesia, desde que feita com profissionais preparados e em centro médicos equipados, o risco é muito baixo por ser uma cirrurgia rápida e sem maior complexidade. Em geral a criança fica entre 5 e 6 horas no hospital.
      Abraços

  • marta ferreira dos santos disse:

    Minha filha fez a retirada das amidalas e das adenoides há oito meses,no entanto nos dois primeiros meses após a cirurgia ela ficou bem melhor,após os dois primeiros meses o estado dela piorou .Ela dorme sentada para facilitar a respiração,a alergia atacou ainda mais e só fazendo inalação todos os dias para dar uma melhorada.Há possibilidade de ser uma cirurgia mal feita?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Marta, sem conhecer o quadro clínico e resultado de sua cirúrgia não temos como informar. Solicitamos que retorne ao médico e relate os problemas que vem encontrado ou então busque uma segunda opinião de um especialista. Abraços

  • Catiane lettrari disse:

    Olá, meu filho tem 8 anos, operou adenóide e retirou líquido dos ouvidos á 1 ano,não foi colocado o duto de ventilação, ocorreu tudo bem, e melhorou muito, porque todo mês tinha que tomar antibióticos por causa das infecções do ouvido…Mas de uns tempos pra cá, teve uma infecção, e começou a se queixar que fazia um barulho no ouvido, levei ao otorrino, fiz exames e descobriram que o líquido no ouvido voltou, e o médico acha que só pode ter voltado a adenóide, porque so a adenóide faz criar esse líquido. Disse que tem que operar novamente, e desta vez por o duto, queria saber se isso pode realmente acontecer do problema voltar, sendo que ele fez já grandinho com 7 anos..?? E tbém queria saber se é só a adenóide que cria esse líquido no ouvido..? se puderem me ajudar agradeço muito…Obrigada…

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Catiane, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como informar. Recomendamos que busque uma consulta com o especialista para que ele possa informar com precisão todos os cuidados que você deve tomar com seu pequeno.

  • vanubia de Oliveira disse:

    Olá meu filho fez acompanhamento com um médico por um ano, sobre adenoide tomou medicamentos um ano inteiro e nada agora mudei de otorrino e ele quer opera-ló o mais depressa possível já que meu filho está com 90 por cento obstruido, terria sido desleixo do primeiro médico? Já que ele nem chegou a fazer um exame mais detalhado? Ou seria receio de operar meu filho pois ele ainda fará 3anos?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Vanubia, não acredito em desleixo do outro médico, mas sim numa opção por uma conduta mais conservadora. Dependendo da idade de seu filho pode ser a melhor opção. Recomendamos que procure um pediatra que confie e que possa te orientar melhor do que um otorrino, por ser menos parcial.
      Desejamos melhoras ao seu pequeno.
      Abraços!

  • Suzana disse:

    Minha sobrinha tem 5 anos,a noite quando dorme com a boca aberta ronca muito e não respira pelo nariz.A levamos em uma médica otorrino e foi constatado que ela tem uma espécie de”carne esponjosa” ADENOIDE no orifício nazal, segundo a médica hoje em dia não se faz logo uma cirurgia e sim durante 02 meses a criança terá que usar NASONEX uma vez ao dia que provavelmente isso irá diminuir e até sumir. Caso isso não aconteça aí sim terá que ir para cirurgia. O que vocês acham? Realmente existe esse tipo de diagnóstico e “tratamento”??

    • Equipe Sabará disse:

      Oi, Suzana. Provavelmente sua sobrinha deve ter um quadro alérgico e por isto o tratamento clínico é o melhor indicado.Os pais da criança devem seguir a orientação do médico de confiança deles​.

      Atenciosamente,
      Equipe Hospital Infantil Sabará

  • Marco Gomes disse:

    Excelente blog, parabéns…Passamos por um grande estresse, só que foram 2 cirurgias em nossa filhinha. Adenoidectomia com 2,5 anos e apenas 5 meses depois teve que se submeter à amigdalotomia, devido a tantas apneias que apresentava conforme mostro em videos em meu blog http://amigdalaseadenoides.blogspot.com.br/
    Obrigado por ajudar, pois há diversos pais aflitos neste momento com os mesmos problemas. Um abraço e fique com Deus.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.