PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
A triagem do Hospital Infantil Sabará
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
A triagem do Hospital Infantil Sabará

A triagem do Hospital Infantil Sabará

26/08/2013
  3837   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Entenda como funciona o nosso atendimento pré-hospitalar, projetado com protocolos internacionais

triagem hospitalar

Ao contrário de várias filas que estamos acostumados (bancos, padarias, etc.), onde o primeiro a chegar é o primeiro a ser atendido, a destinada para emergências dos hospitais seguem outra lógica. Seguindo padrões de qualidade, graças a nossa experiência de mais de 50 anos, o Hospital Infantil Sabará conta com um processo de triagem desenvolvido por nós que segue protocolos internacionais e é realizado por enfermeiras treinadas. Assim, conseguimos triar as crianças que correm maior risco de aguardar para serem atendidas pelo médico.

Ninguém tem dúvida que crianças com fratura ou corte, e que sangre muito, necessitem de atendimento imediato. O problema está quando você precisa auxiliar centenas delas, em um dia de outono, quando estão com febre, com tosse, com problemas respiratórios. Além do fato de serem muito pequenas.

Estudamos muito o assunto e, por termos um dos prontos-socorros infantis mais movimentados do país, precisamos atender nossos pacientes da melhor forma e o mais rápido possível. Temos nossos critérios do processo de triagem desenvolvidos durante muitos anos e sempre aperfeiçoados para tentar diminuir o risco de uma criança grave ficar à espera de atendimento por muito tempo.

Por meio de informações-chave, tais como idade, sinais e sintomas, histórico médico ou cirúrgico, exame físico sumário e os sinais vitais (que incluem a oxigenação, a pressão sanguínea, a frequência cardíaca e respiratória, a escala de dor e da temperatura), fazemos o processo de triagem para determinar a ordem e a prioridade do tratamento da emergência.

No Hospital Infantil Sabará, contamos com 5 níveis do processo de triagem que vai do verde, onde a criança pode esperar sem risco, até o vermelho que se trata de urgência, onde ela deve ser atendida imediatamente pela nossa equipe de emergência. Entre os extremos, temos o amarelo para crianças com algum risco e que podem esperar até meia hora (nossa média é de menos de 10 minutos), o laranja que é para aquelas que são menores de 2 meses ou com necessidades especiais, e o azul para quem tem doença infectocontagiosa.

O total do tempo da espera do paciente no P.S. é determinado não somente pelo próprio nível da triagem, mas também por todos os outros que estão no centro da emergência. É importante recordar que esse processo é dinâmico. Embora um paciente possa ter sido atribuído a um nível mais baixo na hora da chegada, se os sintomas ou os sinais vitais da criança piorarem, ela pode receber um nível novo de triagem.

No Hospital Infantil Sabará, a saúde e o conforto das crianças são muito importantes para nós. No período de espera, nossas enfermeiras treinadas utilizam protocolos e podem chegar a instruir no uso de medicações pré-estabelecidas, como para febre e para dor. Entretanto, se você sentir que a criança começa a piorar, informe uma delas.

Como podemos ver, nem sempre é tão fácil como pensamos e, em alguns meses do ano, esse trabalho é realmente muito importante para diminuir o risco dos pacientes graves piorarem, ainda mais com a demora do atendimento.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Texas Children’s Blog

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.