PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Ajudando a Amazônia
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Ajudando a Amazônia

Ajudando a Amazônia

09/03/2018
  2282   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Na semana passada estive em Manaus representando a Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), e o Instituto PENSI no lançamento do “Projeto de Telemedicina Para o Diagnóstico e o Tratamento precoce do Câncer Infanto-Juvenil”. Este é um projeto feito pela FJLES; PENSI e Hospital Infantil Sabará com recursos do ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON).

Segundo artigo “Planning Cancer Control – the view of an NGO”, escrito pelos Drs. Sidnei Epelman, responsável pela oncologia do Hospital Sabará e Ian Magrath, (INCTR – International Network for Cancer Treatment and Research), para a revista The Lancet, os casos de câncer na América Latina devem crescer 42% de 2008 a 2020. Os recursos para a saúde em toda a América Latina são mal distribuídos, com poucos profissionais capacitados (particularmente oncologistas) e com o tratamento focado nas pessoas de maior poder aquisitivo.

O interior do Estado do Amazonas é reconhecidamente uma região carente de assistência médica. Principalmente por questões logísticas, o acesso da população ribeirinha aos serviços de saúde disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde, é crítico.

Nosso projeto possibilita a capacitação de médicos e agentes comunitários de saúde por meio de ferramentas e Ensino a Distância (EAD) e plataforma para estudo de caso e possibilidade de Segunda Opinião Médica em diagnósticos realizados.

Atuaremos em oito municípios que são polos do sistema de saúde do Amazonas

– Eirunepé;

– Humaitá;

– Itacoatiara;

– Lábrea;

– Manacapuru;

– Parintins;

– Tabatinga;

– Tefé.

Nessas cidades existem 1442 Agentes Comunitários de Saúde cadastrados no Ministério da Saúde e cerca de 129 médicos. O projeto pretende capacitar ao menos 90% dos Agentes Comunitários (1300) e 75% de médicos (100), que atendem cerca de 460 mil pessoas da região. Como 43% da população do AM tem entre 0 e 14 anos, a estimativa da população que poderá ser impactada pelo projeto é de 195 mil crianças e adolescentes.

Dr_setubal_Ajudando_a_Amazônia_09_03_2018_02

Estiveram presentes no lançamento do projeto realizado no Hospital Francisca Mendes várias pessoas ligadas ao projeto, entre elas:

Edilene Maria dos Santos, Secretária Adjunta de Atenção Especializada do Interior – SES – SUSAM, Maraiza F. Cantalice, Gerente do Departamento de Atenção Básica – SES – SUSAM, Sissi Chaves, Coordenadora de Telessaúde e ações de educação permanente – SES – SUSAM; Lessalay Siquiera, Coordenadora Estadual de Saúde do adolescente – SES – SUSAM; Juliana Braga, Diretora-geral – Hospital Universitário Francisca Mendes; Katia Luz Torres, Diretora de Ensino e Pesquisa FCECON, Katherine Benevides, Coordenadora Estadual de Saúde da Criança – SES – SUSAM e nossa equipe São Paulo: Dr. José Luiz Setúbal, Dr. Márcio Sanches, Dr. Roberto Melaragno e o sr. Piero Caique Silva da Comunicação do Pensi.

Com isso iniciamos um projeto piloto muito importante para nossa Fundação pois nos dará uma grande experiência em Ensino a Distância (EAD) em relacionamento público-privado com ao Secretaria Estadual da Saúde do Amazonas, com o Ministério da Saúde além de trabalho em rede entre Instituto Pensi, Hospital Infantil Sabará, FJLES, SUSAM, FCecon, Hemoam e UEA entre outras instituições.

Um desafio grande, mas esperamos que seja gratificante para todos nós. Parabéns para todos que tornaram isso possível.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.