PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Alerta para o uso do chinelo de dedo
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Alerta para o uso do chinelo de dedo

Alerta para o uso do chinelo de dedo

17/11/2011
  7955   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A moda de usar sandálias de dedo, chinelos e sapatos de borracha que não se fixam corretamente ao pé das crianças deve ser repensada pelos pais. “Diferentemente dos adultos, as crianças menores de 8 anos nem sempre têm coordenação motora desenvolvida para usar chinelo. Como não conseguem firmá-lo no pé, os acidentes acabam sendo inevitáveis”, alerta a ortopedista Patricia Fucs, do Hospital Infantil Sabará.

Recentemente, um garoto que usava um sapato desses, em que a criança tem de fazer força para mantê-lo no pé, sofreu um acidente na escada rolante de um shopping de São Paulo. Casos como esses, no entanto, são frequentes no pronto-socorro dos hospitais infantis, principalmente nesta época do ano, quando a moda fala mais alto. Além de cortes e quedas, as fraturas e as torções são as ocorrências mais comuns.

Leia também: Cuidados nos parques infantis

Não é à toa que as sandálias das crianças tinham um modelo específico no passado, não havia variedade, nem similares ao dos adultos. “Elas não eram tão modernas, mas certamente mais seguras. O pé da criança ficava bem acomodado, não era preciso esforço para segurá-la no pé. Também não tinha salto, outro problema que tem aumentado o número de lesões de ordem ortopédica nos pequenos”, argumenta a especialista, que também é professora da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Para a médica, as crianças só devem usar o chinelo em momentos especiais, como na praia ou na piscina. “Os pais devem evitar colocá-los nas crianças para passeios, prática esportiva e no dia a dia em geral. Ou então optar por modelos com tiras nos calcanhares”, aconselha.

Saiba mais sobre fraturas

Atualizado em 7 de fevereiro de 2024

Dra. Fátima Fernandes

Dra. Fátima Fernandes

Diretora Executiva do Instituto PENSI. Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Pediatria pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. É mestre em Alergia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo e possui MBA em Gestão em Saúde pelo IBMEC.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.