PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Alimentação de mães que amamentam
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Alimentação de mães que amamentam

Alimentação de mães que amamentam

09/02/2012
  49801   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Como pediatra, estou acostumado a ouvir perguntas das mães com relação à amamentação. Primeiramente, é preciso saber que para conseguir amamentar é necessário se alimentar bem. Lembre-se de que você está alimentando duas pessoas (você e o bebê) e que o melhor jeito de voltar ao peso anterior à gestação é amamentar.

Abaixo, estão algumas das perguntas mais frequentes e suas respostas:

As mulheres que amamentam precisam comer mais?
Sim. As mulheres que amamentam precisam comer mais do que as que não amamentam. Quando uma mãe alimenta seu bebê, seu corpo trabalha duro para fazer o leite materno, então ela precisa de calorias extras.

Elas precisam beber mais líquidos?
Sim. As mulheres que amamentam precisam beber bastante líquido. Lembre-se que boa parte do leite é água e, quanto mais hidratada a mãe estiver, mais leite ela produzirá. É comum elas terem sede na hora que estão amamentando, por esta razão seria bom que, antes de iniciar a amamentação, bebessem um ou dois copos de água e sempre que estiverem com sede também. O volume pode variar de três a quatro litros por dia.

Precisam tomar vitaminas?
Algumas mulheres precisam tomar um suplemento de ferro ou vitaminas. Os suplementos são comprimidos, cápsulas, líquidos que têm nutrientes. Você pode precisar tomar um de ferro por dia, se apresentar uma condição chamada “anemia”, depois de dar à luz.

Converse com seu obstetra sobre isso. Em São Paulo, muitos médicos mantêm, após o parto, o mesmo suplemento que a mulher tomava durante a gestação. De qualquer forma, uma alimentação saudável, variada e que contenha os nutrientes necessários é sempre importante.

Elas devem evitar certos alimentos?
Sim. As mulheres que amamentam devem evitar certos tipos de peixes que têm uma grande quantidade de mercúrio. Este metal é uma substância que pode passar pelo leite materno e ir para o bebê. Ele pode causar problemas no cérebro da criança e no sistema nervoso (ex.: tubarão, espadarte, cavala). Outros tipos de peixes não têm tanto mercúrio. As mulheres podem comê-los até duas vezes por semana (camarão, atum em lata, salmão, etc.).

Devem evitar certos medicamentos?
Depende. Informe o seu médico se você tomar qualquer medicamento. Ele poderá dizer se esses remédios são seguros para tomar durante a amamentação.
Alguns medicamentos podem afetar a quantidade de leite materno, por exemplo, alguns hormônios, pílulas anticoncepcionais, podem reduzir a quantidade de leite.

Mulheres que amamentam podem beber álcool?
Depende. É importante saber que quando você bebe álcool, uma pequena parte passa pelo leite materno e vai para o bebê. Depois de ter bebido uma dose, leva cerca de duas horas para o seu corpo se livrar do álcool. Devido a isso, a maioria dos médicos recomenda que as mães esperem duas horas, após tomar uma dose de bebida, para amamentar.

Leia também: Álcool na amamentação pode afetar o desenvolvimento das crianças

Elas podem beber cafeína?
Depende. A maioria dos médicos concorda que tudo bem beber de duas a três xícaras por dia de uma bebida com cafeína. Mas uma parte da substância pode passar pelo leite materno e dele para o bebê. Algumas crianças podem ficar agitadas ou com problemas para dormir, além de aumentar as cólicas.

Devem fumar?
Provavelmente não. A maioria dos médicos recomenda que as mulheres parem ou reduzam o uso do tabaco, porque os bebês que têm pais fumantes podem ter problemas respiratórios, infecções pulmonares ou de ouvido.

E se eu tiver perguntas?
Se você tem alguma dúvida sobre nutrição e aleitamento materno, pergunte ao seu médico. Algumas mulheres também acham que é útil consultar um especialista em amamentação, chamado de “consultor de lactação”.

Fonte: “Patient information: Health and nutrition for women who breastfeed”

Atualizado em 23 de fevereiro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Mais Saude disse:

    Excelente artigo senhores, vamos recomendar o site para as mamães que compram tirador de leite materno em nossa loja.

    Abraços,

  • ariane disse:

    oi meu nome é ariane gostaria de saber o que comer para não deixar o meu filho com colica.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ariane, tudo bem?

      Não existe relação entre a sua alimentação e a cólica do seu filho. Em geral elas desaparecem por volta dos 3 meses. Alguns alimentos que contém cafeína (chá, café, refrigerantes, energéticos) podem piorar as cólicas, se for seu caso, retire-os e observe.

      Abraços

      Equipe Hospital Infantil Sabará

  • Alexandra disse:

    Olá, meu nome é Alexandra e gostaria de saber se existe leite fraco?pois meu filho tem 1mês e 22 dias e está mamando de 10em 10 minutos ,parece que o leite não é suficiente , ele sempre chora e fica sugando a mãozinha com muita força. O que devo fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Alexandra, encaminhamos sua dúvida ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Não existe leite fraco, mas sim leite insuficiente. Parece que este é o caso, procure um pediatra para que ele te oriente e talvez aumente seu leite.

  • Renata disse:

    Oi,
    Estou amamentando (de manha e a noite) meu bebe de 9 meses.
    Fui a 2 dermatos, e ambas passaram cremes clareadores para minhas manchas do rosto (melasmas da gravidez). Disseram ser suguro,que nao passa pelo leite.
    E verdade?

    Sao manipulados, seguem abaixo as substancias:

    Obrigada!!

    1-
    ác. tranexamico 3%
    talaspheras de Vit C 5%
    alfabisabolol 1%
    skin whitening complex 5%
    arbutin 5%
    vitE ——1%
    ác. ferrúlico 1%
    gel creme fluido qs

    2-
    ác. glicólico 5%
    ác. retinóico — 0,015%
    lfucogel 5%
    hidroquinona 3%
    kójico dipalmitato 5%
    alfa-bisabolol 1,0%
    creme oil free não iônico qsp 1 5g

    3-
    propionato de clobetasol 0,05%
    creme não lônico —– qsp lOg

  • Tenho uma filha de 2 meses e ela chora muito. Meu primeiro filho tem APLV, para tentar evitar a alergia na minha bebê estou tomando óleo de peixe. Será que isso pode prejudicar?

  • milena moreira disse:

    oi, queria agradecer ao dono desse blog, pois tirou todas as minhas duvidas. obrigada.

  • andresa disse:

    eu amamento faço uso da pilula cerazette é uma pilula continua,mas eu tomei os 28 dias e parei por mais ou menos duas semanas eu posso voltar a tomar quando eu quizer?

  • andresa disse:

    eu tomo cerazette pois amamento sera que eu poderia tomar o femina ou enfluencia em algo ja que estou amamentando?

  • posso tomar pill food manipulado tenho uma bebe de 2 meses que amamento

  • deyse disse:

    Boa noite, queria saber o seguinte, quem faz acad~emia e amamenta deve comer o que?obrigada!

  • rany disse:

    Oi, gostaria de saber se mulheres que amamentam pode tomar algum tipo de laxante?

  • Nara disse:

    Mulher que amamenta pode tomar suplemento alimentar pra ganhar massa?.. meu bb tem 9 meses,ele come outros alimentos e mama poucas vezes,mas mama. tem algum problema?

  • jessika disse:

    oi meu nene tem dois meses gostaria de saber se posso tomar energitico?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jessika. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jessika. Caso você tenha dúvidas sobre o que pode ou não ingerir durante a amamentação é importante sempre consultar o pediatra do seu filho.
      Abraços! 🙂

  • Meire disse:

    Olá, eu tenho bebe de 1 mes e amamento, gostaria de saber se posso comer camarao? tenho medo de comer e dar alergia no bebe….. obrigada!

  • Olá, gostaria de saber se geralmente em 15 dias as cólicas melhoraõ, E se posso sair com meu bebé que tem 21 dias??

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Tatiana. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Assim que possível lhe encaminharemos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Tatiana. As cólicas são bastante comuns nos bebês recém-nascidos e isso ainda deve persistir por um tempo. Oriente-se com seu pediatra sobre o que fazer para diminuir os efeitos das dores. Abraços! 🙂

  • ana carolina furtado disse:

    olá meu filho tem 7 meses posso tomar suplementos?qual?quero muito voltar pra academia

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana. Certamente nessa idade você ainda amamenta bebê. Caso queira ganhar massa muscular na academia, alie os exercícios físicos com a ingestão de carboidratos. Para tomar suplementos é melhor parar de amamentar, o que não é recomendável na idade do seu filho. Abraços! 🙂

  • Bruna disse:

    Olá eu faço academia e a minha filha tem 3 meses, eu gostaria de saber após quanto tempo eu posso voltar a tomar suplementos como o whay protein e hipercalóricos! se eu posso tomar amamentando ou só depois que ela desmamar! obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Bruna. Não é recomendável que você volte à academia tomando suplementos alimentares durante a amamentação. Como sua filha é muito pequena, recomendamos que aguarde, e no momento invista em uma dieta com carboidratos, caso queira ganhar massa muscular. Abraços! 🙂

  • Raquel disse:

    Oi Bom dia!
    Tenho um bebê de 1 mês posso tomar semente de chia pra emagrecer.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Raquel. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Raquel, tudo bem? Desculpe a demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Recomendamos que você fale com o seu médico sobre isso. Abraços! =)

  • gracielle disse:

    gostaria de saber se posso passar química nos meus cabelos pois estou amamentando meu filho de 2 meses

  • Silvana ortega ramos disse:

    Ola gostaria de saber . Eu amamento a 2 anos e 1 mes eu preciso tomar alguma vitamina ou alguma alimentaççao diferente ? obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Silvana. Em geral, mulheres que amamentam precisam apenas investir em uma alimentação saudável, variada e que contenha os nutrientes necessários. Abraços! 🙂

  • poliana disse:

    Oi.queria saber se quem está amamentando pode tomar creatina ou albumima ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Poliana. Para adicionar alguma substância que você não está acostumada, é importante que consultar o seu médico. Abraços! =)

  • Ester dos santos disse:

    Estou amamentando minha filha tem 1mes e 18 dias, estou na academia gostaria de saber se posso tomar suplemento para ganhar massa muscular

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ester. É importante você saber que não é recomendado ingerir suplementos alimentares durante a amamentação. Sua filha é pequena e depende desta fonte de nutrição. Caso precise de mais informações, consulte o seu médico. Abraços! =)

  • Camila da costa disse:

    Mãe que amamenta meu bebe tem 5 meses já pode tomar suplementos para ganhar perna,bunda ,coxa passado pelo professor da academia?

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Camila, desculpe pela demora em responder e obrigado pela confiança. Procure se alimentar bem para amamentar seu filho, e se quiser ganhar massa muscular coma carboidratos e fazer exercícios. Abraços!=)

  • Nara disse:

    Olá!! Estou amamentando e logo após a quarentena voltei a frequentar a academia, gostaria de saber se posso tomar algum suplemento pré-treino, se existe algum qual?
    Ou se posso tomar alguma vitamina normal, e que quando amamento fico muito magra e não gosto de emagrecer muito pois sou muito alta, e o nome dessa vitamina. Desde ja agradeço!

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Nara, desculpe pela demora em responder e obrigado pela confiança. Procure se alimentar bem para amamentar seu filho, e se quiser ganhar massa muscular coma carboidratos e fazer exercícios. Abraços!=)

  • tamires disse:

    oi.eu tenho uma filha de 7meses ela mama.eu voltei a malhar.eu comprei um suplemento a base de proteina da carne hidrolisada e isolada ele contem tbm bcaa,creatina,glutamina,gelatina hidrolisada,maltodextrina.mistura emulsificante(trigliceridos de cadeia media)leite em po desnatado,fosfato dissodico,silica)acido citrico,sabor natural e artificial acessulfame de potassio e sucralose.

  • James disse:

    I study here generic retin-a Resident of an In-State Skilled Nursing Facility or Health

  • ana marcia disse:

    olá,tenho um bebe de 3 meses e 19 dias,ele está com 2 dias que não faz coco,é normal?pois ele só mama,e ele pode pegar infecçao intistinal.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana, tudo bem? Obrigado pela confiança. Como seu bebê é muito pequeno, é importante você relatar este acontecimento ao pediatra dele. Abraços! 🙂

  • Emelly disse:

    Olá, Boa Noite! Estou amamentando meu bebe de 4meses, como já voltei para a academia, a minha dúvida é se posso tomar um suplemento alimentar hipercalórico para ganhar massa muscular? Pois emagreci mto devido a amamentação e só com a alimentação não estou conseguinda resultados satisfatórios. Se tiver algum suplemento alimentar que lactantes possam tomar eu gostaria do nome. Muito Obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Emelly, tudo bem? Obrigado pela confiança. O ideal é você consultar o pediatra do bebê para saber disso. Abraços! 🙂

  • Patricia disse:

    Tenho uma bebe de 2 meses e 10 dias. Posso comer comida japonesa? E qual tipo de peixe vocês recomendam? Alguns tem mercurio o que me deixa em duvidas. Obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Patricia, tudo bem? Obrigado pela confiança! Como sua bebê é muito pequena e você ainda está amamentando, é importante sempre consultar seu médico sobre a dieta mais adequada à você e sua pequena. Abraços! 🙂

  • Richelly disse:

    Estou amamentando, meu bb tem apenas 20 dias de nascido, queria saber se posso tomar massa muscular, se nao vai afetar o leite e com ele o bb, e qnd posso ir a academia?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Richelly, tudo bem? Obrigado pela confiança. Como seu bebê é muito pequeno e você ainda está no início da amamentação, é importante consultar sempre seu médico sobre a melhor dieta e hábitos saudáveis para você e seu bebê. Abraços! 🙂

  • tallytha raynessa disse:

    Oi tenho um bebe de 2meses e 23 dias e nao esta conseguindo fazer coco e chora demaiis mesmoo, gostaria de saber se tem alguma coisa que eu posso comer para ajudar ele nessa area e se isso é normal!!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Tallytha, tudo bem? Obrigado pela confiança! Como você leu em nosso artigo, se você tem dúvidas específicas sobre o que comer no período de amamentação, é importante consultar seu médico ou um “consultor em lactação” e pedir orientações. Abraços! 🙂

  • Márgara disse:

    oi…meu filho tem 1ano e 3dias, quero saber se posso comer mariscos e se posso tomar algum suplemento alimentar, pois emagrecir muito e ate agora nao conseguir pega peso?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Márgara, tudo bem? Obrigado pela confiança. Nossa sugestão é que você procure seu pediatra para fazer mudanças alimentares ou buscar orientações sobre uma nova dieta benéfica para você e o bebê duranta a amamentação. Abraços! 🙂

  • gilliani disse:

    Boa tarde sinto que estou muito magra. gostaria de saber quais os alimentos saudadveis que posso comer para me ajudar a ganhar uns quilinhos gosto muito de cha de camomila meçlissa erva doce funcho esses chas tem cafeina? minha bebe tem 8 meses e to muito magta pode me passar uma dieta para engordar obrigada ah ainda estou amamentando

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Gilliani, tudo bem? Obrigado pela confiança. O ideal é que você faça um acompanhamento com o seu médico para saber disso. Abraços! 🙂

  • janaina Pimenta disse:

    emagreci 2kg amamentanto eu quero saber se posso tomar alguma vitamina para dar uma engordada novamente entou com 48 e meu normal é 50kg

    Obs:Estou amamentando ainda.

    Obrigado

    Aguardo resposta.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Janaina, tudo bem? Obrigado pela confiança. É importante que você peça orientações ao seu médico, pois ele conhece o seu histórico de saúde de forma profunda. Abraços! 🙂

  • Themysya Costa disse:

    Olá tenho um bebê de 5 meses e 15 dias,ele come de tudo,e ainda amamento,eu emagreci muitoo durante o periodo de amamentação exclusiva e agora eu gostaria de voltar a malhar e tomar creatina e bcca,gostaria de saber se existe algum problema?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Themysya, tudo bem? Obrigado pela confiança. O ideal é que você consulte o seu médico para receber este tipo de informação, visto que você ainda está amamentando. Abraços! 🙂

  • paolla disse:

    Oi,minha filha tem 1ano e 1 mês,e ainda mama no peitos,emagreci mto,quero malhar,e gostaria de
    e saber se posso tomar Whey Protein isolado?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Paolla, tudo bem? Obrigado pela confiança. Sugerimos que você questione o seu médico a respeito disso, pois durante o período de amamentação todas as substâncias é ideal manter uma dieta equilibrada e outras substâncias podem comprometer a qualidade do leite materno. Abraços! 🙂

  • suzete disse:

    meu filho tem 9 meses e ainda tô amamentado depois da gravidez passei a pesar 39 quilos onde pesava 49 tô muito abaixo do peso gostaria de saber se posso tomar um suplemento a base de mautodextrina .

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Suzete, tudo bem? Obrigado pela confiança. O correto é você pedir essa informação ao seu médico, pois este tipo de dúvida você deve levar ao profissional que acompanha o seu quadro de saúde. Abraços! 🙂

  • Erli Santos Vieira Neves disse:

    Oi…tenho uma filha q tem 1 ano e amamento parei de tomar o ac cerazette já faz 24 dias e a minha mestruação ainda n veio…gostaria de saber se demora muito de vim a mestruação.bjosss!!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Erli, tudo bem? Obrigada pela confiança. Infelizmente não podemos orientá-la corretamente, pois não temos essa especialidade médica. Sugerimos que você entre em contato com o seu médico e leve essa dúvida a ele. Abraços! 🙂

  • Kauane disse:

    Oi… Me chamo kauane e tenho um filho de oito meses ele ainda mama. Gostaria de saber se eu tomar o suplimento whey protein pode ocorrer algum problema com meu bebê ou com o meu leite. Abraços 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Kauane!

      Você precisa conversar com o médico que te acompanha para tirar essas dúvidas. Não deixe de consultar um profissional da área para não ficar com dúvidas. Abraços! 🙂

  • Tamires C disse:

    Olá, gostaria de saber qual massa muscular posso tomar, estou amamentando no peito, minha filha tem 5 meses.. estou muito magra.

    • Equipe Sabará disse:

      Tamires,

      Você precisa conversar com o médico que te acompanha para tirar essas dúvidas. Não deixe de consultar um profissional da área para não ficar com dúvidas. Abraços! 🙂

  • daniela maria disse:

    olá,minha bebê tem 2 meses,queria saber se posso usar alguma química no cabelo,e se passa alguma coisa pro leite?

    • Equipe Sabará disse:

      Daniela,

      Na fase da amamentação, a utilização desses produtos é visto com menos alarde. “Mas eles não podem conter amônia, metais pesados, como o chumbo, e hidroquinona”, aconselha Fátima Rodrigues Fernandes, pediatra do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo. Como há o risco de intoxicação do bebê, o uso deve ser criterioso. Uma sugestão é optar pela hena, que é natural. A pediatra recomenda ainda que os tratamentos para alisar os fios sejam feitos após o período de amamentação.
      Abraço!

  • Milene disse:

    Boa tarde 🙂 meu filho tem 2 anos e fas meu peto de xuxa ja tente tirar mas ele nao pega em xupeta nem em biberon ! Ja do lhe dou a noite para durmir ! E durante a noite acorda xuxu no peito e volta a durmir ! Ainda tenho leite ! Mas vesse que ele so vem nao e com fome mas sim com intencao de xuxar para durmir ! Minha duvida e , se posso tumar suplementos ou alguma proteina para fitness ?! Ja que ele nao mama tanto so mesmo a noite e e para se deixar durmir !! Aguardo resposta 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Milene,
      Não é recomendado continuar a amamentar seu filho nesta idade. Como você mesma diz, ele faz de você uma grande chupeta. Ele com 2 anos precisa se aliemnatr de alimentos sólidos e de tomar leite na mamadeira, ou o melhor, no copo. Voce precisa colocar limites e não há necessidade complementos ou suplemento alimentares. O ideal é voce pedir orientação a um pediatra.

  • Samantha disse:

    A mãe que toma achocolatado e amamenta pode causar cólicas no bebê? Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Samantha,

      Em princípio, a mulher que amamenta pode comer chocolate sem exageros e ficando sempre de olho em possíveis efeitos negativos no comportamento do bebê. É recomendável que você não ultrapasse o consumo de 400 gramas de chocolate. Abraços

  • Luciana disse:

    Minha BB tem 1 mês, venho notando que ela esta com mais dor de barriga. Tenho anemia desde a gestação e apos o parto meu medico receitou ferro na minha medicação. Isso pode estar causando dor de barriga em minha filha?

    • Equipe Sabará disse:

      Luciana,

      É importante que você converse com o médico que te acompanha e também com o pediatra do seu bebê. Eles, por conhecerem o histórico médico, são as melhores pessoas para te orientar.

  • adson disse:

    minha esposa amamenta,nosso bebÊ tem 5 meses ela malha faz musculação e pretende tomar suplementos para melhores resultados e possivel fazer mal para bebe?

    • Equipe Sabará disse:

      Adson,

      O ideal é pedir orientação ao pediatra que acompanha a criança e também conversar com o médico da sua esposa, para ter certeza de que o que ela pretende incluir na alimentação não provoque algum problema, tanto na produção do leite como no organismo dela e do bebê.

  • Flavia Gomes Rodrigues disse:

    Tenho uma bebe de 1 mês e todos dizem que não posso beber leite de vaca pois estou amamentando e isso pode dar colica, entre outras coisas na minha bebe. Gostaria de saber até onde isso é verdade e se eu consumir leite em pó muda alguma coisa nas possíveis reações da bebe.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Flavia

      O ideal é pedir orientação ao pediatra que acompanha a criança e também conversar com o seu médico, para ter certeza de que o que pretende incluir na alimentação não provoque algum problema, tanto na produção do leite como no organismo seu e do bebê.

  • Fernanda disse:

    Olá,

    Estou grávida de 5 semanas. Já marquei a ginecologista e já faço pré-natal. Ontem comi o equivalente a 120g de peixe-espada e não sabia que seu consumo devia ser evitado. Achei que não deveria comer apenas peixe cru. Há algum risco para meu bebê? Att, Fernanda

    • Equipe Sabará disse:

      Fernanda,

      Cada caso é um caso, e deve ser avaliado pelo médico que acompanha o paciente. Como você não está apresentando nenhum desconforto e já tem consulta marcada, não precisa se preocupar – mas não se esqueça de relatar este caso para a médica. Ela é a melhor pessoa para dizer quais alimentos você deve evitar neste período. Tudo de bom para você e para o bebê 🙂

  • Elaine disse:

    Bom dia
    A minha filha tem 8 meses e estou amamentando, voltei a fazer academia e gostaria de saber se tem problema eu tomar suplemento. Obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Elaine,

      Antes de tomar qualquer tipo de suplemento é importante que converse com o seu médico. Somente ele pode recomendar (caso haja necessidade) qualquer suplementação, e que não altere tanto na produção quanto na qualidade do seu leite. Abraços

  • Franciele disse:

    Ola meu bebe vai completar 3 meses uma semana antes de eu ganhar ele eu estava pesando 85kg agora estou pesando 64,500kg, gostaria de saber por eu te emagrecido muito rápido não faz mal para o bebe e se o leite não ficara fraco. O pediatra dele me falou que o leite nao fica fraco eu posso ate ficar mas o leite não pois o organismo tira tudo que precisa para o leite?

    • Equipe Sabará disse:

      Isso mesmo Franciele, as orientações são essas. O que recomendamos é que você procure o seu médico para que ele te auxilie na sua perda de peso, evitando a falta de nutrientes no seu organismo. Abraços

  • Emmanuelle disse:

    Olá!
    Gostaria de saber se posso tomar vitamina c efervescente amamentando.

    Obrigada.

  • Loredana disse:

    Olá tenho 22 anos e uma filha de 2 anos e 2 meses e ela ainda mama,vou começar a malhar e queria saber se posso tomar suplementos para almentar o corpo. me responde por favor

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Loredana, depende do suplemento e de sua composição. Para evitar dúvidas, recomendamos que busque auxílio do seu médico. Assim, ele poderá afirmar com certeza se você pode ou não utilizar os suplementos. Abraços.

  • Maria disse:

    Ola boa tarde.Tenho uma filha de 2 meses e estou amamentando gostaria de saber se posso tomar suco de babosa para emagrecer.Sera que vai secar o meu leite.

    Desse já obrigado

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Maria, recomendamos que procure seu obstetra ou médico de confiança para que ele possa transcrever a melhor alimentação para você, nesta época de amamentação. Só o médico poderá informar se o suco de babosa é prejudicial ao leite materno.

  • Juliana disse:

    Queria saber quais alimentos não devo comer quando estou amamentando???

  • Amanda Borges Javorski disse:

    Olá minha filha tem 2 meses adoro camarao, peixe e siri posso comer ou é melhor evitar porque pode causar cólica ou algum outro problema?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Amanda, é importante manter uma dieta saudável e com boas fontes de proteína e vitaminas, para manter a saudabilidade de mãe e filha em período de amamentação. Recomendamos que converse com o seu obstetra para que ele apresente a dieta mais indicada. Temos, também, este texto em nosso blog sobre alimentação na amamentação que pode te ajudar com algumas dúvidas. http://goo.gl/xtyiN0 Abraços.

  • Daniela disse:

    Minha filha tem 4 meses de vida , Estou muito magra por causa da amamentação e queria pegar uma massa muscular mais não sei que suplemento posso usar queria tomar o BCAA que né outro blog vi os comentários que podia mais estou em duvida queria uma dica .. Bjão aguardo a resposta

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Daniela, recomendamos que você busque auxilio de seu obstetra ou médico de confiança para que ele possa informar a melhor dieta para que você possa ganhar massa muscular. Cada corpo responde de uma maneira diferente à ingestão de suplementos. Portanto, o mais adequado é você ter a indicação de um especialista. Abraços.

  • Aline Goulart disse:

    Oii tenho perdido muito cabelo após a gestação minha bebe esta com 3meses e minha medica pediu pra eu comer mais frutas e verduras…so que nao nao como muito devido ao tempo e correria eu amamento qria saber se posso tomar complemento alimentar… tipo vitaminas de A a zinco… aguardo resposta um abraço!!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Aline, cada tipo de organismo reage de um jeito. Por isso, sem exames prévios não temos como receitar um suplemento para você, até por conta da amamentação. Recomendamos que busque uma consulta com um médico nutricionista de sua confiança para que ele possa indicar a melhor solução.

  • Giselle Campos Lins disse:

    Olá, nossa já pesquisei tanto na NET e nada de resposta do eu quero realmente saber.Meu filho tem um ano e cinco meses e neste mês comecei a tomar meu anticoncepcional antigo,,,,pode fazer algum mau meu filho
    Para meu filho,,,,eu estou doida pra ele parar de mamar,ele já como de tudo,,pouco mas come,,,,então, mas estou com medo,,,não sei se os hormônios pode causar algo no meeu filho.Se meu leite secar seria ótimo,,,mas meu medo e causar algo naa saúde do meu filho,,,,,,,por favor me respondi essa questão,,,, pois logo já estarei entra no na segunda cartela,,,,,obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Giselle, recomendamos que busque sanar suas dúvidas com um especialista. Pode ser o seu médico ginecologista ou o pediatra do seu pequeno. Cada organismo reage de um jeito e apenas o médico que a conhece, pode afirmar com precisão. Abraços.

  • Ana Cristina Pires disse:

    Ola

    Meu marido deu uma colher de mel para minha bebe quando ela estava com tosse.Bebes de 1 ano e meio ja podem comer mel?E eu que ainda amamento, posso comer mel?

    Grata

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana, a princípio o mel é um alimento que não possui contra indicação, desde que seja oferecido com moderação à criança, por conter um alto teor de açúcar. Mas, para tranquilizá-la e para que você tenha certeza da alimentação que pode oferecer a sua pequena, recomendamos que busque uma consulta com o pediatra ou nutricionista. Eles poderão indicar o melhor para sua pequena. Abraços.

  • Elaeny disse:

    Ola eu gostaria de saber seu posso tomar centriun eu tenho um filho de 1 ano e 1 mes e ainda estou amanentando sera que eu ja posso tomar esse tipos de vitaminas?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elaeny, cada organismo funciona de maneira diferente. Sem conhecer os seus exames e saber os cuidados recomendados pelo médico na amamentação do seu pequeno, não podemos informar com precisão. Recomendamos que busque auxílio de um especialista, para que ele possa indicar a solução mais adequada. Abraços.

  • Luciana Lima de Sousa disse:

    Gostaria de saber se posso tomar iogurte Actvia amamentando?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luciana, a princípio não há nada que indique que você não pode ingerir iogurtes durante a amamentação. Mas, para que fique mais tranquila recomendamos que busque sanar estes questionamentos com um médico de sua confiança. Abraços

  • JAMILE disse:

    la tenho uma filha de 1 e 4 meses que ainda mama, gostaria de saber se posso tomar vitaminas para aumentar meu apetite pois estou muito magra e gostaria de recuperar meu peso

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jamile, recomendamos que busque auxílio com o seu médico para saber quais são as vitaminas que você pode tomar. Sem conhecer seu quadro clínico não temos como afirmar. Abraços.

  • giselma alves disse:

    Olá, tenho um bebe de um ano que ama mamar. Mas por mais que eu coma não consigo engordar. Estou 5kg abaixo do peso. Ele sofre muito quando não dou o peito,mas já estou mal por está tão magra, tem algum medicamento que eu possa tomar para ganha peso?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Giselma, recomendamos que busque auxílio do seu médico para que ele possa indicar algumas vitaminas. Assim você poderá ganhar peso.

  • Deize disse:

    Ola!eu ganhei bb fas 10 dias e comi camarões sera que vai fazer mal pra minha bb?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Deize, a princípio não ha contra indicações quanto a ingestão de alimentos. Mas, caso tenha dúvidas recomendamos que questione o pediatra do seu bebê. Abraços.

  • maria claudia damo disse:

    Oi. Tenho um bebê de 4 meses e estou amamentando exclusivamente em livre demanda. A alguns dias estou com uma infecção intestinal. Gostaria de saber se essa infecção pode fazer mal de alguma forma para o meu bebê?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Maria, sem conhecer o seu quadro clínico não temos como afirmar com precisão. Recomendamos que busque auxílio de um médico para que ele possa informar com precisão até onde a sua infecção afeta ou não o seu bebê. Abraços.

  • Dyenne disse:

    O que devo fazer para aumentar meu leite? Queria muito continuar aumentando no peito. Meu bebe tem apenas 49 dias.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Dyenne, neste caso recomendamos que converse com seu obstetra ou pessoa de sua confiança. Cada corpo corresponde de uma maneira e, certamente, o médico poderá informar o que pode ser feito. Abraços.

  • Nara disse:

    A alimentação da mãe que amamenta influi no ganho de peso do bebê? Meu bebê está ganhando pouco peso, pode ser por alguma deficiência na minha alimentação?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Nara, sem conhecer o seu quadro clínico ou do seu pequeno não temos como afirmar se sua falta de peso é proveniente da sua alimentação. Recomendamos que busque uma consulta para saber com precisão. Abraços.

  • Alessandra maria disse:

    ola´ tenho uma filha de 2anos e 3meses estou emagrecendo rapido tava com 62 agora com 54 é normal perde peso assim ou devo consultar o medico para tomar vitamina.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Alessandra, sem muitas informações não temos como diagnosticar. Vários fatores podem estar ligados à esse acontecimento. Recomendamos que procure um nutricionista para que ele possa te dar melhores indicações em relação ao seu peso. Abraços!

  • Angela cristina disse:

    Ola minha filha tem 2 meses e 11 dias e eu ja voltei a malhar sera que vai atrapalhar na amamentação dela…

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Angela, recomendamos que monte uma rotina de exercícios juntamente com um profissional especializado no seu caso. O exercício físico em exagero ou feito de forma errada pode interferir na amamentação. Uma boa alimentação, muito liquido e um programa especifico podem te auxiliar a fazer essa conciliação. Abraços!

  • Paula disse:

    OLÁ O MEU NOME E PAULA, EU ESTOU COM ANEMIA FRACA, ESTOU TONTA E MUITO FRACA ESTOU TOMANDO SUFATO E SUPLEMENTO MAIS AS FEZES EU ACHO QUE NÃO VOU MELHOR. SERA QUE VAI AFETAR MINHA FILHA QUE MAMA ELA TEM 4 MESES

    • Equipe Sabará disse:

      Paula, recomendamos que tenha atenção ao seu tratamento e busque as orientações do médico que acompanha seu caso. Ele é a pessoa mais indicada para tirar suas dúvidas. Abraços.

  • JULIANA disse:

    OLA, QUERIA SABER SE QUANDO ESTA AMAMENTANDO PODE SE TOMAR UM SUPLEMENTO TIPO (CREATINA)?

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Juliana!

      Não existem estudos sobre a segurança da creatina em mulheres que amamentam, e por conta disso os profissionais não recomendam esta associação. Em caso de dúvidas, converse com seu médico sobre este assunto.

      Att,

  • barbara disse:

    boa noite…
    minha filha tem 8 meses e eu estou amamentando mas eu percebi que estou perdendo peso então resolvi toma vitatabs mulher cerar se vou recuperar meu peso perdido?

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Bárbara!

      O ideal é que você converse com seu médico para que ele indique a você o tratamento mais adequado para o seu problema.

      Att,

  • laine disse:

    oi tenho uma bb de 7 meses e estou amamentando,gostaria de saber se posso tomar alguma vitamina pra ganhar peso porq perdi muito, tenho 25 anos e to pesando 44 qlos me sinto muito pra baixo com isso,por favor se posso me indica um com urgencia….obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Laine!

      É importante que você converse com seu médico para que ele possa lhe examinar e oferecer as recomendações adequadas para o seu caso.

      Abraços!

  • vivian disse:

    OLA BOA TARDE TENHO UM FILHO DE 10meses estou amamentando gostaria de saberber si posso fazer dieta pq estou ganhando muito peso

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Vivian, boa tarde.
      É importante que você converse sobre o assunto com o seu obstetra. Ele melhor do que ninguém poderá lhe orientar quanto a isso, pois já conhece você e o seu histórico.

      Forte abraço!

  • Gabriele Prestes disse:

    Olá, meu bebê está com 4 mêses,ele é um bebê saudável e muito forte, ele mama bastante. Então meu cabelo está caindo muito, muito mesmo e minhas unhas estão ficando amareladas, e eu estou emagrecendo muitissmuitíssimo. Isso pode ser anemia? O que devo fazer?

  • Iasmym disse:

    Ola,tenho uma filha de 1 mes ,estou amamentando,e gistaria de saber um auplento que me ajudasse a engordar,qual devo tomar?

  • junho disse:

    olá sou Jessica,tenho 27 anos e tenho uma filha de 5 meses, e mama e gostaria de saber se eu posso comer ata uma fruta típica da nossa região conhecida tbm como pinha,

  • Vanessa disse:

    Ola tudo bem ? espero que sim , queria te perguntar se tem alguma coisa que eu possa beber ou comer para poder soltar o intestino do meu bebe ?

  • D' Ara Gomes disse:

    Olá eu tenho um bebê de 17 dias
    e eu gostaria de saber se posso tomar milk sheik de chocolate,comer bolo e fazer relaxamento SEM formol… Eu já levei ele ao pediatra mas esqueci de perguntar e agora ele só terá outra consulta mês que vem

  • Juliana disse:

    Ola, sou mãe de primeira viajem meu filho estar com 21 dias,e ele ta direto com a barriga enxada, causando assim muita cólica.
    Já tem uns três dias que estou dando. Luftal de 8/8 com recomendação médica mas nada funciona. Será. Que é algo que estou comendo?

  • yngrid disse:

    oi eu tenho um filha de 1 ano e 7 meses eu malho todos os dias eu queria saber se posso tomar CREATINE MONOHYDRATE pois eu ainda amamento

  • IVONEIDE disse:

    TENHO UMA FILHA DE DOIS E SETE MESES ESTOU MALHANDO GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMA CREATINA OBDA

  • Viviane Amorim Alves disse:

    Olá! Tenho um sobrinho de 1 mês, ele sente muita cólica.minha irmã faz de tudo para não ingerir alimentos que possar causa dor nele.
    Uns falam não pode comer coisas que contêm fermento como:pães, roscas, bolos etc, outros café também não pode.. Eu fico com pena dela. Por Favor nós ajude!! Oque realmente ela pode e não pode comer?.

  • karina disse:

    Oi tenho um filho de 6 meses e ele ja come papinhas estou muito magra comecei a tomar complexo B mais nao to vendo resultado o que eu posso fazer para ganhar peso .??

  • Lívia Ribeiro de Oliveira disse:

    Ola minha bb tem 2 meses e 15 dias eu posso comer frutos do mar estou amamentando

  • Micheli disse:

    Boa tarde.
    Tenho um bebê de 15 dias e tenho pouco leite, o que posso fazer ou tomar para que meu leite aumente e meu intestino que é um pouco preguiçoso funcione bem?

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.