11 2155-9358
Logo Pensi
Institucional Blog Pesquisas CEP FJLES Cursos
Data inicial
Estágio Hospitais Boletins Releases Parcerias
Ícone Data Final
Busca rápida
Busca avançada
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Ícone Data final
Busca rápida
Busca avançada

Saiba o que se deve comer e o que evitar durante o período da amamentação

Como pediatra, estou acostumado a ouvir perguntas das mães com relação ao aleitamento materno. Primeiramente, é preciso saber que para se conseguir amamentar é necessário se alimentar bem. Lembre-se de que você está alimentando duas pessoas (você e o bebê) e que o melhor jeito de voltar ao peso anterior à gestação é amamentar.

Abaixo, estão algumas das perguntas mais frequentes e suas respostas:

As mulheres que amamentam precisam comer mais?
Sim. As mulheres que amamentam precisam comer mais do que as que não amamentam. Quando uma mãe alimenta seu bebê, seu corpo trabalha duro para fazer o leite materno, então ela precisa de calorias extras.

Elas precisam beber mais líquidos?
Sim. As mulheres que amamentam precisam beber bastante líquidos. Lembre-se que boa parte do leite é água e quanto mais hidratada a mãe estiver, mais leite ela produzirá. É comum elas terem sede na hora que estão amamentando, por esta razão seria bom que antes de iniciar a amamentação, bebessem um ou dois copos de algum líquido e sempre que estivessem com sede. O volume pode variar de três a quatro litros por dia.

Precisam tomar vitaminas?
Algumas mulheres precisam tomar um suplemento de ferro ou vitaminas. Os suplementos são comprimidos, cápsulas, líquidos que têm nutrientes. Você pode precisar tomar um de ferro por dia, se apresentar uma condição chamada de “anemia”, depois de dar à luz.

Converse com seus obstetras sobre isso. Em São Paulo, muitos médicos mantêm o suplemento que a mulher tomava durante a gestação. De qualquer forma, uma alimentação saudável, variada e que contenha os nutrientes necessários é sempre importante.

Elas devem evitar certos alimentos?
Sim. As mulheres que amamentam devem evitar certos tipos de peixes que têm uma grande quantidade de mercúrio. Este metal é uma substância que pode passar pelo leite materno e ir para o bebê. Ele pode causar problemas no cérebro da criança e no sistema nervoso (ex.: tubarão, espadarte, cavala).

Outros tipos de peixes não têm tanto mercúrio. As mulheres podem comê-los até duas vezes por semana (camarão, atum em lata, salmão, etc.), além de alimentos que possuem cafeína (refrigerantes, energéticos, café, chás, etc.).

Devem evitar certos medicamentos?
Depende. Informe o seu médico, se você tomar qualquer medicamento. Ele pode dizer, com certeza, se esses remédios são seguros para tomar durante a amamentação.
Alguns medicamentos podem afetar a quantidade de leite materno, por exemplo, alguns hormônios, pílulas anticoncepcionais, podem reduzir a quantidade de leite.
Além disso, recomenda-se que as mulheres que amamentam não usem drogas ilegais.

Mulheres que amamentam devem beber álcool?
Cada mulher pode decidir. Mas é importante saber que quando você bebe álcool, uma pequena parte passa pelo leite materno e vai para o bebê. Depois de ter bebido, leva cerca de duas horas para o seu corpo se livrar do álcool. Devido a isso, a maioria dos médicos recomenda que as mães esperem duas horas, após tomar uma bebida, para amamentar.

Elas podem beber cafeína?
Depende. A maioria dos médicos concorda que é bom para as mulheres beber de dois a três copos por dia de uma bebida com cafeína. Mas uma parte da substância pode passar pelo leite materno e dele para o bebê. Algumas crianças podem ficar agitadas ou que terem problemas para dormir, além de aumentar as cólicas.

Devem fumar?
Provavelmente não. A maioria dos médicos recomenda que as mulheres parem ou reduzam o uso do tabaco, porque os bebês, que têm pais fumantes, podem ter problemas respiratórios, infecções pulmonares ou de ouvido.

E se eu tiver perguntas?
Se você tem alguma dúvida sobre nutrição e aleitamento materno, pergunte ao seu médico. Algumas mulheres também acham que é útil consultar um especialista em amamentação, chamado de “consultor de lactação”.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: “Patient information: Health and nutrition for women who breastfeed”

Instituto Pensi
O Instituto Pensi é o braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal enquanto o Hospital Infantil Sabará é seu braço de assistência médica.

Postagens Relacionadas