PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Alimentação saudável e as cores dos alimentos
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Alimentação saudável e as cores dos alimentos

Alimentação saudável e as cores dos alimentos

31/08/2011
  4769   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Sabe-se que uma alimentação colorida é desejável para que tenhamos uma dieta saudável, mas por quê?

Veja dicas para a alimentação das crianças

O prato colorido tem várias funções:

1)   Torna a refeição mais atrativa e divertida, e isto é especialmente importante para crianças pequenas, que não conseguem entender a importância de uma alimentação saudável e não se sentem atraídas para comer verduras, legumes etc.

2)   As cores dos alimentos indicam as propriedades nutricionais, pelo menos de modo geral. Sendo assim, temos uma chance maior de estar dando uma dieta mais balanceada, mesmo sem a orientação de um nutricionista.

3)    A variedade na alimentação é desejada, pois assim consumimos todos os elementos que necessitamos para uma vida saudável.

 

Leia também: O que é uma alimentação saudável?

Atualizado em 29 de janeiro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Pamella disse:

    Oi boa tarde! Tenho um filho de 2 anos e ando muito preocupada por conta
    da alimentação dele, ele é muito dificil de se alimentar, não come nada ja tentei de tudo, alguma dica vocês teriam para mim como mae de primeira viagem ?

    beijos

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Pamela,

      Esta idade de 2 anos é muito difícil mesmo, pois a criança já sabe o que gosta e o que quer comer e quanto. Primeiramente você deve ter paciência e entender que uma criança desta idade come menos pois já não tem um ritmo de crescimento tão acelerado como um bebe menor de 18 meses. No nosso blog tem vários posts sobre isto, leia e volte a nos procurar se tiver alguma dúvida. A seguir, um link de todos os posts que fizemos sobre alimentação infantil.

      https://institutopensi.org.br/category/nutricao-infantil/

      Abraços =)

  • janine disse:

    ola,tenho uma filha de dois anos e tres meses acho que esta acima do peso dela deve estar pesando uns 19,5 o que possso fazer para que ela nao fique obesa estou preocupada com a saude dela(ela é saudavel,me preoculpo no futuro) por favor me de uma dica,ela ainda toma mamadeira de leite com mucilon,pelo menos quatro por dia.

    • Equipe Sabará disse:

      Janine, uma criança desta idade deveria pesar uns 12 a 13 kg, ou ela está muito acima do peso ou é muito alta. Veja uma tabela de IMC para ver se não está com obesidade. De qualquer maneira, orientamos a retirada do mucilon que não tem vantagem alimentar, além de uma orientação dieética de um pediatra ou nutricionista e uma avaliação clínica e laboratorial. =]

  • Neila Diaz disse:

    Bom dia!
    Tenho um filho de onze anos e ele está com queda de cabelo muito, muito grande mesmo. Levei-o ao pediatra que após exame superficial me encaminhou para o dermatologista. Este pediu alguns exames (hemograma, colesterol, glicemia, ferratina) que deram normais e medicou com solução de minoxidil 3%. Levei-o a outro dermato que receitou combirom. Gostaria de saber que tipos de alimentos posso dar-lhe pois os médicos não me disseram o que é. Presumo que seja algo como falta de alguma vitamina, então gostaria que me informassem quais alimentos cuidariam deste problema.
    Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Neila, tudo bem? Já falamos sobre isto em artigos no nosso blog, dê uma procurada por lá. Mas existem várias causas para a perda de cabelo, entre elas o stress. De qualquer forma, acredito que você esteja fazendo tudo certo, talvez se não houver melhora com estes cuidados, deva voltar a estes médicos para que eles continuem esta investigação.

  • tathiane martins disse:

    oi,,, minha filha tem um ano e tres meses e ando reocupada com o fato de ela se alimentar pouco,, por favor vcs podem me ajudar me enviando um cardapio pra eu dar a ela pela manha , almoço e jantar, muito obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Tathiane. Uma criança desta idade deve tomar de 3 a 4 mamadeiras de leite, almoçar e jantar verduras, legumes, carnes e algum carboidrato como batata e arroz. Além disso, é possível oferecer frutas e sucos, pois nesta idade não há restrição à alimentação. Quanto ao cardápio, seria bom marcar uma consulta para pedir orientação ao pediatra ou nutricionista.

      Abraços,

      Equipe Hospital Infantil Sabará.

  • gabriel pereira borges disse:

    oi,preciso muito de ajuda porque minha filha de 4 anos nao come arroz,feijao,de jeito nenhum, ela teve um problema de saude muito serio chamado VPBI o medico acha que e porque ela toma 3 mamadeiras de iogurte a noite,ja tentei varias vezes tirar mas ela fica sem comer nada por horas.O problema e que ele quer diminuir o maximo tudo que tenha açucar o que limita mais ainda as poucas coisas que ela come.PRECISO MUITO DE UMA ORIENTAÇAO.

    • Equipe Sabará disse:

      Gabriel, pelo seu relato, tendo a concordar com o médico que está te orientando. Sua filha não precisa comer arroz e feijão, ela pode ter uma alimentação adequada e balanceada sem comer estes alimentos. Também me parece que 3 mamadeiras de iogurte à noite seja muito exagerado, além do que com 4 anos ela nem devia usar mamadeiras, já que tem desenvolvimento para usar copo. Não se preocupe se ela ficar sem comer nada por alguns poucos dias, pois ela comerá o que for quando estiver com fome, coisa que está sendo mascarada pelo açúcar dos alimentos que ela está consumindo. Obrigado.

  • leila mara teixeira disse:

    BOA TARDE !
    Tenho um filho de 8 anos e ultimamente de 3 meses para cá estou notando que ele esta sobre o peso normal para idade dele atualmente ele esta pesando 36,500 kg ,tambem noto que ele esta comendo por impulso o que sera que eu poderia fazer para ajudalo ,pois no lanche da escola ja limitei ele so pode levar frutas e somente uma vez por semana que o lanche fica a escolha dele.
    Desde já agradeço.

    At,
    LEILA TEIXEIRA.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Leila, uma criança de oito anos com 36,5 kg, supondo que ele tenha 1,2 m que seria média para idade, tem uma obesidade grau I. Portanto Leila, aconselho a procurar um pediatra para ver quais os exames ele precisa fazer e quais as medidas a família terá que adotar. Muito obrigado. =]

  • mariana leite disse:

    Olá, tenho uma filha de 2 anos e meio, e ela é meio defícil de comer legumes e verduras, comentei com o pediatra dela sobre a vitamina D em escalas durante o ano, e ele disse que não tem nenhuma necessidade, que na idade dela pra frente não precisa de nenhuma vitamina.
    Estou perdida e gostaria muito de um conselho.
    Obrigada!

  • Sandra Maria da Silva disse:

    Senhores!amei as receitinhas para cç a do sorvete de banana é ótima,tem como os senhores me enviar mais receitinhas?pois minha sobrinha de 09 anos esta acima do peso e não tenho ideia de como elaborar receitinhas saudavel,para a minha fofa.
    Desde de já agradeço.
    Sandra Maria

  • charlene disse:

    Olá bom dia!
    Tenho uma filha de 5 anos que está com colesterol muito acima do normal,tenho muita dificuldade de faze-la comer o que é saudavel já que sua alimentação até aqui não tem sido muito saudavel É que ela não gosta de nada, tudo o que ofereço ela não quer, diz que não gosta o que fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Charlene. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Em breve lhe encaminharemos uma resposta. Abraços!:)

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Charlene. Para o colesterol alto é necessário ter firmeza contra as manhas e birras. Não se pode ter pena, pois vocÊestá pensando no futuro dela. Muitas vezes dieta não é suficiente, precisa de um programa de atividade física, reeducação alimentar, orientação familiar etc. Procure um nutricionista pode ajudar. Abraços! 🙂

  • aline disse:

    olá,gostei muito do blog.Minha filha de 7 anos está com 236 de colesterol e 356 de triglicerídeos e estou com dificuldades em fazer um cardápio gostoso e barato.Vocês poderiam me enviar um cardápio de uma semana para me ajudar? Abraços.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Aline, tudo bem? Se você estiver interessada em como reduzir o colesterol e oferecer uma dieta mais saudável à sua filha, indicamos a leitura deste artigo publicado em nosso Blog: http://goo.gl/g2vqiN. Lembramos, no entanto, que isso não substitui uma visita a um profissional especializado. Abraços! 🙂

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.