PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Atividade física melhora o aproveitamento em Matemática e Linguagem
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Atividade física melhora o aproveitamento em Matemática e Linguagem

Atividade física melhora o aproveitamento em Matemática e Linguagem

09/06/2016
  3348   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Desde a Grécia clássica quando se dizia “Mente sã num corpo são”, a humanidade sabe do bem que a atividade física faz para a saúde.

O estudo, ” Physically Active Math and Language Lessons Improve Academic Achievement: A Cluster Randomized Controlled Trial”, da edição de março 2016 de Pediatrics, examinou se a adição de atividade física pode ajudar as crianças a aprenderem melhor matemática e ortografia. E mais uma vez se comprovou a sabedoria dos gregos antigos.

Pesquisadores na Holanda trabalharam com 500 crianças do segundo e terceiro grau (ensino básico e médio). Eles foram colocados em dois grupos; um continuava com aulas normais, enquanto o outro participava do programa “Fit & Vaardig” – uma série de aulas em que o exercício físico é usado para ensinar matemática e linguagem.

Depois de dois anos, as crianças do grupo Fit & Vaardig mostraram maiores ganhos em matemática e os resultados dos testes de ortografia padronizada em comparação com as crianças do grupo controle. De fato, os aumentos de contagens foram iguais a quatro meses mais de aprendizagem em comparação com o grupo de controle. Não foram encontradas diferenças no teste de leitura.

Os autores concluem que as lições de ensino fisicamente ativas melhoram as habilidades de matemática e ortografia e oferecem uma nova forma promissora de ensino.

No nosso blog temos vários artigos que dão boas informações sobre a importância da atividade física, dê uma olhada aqui.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Pediatrics março de 2016 –

Physically Active Math and Language Lessons Improve Academic Achievement: A Cluster Randomized Controlled Trial

Marijke J. Mullender-Wijnsma, Esther Hartman, Johannes W. de Greeff, Simone Doolaard, Roel J. Bosker, Chris Visscher

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.