11 2155-9358
Institucional Blog Pesquisas CEP FJLES Cursos
Data inicial
Estágio Hospitais Boletins Releases Parcerias
Ícone Data Final
Busca rápida
Busca avançada
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Ícone Data final
Busca rápida
Busca avançada
48931128 - mom and sleeping baby on the bed, top view. happy mother looking at her sleeping son.

Amamentar é um presente maravilhoso para a mãe, assim como seu bebê. Apresentamos aqui muitas razões para  a amamentação exclusiva até os 6 meses.

Muitas mães sentem satisfação e alegria da comunhão física e emocional que experimentam com seu filho durante a amamentação. Esses sentimentos são aumentados pela liberação de hormônios, tais como:

Esses sentimentos agradáveis podem ser uma das razões porque muitas mulheres que amamentaram seu primeiro filho escolhem amamentar as crianças que seguem. A amamentação proporciona benefícios para a saúde das mães além da satisfação emocional.

1- As mães que amamentam se recuperam do parto mais rápida e facilmente. A oxitocina liberada durante a amamentação, acelera o útero retornar ao seu tamanho e pode reduzir os sangramentos pós-parto.

2- Estudos mostram que as mulheres que amamentaram reduziram as taxas de mama e câncer de ovário.

3- Outros estudos indicam que a amamentação pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, artrite reumatoide e doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão arterial e colesterol alto.

4- O aleitamento materno exclusivo atrasa o retorno do período menstrual da mãe, o que pode ajudar a prolongar o tempo entre gestações. (A amamentação exclusiva pode fornecer uma forma natural de contracepção se as menstruações da mãe não tiverem retornado, o bebê estiver amamentando dia e noite e tiver menos de seis meses de idade).

Além desses benefícios, o aleitamento oferece vantagens práticas para a amamentação:

1- O leite humano é muito mais barato do que a fórmula.

2- À noite, colocar um bebê em seu peito é muito mais simples e mais rápido do que levantar-se para preparar ou aquecer uma mamadeira de fórmula.

3- É maravilhoso, também, ser capaz de pegar o bebê e sair pela cidade ou em viagens mais longas sem ter que carregar um saco cheio de equipamentos de alimentação.

4- Amamentar também é bom para o ambiente, uma vez que não há mamadeiras para lavar, aquecer ou fórmulas para jogar fora.

Por mais bem-vindos que todos esses benefícios sejam, no entanto, a maioria das mães colocam o sentimento de realização materna no topo da sua lista de razões para a amamentação.

Amamentação fornece uma experiência emocional única para a mãe e o bebê. Amamentar é o único comportamento parental que só a mãe pode fazer por seu bebê, criando uma única e poderosa conexão física e emocional. Seu parceiro, os irmãos do bebê e outros parentes podem todos apreciar o novo membro da família sendo recebido de forma tão amorosa.

http://institutopensi.org.br/?s=aleitamento+materno

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: “New Mother’s Guide to Breastfeeding”, 2nd Edition (Copyright © 2011 Academia Americana de Pediatria)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Avatar
Dr. José Luiz Setúbal
Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

Postagens Relacionadas