11 2155-9358
Logo Pensi
Institucional Blog Pesquisas CEP FJLES Cursos
Data inicial
Estágio Hospitais Boletins Releases Parcerias
Ícone Data Final
Busca rápida
Busca avançada
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Ícone Data final
Busca rápida
Busca avançada
dr_setubal_Bullying_associado_à_Depressão_Posterior_09_06_2017

O tema bullying tem assumido uma importância nos últimos anos que não existia quando estudei pediatria. É um tema que temos abordado neste blog com muita frequência, seja pelos artigos publicados pelas revistas médicas, seja porque está na imprensa leiga.

As crianças que são intimidadas no início da adolescência podem ser mais propensas a usar substâncias como álcool, maconha e tabaco durante seus anos de ensino médio, de acordo com um novo estudo publicado na edição de junho de 2017 da revista Pediatrics.

O estudo, “Peer Victimization, Depressive Symptoms, e Substance Use: A Longitudinal Analysis ” publicado em maio, coletou dados de 4.297 crianças americanas começando quando estavam na 5 ª série de 2004 até 2011.

As crianças, recrutadas através de amostragens aleatórias de escolas dentro de distritos em Birmingham, Houston e Condado de Los Angeles, forneceram informações por meio de entrevistas pessoais assistidas por computador quando nas 5ª, 7ª e 10ª séries.

Aqueles alunos que relataram experiências mais frequentes de vitimização por pares na 5ª série mostraram maiores sintomas depressivos na 7ª, que, por sua vez, foram associados a uma maior probabilidade de utilização de substância tóxica na 10 ª série, segundo a pesquisa.

Os autores concluem que todos os jovens devem ser rastreados em um ambiente de cuidados de saúde para as crianças que sofrem vitimização pelos seus pares, para a prevenção de depressão e uso de substâncias.

Saiba mais sobre este assunto:

  1. http://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/bullying-e-exclusao-podem-prejudicar-jovens/
  2. http://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/bullying-nao-e-nada-disso/

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Pediatrics – Abril 2017

Community Poverty and Child Abuse Fatalities in the United States

Caitlin A. Farrell, Eric W. Fleegler, Michael C. Monuteaux, Celeste R. Wilson, Cindy W. Christian, Lois K. Lee

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal
Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas