11 2155-9358
Institucional Blog Pesquisas CEP FJLES Cursos
Data inicial
Estágio Hospitais Boletins Releases Parcerias
Ícone Data Final
Busca rápida
Busca avançada
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Ícone Data final
Busca rápida
Busca avançada

Campanhas, Palestras e Eventos

Aprimorando os pediatras do Hospital Infantil Sabará

Como parte do programa de atualização do nosso corpo técnico, o Hospital Sabará levou pela primeira vez este ano uma delegação de quatro profissionais para assistir a National Conferences & Exibition da Academia Americana de Pediatria.

(mais…)




Avatar
Dr. José Luiz Setúbal
Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

Uma Viagem realmente Fantástica

Viagem Fantástica é o nome de um filme da minha infância com roteiro do genial escritor de ficção cientifica, Isaac Asimov, mas foi também o nome que a equipe do Sabará Hospital Infantil escolheu para um projeto que propunha um final de semana dedicado a uma ação social voluntária realizada pelos funcionários da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, composta pelo Hospital e Instituto PENSI.

(mais…)




Avatar
Dr. José Luiz Setúbal
Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

Passeios e eventos para as crianças em novembro

Fim do ano pertinho, a criançada já está praticamente em clima de férias. É hora, então, de aproveitar para despertar o lado lúdico, incentivar o gosto pelo cinema, teatro e todas as expressões de arte. Sim, e ainda aproveitar para matar o tempo da garotada com muita diversão e cultura. Em São Paulo há vários programas feitos exclusivamente para os baixinhos, mas que papais e mamães também vão adorar.

(mais…)




Avatar
Instituto Pensi
O Instituto Pensi é o braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal enquanto o Hospital Infantil Sabará é seu braço de assistência médica.

Sempre melhorando


Na semana passada, estive com a Dra. Fátima Rodrigues, diretora do InstitutoPENSI, no 5 º Congresso Europeu de Academias Pediátricas em Barcelona.

(mais…)




Avatar
Instituto Pensi
O Instituto Pensi é o braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal enquanto o Hospital Infantil Sabará é seu braço de assistência médica.

Uma Fundação para cuidar da saúde infantil

Sala de Tomografia

Cuidar de crianças e adolescentes com ética, qualidade e responsabilidade. Com base neste alicerce, criou-se o Pronto Socorro Infantil Sabará, em 1962.

Após pouco mais de dez anos de sua criação e com o objetivo de promover a excelência no atendimento entra em atividade a primeira UTI Neonatal e Pediátrica, com modernos equipamentos e uma equipe técnica conceituada. O fato possibilitou ao hospital tornar-se referência no cenário pediátrico brasileiro.

Em outubro de 2005, o pediatra Dr. José Luiz Setúbal adquire o hospital com planos de criar uma Fundação para realizar atividades de Ensino, Pesquisa e Atendimento em saúde infantil. O hospital, então, é doado para se unir a Fundação Hospital Infantil Sabará, mais tarde renomeada de Fundação José Luiz Egydio Setúbal, em homenagem ao instituidor.

Como parte do processo de transformação, em 2009 inicia-se a construção de um novo hospital capaz de atender dos problemas mais simples aos mais complexos em saúde infanto-juvenil, sempre alinhado ao conceito de “Children’s Hospital“: Integração que vai do atendimento básico no pronto-socorro até intervenções e procedimentos de última geração. Além da promoção do ensino e pesquisa.

O hospital foi doado para a Fundação José Luiz Setúbal, criada no final de 2010 com a missão de atuar em Saúde infantil. A fundação entende a saúde não em oposição à doença, mas como bem estar do individuo nas dimensões biopsicossocial, conforme definição da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Em 2011, foi criado o Instituto Pensi, uma OSCIP que ficou responsável pela parte da educação, ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação.

A questão que se impunha neste momento era: Como utilizar um Hospital de referência em pediatria e que gera recursos financeiros para promover a  transformação social?

A resposta encontrada foi: Usar as expertises do hospital para realizar a missão proposta à Fundação José Luiz Setúbal

Assistência à saúde: Realizada pelo hospital e pelos Centros de Excelência

Ensino, Treinamento e Formação de profissionais: Utilizando as instalações e profissionais da saúde que atuam no hospital e no Instituto Pensi por meio de cursos, campos de estágios e simpósios ou congressos.

Desenvolvimento de Pesquisa: Realizadas pelo Instituto Pensi utilizando como fonte os pacientes do hospital.

Voluntariado e Apoio às Causas relacionadas à Saúde Infantil: Organizado e administrado pelo Instituto Pensi e realizado em parcerias com outras organizações não governamentais.

Divulgação de informações: Feitas pelas mídias sociais, mídias de informação ao público em geral e por meio de trabalhos científicos.

Modelo de gestão e de governança: Utilizando o corpo administrativo da Fundação e de colaboração com instituições públicas. O objetivo é ajudar a melhorar métodos e processos gerenciais e administrativos.

Durante o ano de 2013, foram criados três núcleos de pesquisa e em 2014 criou-se a parceria com o NCPI (Núcleo de Ciência na Primeira Infância) que é uma associação entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (mantenedora), o Insper, a Faculdade de Medicina da USP, o Hospital Infantil Sabará (representando a FJLES), o Child Developing Center de Harvard e DR CLAS (David Rockfeller Center for Latin America Studies).

Nutrição e Metabolismo: Atuação em dificuldade alimentares, sob coordenação do Prof. Dr. Mauro Fisberg

Doenças Alérgicas e Respiratórias: Atuação em bebês chiadores sob coordenação do professor Dr. Dirceu Solé

Doenças infecciosas e vacinas: Coordenada pelo Prof. Dr. Marco Aurélio Safadi com atuação em diarreias virais

Para 2014, a meta é criar o Núcleo de Desenvolvimento Infantil e estabelecer parceria com o NCPI, que será coordenada pelo Prof. Dr. Lino de Macedo.




Avatar
Instituto Pensi
O Instituto Pensi é o braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal enquanto o Hospital Infantil Sabará é seu braço de assistência médica.

Campanha de Higiene das mãos

po_sabara_campanha_higiene_maos_post_facebook_04-24-14

Seja nosso parceiro!

O que é a higienização das mãos?

                É a aplicação e fricção de produto alcoólico (gel ou espuma) ou a lavagem com água e sabão, com a finalidade de reduzir a presença de germes (bactérias, fungos e vírus) na pele. Atualmente a fricção com produto alcoólico é considerada a técnica mais indicada na maioria das situações no ambiente hospitalar.

Por que higienizar as mãos é importante?

Os profissionais da saúde (médicos, equipe de enfermagem, fisioterapeutas e etc.) cuidam de muitas pessoas doentes diariamente e, com frequência, tocam nos pacientes e nas superfícies ao seu redor (cama, mesa, bomba de infusão e etc.). Se não higienizarem bem as mãos eles podem transmitir germes para outros pacientes quando fazem isso.

O que a higienização das mãos tem a ver com infecção hospitalar?

Grande parte das infecções que são adquiridas ou transmitidas dentro dos hospitais podem ser prevenidas por meio da higiene adequada das mãos, não só dos profissionais que cuidam dos pacientes, mas também dos familiares e visitantes.

Como participar da prevenção das infecções hospitalares?

A participação dos familiares e pacientes começa por reconhecer a importância da higiene das mãos como uma medida fundamental para reduzir a transmissão das infecções.

AS SEGUINTES DICAS VÃO AJUDAR A ENTENDER O MOMENTO E A FORMA CORRETA DE LEMBRAR OS CUIDADORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE DAS MÃOS.

a)      QUEM DEVE SER LEMBRADO? Médicos, equipe de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, voluntários, enfim, todas as pessoas que cuidam do seu filho. Seus parentes e visitantes também devem higienizar as mãos quando entram no quarto, especialmente antes de tocar na criança, e antes de ir embora.

b)      O QUE FAZER? Quando um cuidador chegar próximo a seu filho, antes de tocá-lo ou realizar algum procedimento (examinar, abrir curativo, puncionar veia, aplicar medicação e etc.) você pode perguntar ou pedir a ele que higienize as mãos com álcool-gel. Ou ainda, você pode agradecer por ele ter higienizado as mãos.

c)       QUANDO? Os 5 momentos importantes que você deve lembrar o cuidador sobre higiene das mãos:

1)      Antes de tocar no paciente;

2)      Antes de realizar um procedimento, por exemplo: puncionar uma veia ou trocar um curativo;

3)      Após realizar algum cuidado onde há risco de contato com fluido, por exemplo: esvaziar a bolsa de urina ou dreno;

4)      Após tocar no paciente;

5)      Após tocar nas áreas próximas ao paciente, como mesa de cabeceira, cama, bomba de infusão;

d)      ONDE? Em qualquer lugar onde o cuidado seja prestado: pronto-socorro, quarto, UTI ou consultório.

e)      COMO? Lembrar e agradecer são incentivos ao cuidador para a prática da higiene das mãos. O profissional tem conhecimento da importância desta prática e compreenderá sua intenção de ajudá-lo a prevenir infecções. Faça isso sempre e de forma simples:

  • “Obrigado por higienizar as mãos”.
  • “Você higienizou suas mãos?”
  • “Posso lembrá-lo sobre a higiene das mãos?”

Agradecemos sua participação.

Equipe de Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar




Avatar
Instituto Pensi
O Instituto Pensi é o braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal enquanto o Hospital Infantil Sabará é seu braço de assistência médica.

Campanha: Seja nosso parceiro no cuidado à saúde!

O ato de higienizar as mãos é algo simples e que impede doenças e infecções hospitalares

higienização das mãos

A Comissão de Infecção Hospitalar do HIS traz projetos inovadores para a redução de infecção na Instituição. Ela associou a medida mais eficiente na prevenção de infecções, a higienização das mãos, a um modelo onde os pacientes e responsáveis são parceiros no cuidado.

A campanha “Seja nosso parceiro no cuidado à saúde!” conta com a participação ativa dos pacientes e dos responsáveis no ato de manter a higienização das mãos. Durante o período da Campanha, os familiares dos pacientes receberão um folheto explicativo sobre a importância desse ato como forma de prevenção de infecção, como também serão estimulados a participar ativamente, agradecendo ou lembrando os profissionais a higienizarem as mãos durante o seu cuidado.

(mais…)




Avatar
Instituto Pensi
O Instituto Pensi é o braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal enquanto o Hospital Infantil Sabará é seu braço de assistência médica.

Hoje é Dia do Médico!

Hoje é o dia desses profissionais que estão sempre preocupados com a saúde e o bem-estar dos pacientes

dia do médico

Nos dias atuais, a imagem do médico parece estar em baixa. Na novela das 21h, esses profissionais aparecem como pessoas sem escrúpulos e devassos em um hospital onde tudo ocorre por trás da lei e dos bons costumes. O governo federal os demoniza por serem responsáveis pelas mazelas da saúde do país. Afinal, eles não querem ir para os rincões, onde só existem pessoas pobres. E assim a imagem do salvador de vidas e do ser acima dos outros desvanece.

(mais…)




Avatar
Instituto Pensi
O Instituto Pensi é o braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal enquanto o Hospital Infantil Sabará é seu braço de assistência médica.

Hoje é Dia das Crianças!

Esta é uma mensagem destinada aos pequenos, especialmente para aqueles que passarão este dia tão incrível no hospital

Dia das Crianças

Nossa que legal! Hoje é Dia das Crianças!

Realmente é uma data especial para boa parte dos pequenos, mas também pode ser uma data triste para aqueles que estão internados em hospitais ou doentes em casa.

(mais…)




Avatar
Instituto Pensi
O Instituto Pensi é o braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal enquanto o Hospital Infantil Sabará é seu braço de assistência médica.

Sabará agora é um Hospital certificado pela Joint Commission!

É com muito orgulho que anunciamos o selo conquistado junto à Joint Commission International

Hospital Infantil Sabará - Hospital Acreditado

Dando prosseguimento ao projeto de transformar o Hospital Infantil Sabará referência no atendimento pediátrico no Brasil, queremos anunciar que fomos qualificados para receber o selo de Hospital Acreditado pela Joint Commission International. A Acreditação Hospitalar é uma certificação semelhante ao ISO, mas é exclusiva para instituições de saúde. Trata-se de um método de avaliação voluntário, periódico e reservado aos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Não é uma forma de fiscalização, mas um programa de educação continuada.

(mais…)




Avatar
Instituto Pensi
O Instituto Pensi é o braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal enquanto o Hospital Infantil Sabará é seu braço de assistência médica.
Páginas12345... 11»