PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim?

Coelhinho da Páscoa, o que trazes para mim?

20/03/2015
  2832   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

menina-olha-ovo-chocolate

Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim? Coelhinho da Páscoa, chocolate faz mal? Não se você usar a escova e o fio dental! A cor dos ovos é o que menos importa, mas garanto para vocês que dente limpinho, branquinho e saudável importa sim!

Estamos em plena Quaresma, período de 40 dias, da Quarta-Feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa, em que os católicos devem cumprir certos preceitos, como, por exemplo, abster-se de comer carne às sextas-feiras. Hoje isso já não é tão comum, mas muitos cristãos ainda seguem essas orientações, mas fico imaginando se essa abstenção tivesse que ser estendida ao chocolate, nossa, raríssimas pessoas as seguiriam.

Para as crianças então, seria o maior dos sacrifícios. Pudera, com a excessiva oferta de ovos de Páscoa nessa época, seria uma injustiça com a turminha, e convenhamos chocolate é muito gostoso, no ovo do coelhinho então é delicioso, se vier com brinquedinho dentro pronto, eis a fórmula do sucesso. Não por acaso a produção de ovos de Páscoa no Brasil, entre os industriais e artesanais, chega a mais de 150 milhões por ano, e ovo de Páscoa vende… na Páscoa. É quase um ovo de Páscoa para cada habitante. O número de ovos é grande, mas se tem algo que me intriga é a produção de escovas no Brasil, ela gira em torno de 300 milhões, por ano. Levando-se em consideração que devemos trocar a escova em média a cada três meses, tem brasileiro ficando sem escova e tem muita gente comendo muito chocolate.

Se o assunto for fio dental então a situação piora absurdamente. Tenho escrito para o Blog do Sabará há mais de três anos, no mês passado, graças a vocês leitores, e aqui já vão meus agradecimentos pelo apoio e as diversas mensagens recebidas, o post “Quem quer dentes lindos e saudáveis, levanta a mão!” bateu todos os recordes, entre os quase quarenta posts escritos. Foram mais de 1000 curtidas, fiquei envaidecido e grato. Contudo, no post “O mal-amado fio dental” publicado em julho de 2013, não chegamos a cem curtidas. Não, realmente o fio dental não apetece a população. Mas calma, essa não é uma reclamação aos queridos leitores, vou explicar o por quê. No final do ano passado participei, como representante da Associação Brasileira de Odontologia para Pacientes Especiais, de um encontro promovido por uma das empresas líderes na área de saúde bucal do país. Eles convidaram dirigentes de todas as entidades de classe representativas da odontologia brasileira. No encontro expuseram seu portfolio de produtos, muitos deles líderes em vendas, mas, ops, havia algo errado ali. Não falaram nem um minuto do fio dental, e pasmem, são os maiores fabricantes do país. A verba para a divulgação do produto é zero, nem eles acreditam no fio dental, ou já desistiram de divulgar um produto que o brasileiro raramente usa. Ah, a verba para divulgar aquela “água doce colorida” que eles produzem é fantástica. Claro, a população brasileira adora um cheirinho bom na boca, o que não significa que os dentes estejam limpos, e não liga para o fio dental, vejo isso todo dia no consultório. Triste e simples assim.

As vezes fico pensando em uma estratégia de marketing que poderia ser interessante, dentro dos ovos ao invés de carrinhos, brindezinhos, colocassem escovas ou uma caixinha de fio dental. E viria com a seguinte frase: “Não se esqueça, após comer seu ovo de chocolate, escove os dentinhos!”.

Ops, mas que proposta mais anticlímax estou sugerindo. Acho que a criançada não vai gostar nada disso. Porém, o que não pode acontecer é que depois de se esbaldar naquele meio-quilo de chocolate a higiene bucal fique “ao deus dará”. E é aí, queridos pais, avós, tios, dindos e dindinhas, que faço um apelo, presenteiem seus pequenos com ovos de Páscoa, colombas pascais, coelhinhos de chocolates, e o que mais aparecer, mas não se esqueçam de escovar os dentes da turma. Comer chocolate é ótimo, comer um chocolate com um dentinho cariado é uma experiência terrível que não desejo a ninguém.

Queridos leitores e amigos do Blog do Sabará, uma Feliz Páscoa para todos vocês e suas lindas crianças.

assinatura-reynaldo-nova

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.