PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Cor dos olhos dos recém-nascidos
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Cor dos olhos dos recém-nascidos

Cor dos olhos dos recém-nascidos

22/08/2012
  159739   
  23
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Será que a pigmentação dos olhos dos bebês pode ser considerada definitiva?


cor dos olhos dos recém-nascidos

Praticamente todos os pais costumam perguntar na primeira consulta com o pediatra, qual será a cor dos olhos do filho. Mais abaixo vamos ver que não é uma pergunta tão simples de ser respondida, afinal, os olhos cinzas são predominantes logo que os recém-nascidos se mostram aos pais pela primeira vez.

Essa ansiedade dos pais ao querer saber a cor dos olhos dos bebês é absolutamente normal, por isso, criamos alguns questionamentos que podem ajudar nessa inquietação ao ver os olhos dos bebês cinzas.

Qual a cor dos olhos do recém nascido?

Eu nunca respondo com certeza a esta questão até que a criança tenha pelo menos 1 ano de idade. Quando falamos sobre a cor dos olhos, estamos realmente falando sobre o aspecto da íris, o anel muscular ao redor da pupila que controla a quantidade de luz que entra no olho. Afinal de contas, a pupila será sempre preta, exceto em fotos com flash, e a esclera deve ficar branca, apesar de que a icterícia pode deixá-la amarela e a inflamação pode torná-la vermelha.

Bebê com cor dos Olhos cinza ou azuis no nascimento

A cor da íris, assim como a cor do cabelo e da pele, depende de uma proteína chamada melanina. Nós temos células especializadas no nosso organismo chamadas melanócitos, cuja função é dar a volta melanina secretando onde for necessário, inclusive na íris. Quando o bebê nasce os olhos serão cinza ou azuis, porque os melanócitos respondem à luz, e o órgão da visão passou sua vida inteira no escuro até o nascimento.

Olho muda de cor ao longo do tempo

Com o tempo, se os melanócitos secretam pouca melanina, seu bebê terá olhos azuis. Se eles secretam um pouco mais, os olhos vão ser verdes ou avelã. Quando os melanócitos secretam bastante, o órgão da visão adquire a cor marrom (a cor dos olhos mais comum) e, em alguns casos, podem parecer muito escura, de fato. Como demora cerca de 1 ano para os melanócitos concluir seu trabalho, pode ser arriscado dizer a cor dos olhos antes do primeiro aniversário do bebê. A mudança de cor não altera muito depois dos primeiros 6 meses de vida, mas pode haver muita mudança.

A cor dos olhos é uma propriedade genética, mas não é tão certa como você deve ter aprendido na aula de biologia:

1. Dois pais de olhos azuis são propensos a ter filhos de olhos azuis;
2. Dois pais de olhos castanhos é possível (mas não garantido) que tenham um filho com olhos castanhos;
3. Se os pais tiverem um dos avós com olhos azuis, as chances de terem um bebê de olhos azuis sobem um pouco;
4. Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro tem olhos azuis, as probabilidades são maiores da criança ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós;
5. Se seu filho tem um olho castanho e um olho azul, chame a atenção do médico, porque ele provavelmente tem uma condição genética rara chamada síndrome de Waardenburg.

Quem quiser brincar, pode acessar o site do museu de tecnologia de San Jose na Califórnia ligado à Universidade de Stanford e ver as possibilidades de cor de olhos ou passear pelo The Tech Museum, site muito interessante, mas em inglês.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • adrilei disse:

    muito legal gostei desse sati

  • cintia disse:

    Parabens pelo site!
    Gostei muito desse post.
    Cintia
    Blogger, A Saving Love…that will change a Child’s Life!
    Cintia@ASavingLove.com | http://www.asavinglove.com

  • patricia disse:

    eu tenho olho castanho escuro, meu marido olho verde.. o avo paterno tem azul e minhas tias tem verdes.. minha filha pode sair com que cor d olho esta acinzentado p verde e arecem nascida..

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Patricia, mesmo com todos os fatores genéticos não temos como afirmar com precisão qual será a cor final do olho da sua pequena. Neste caso, recomendamos a espera até que seu organismo defina suas caractesrísticas. Abraços.

  • Juliane disse:

    Meu marido tem os olhos azuis,claro eu tenhoos olhos castanhos bem ckaro e acor do olho do meu bebe não da para distinguir pois na claridade é bem mais para um cinza e sem ser na claridade é meio esverdiado na verdade é bem indefinido a cor dos olhos dele que cor pode ficar seus olhos?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Juliane, Como dissemos, a cor dos olhos de seu pequeno pode ser definida até 1 ano de idade e sem conhecer os fatores genéticos é realmente difícil te informar a cor dos olhos do seu bebê. Aguarde para que ela se defina, lembrando que como existem familiares nessas condições, a chance de ter olhos claros aumenta.
      Abraços!

  • silvana celestino dos santos disse:

    eu tenho uma filha de seis meses,pele bem clara,eu tenho olhos verdes o pai dela bem cor de folha seca,quase mel.o dela as vezes esverdeados,as vezes cor de mel,mel pai olhos azuis, a mãe do meu pai olhos azuis,minha irmão bem verdes clara,ela tem chance de ficar com oohos verdes,,,

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Silvana, a cor dos olhos de sua pequena pode ser definida até 1 ano de idade e sem conhecer todos os fatores genéticos é realmente difícil te informar a cor em que os olhos do seu bebê vão se definir. Lembrando que como existem familiares nessas condições, a chance de ter olhos claros aumenta.
      Abraços!

  • silvana celestino dos santos disse:

    obrigaga ,,,esperar pra ver

  • ingrid disse:

    Ola! Boa noite aqui quem ta falando é a Ingrid tenho 22 anos tenho um filho de 2 e 5 meses o pai dele tem 46 anos eu a mae,tenho os olhos castanho claro,do pai é verde claro,da minha mae verde,do meu irmão verde, do meu pai castanho escuro,do meu primo azul, da minha prima castanho claro quase verde,do meu tio verde claro,do meu avo verde,da minha bisavo azul,da minha vo mar da minha mae castanho escuro,meu filho tem 2 e 5 meses tem os olhos bem azul escuro,na fotos fica de 3 cores azul,verde, e e verde diferente um verde tipo limão, é capaz dos olhos dele mudar de cor tipo mais escuro castanho,preto tipo assim pela idade dele muda,obrigado se pude me responder,beijoss.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ingrid, sem conhecer todos os fatores genéticos é realmente difícil te informar a cor em que os olhos do seu bebê vão se definir. Lembrando que como existem familiares nessas condições, a chance de ter olhos claros aumenta.
      Abraços!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ingrid, a cor dos olhos de sua pequena pode ser definida até 1 ano de idade e sem conhecer todos os fatores genéticos é realmente difícil te informar a cor em que os olhos do seu bebê vão se definir. Lembrando que como existem familiares nessas condições, a chance de ter olhos claros aumenta.
      Abraços!

  • beto disse:

    Ola meu nome e beto.meu filho ainda não tem um mês os olhos dele são meio claro, te possibilidade de permanecer claro. i meu e castanho escuro e da mãe e castanho claro e da avó mãe da minha esposa e meio azul claro e da avó minha mãe e castanho escuro

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Beto. A cor dos olhos de seu pequeno pode ser definida até 1 ano de idade e sem conhecer todos os fatores genéticos é realmente difícil te informar a cor em que os olhos do seu bebê vão se definir. Lembrando que como existem familiares nessas condições, a chance de ter olhos claros aumenta.
      Abraços!

  • elke coelho disse:

    A minha bb até um ano tinha a cor dos olhos cinza o pai dela tem olho azul e o bisavo da bb tinha olhos azuis a cor dos meus olhos são castanho claro.
    a noite fica meio esverdiado.

  • Ademir disse:

    Tenho olho castanho a mãe tb, os avós olhos castanhos, minha olho azul com 7 meses , ela vai ficar com olho azul, ela pode não ser minha filha? Obrigado

  • Dryh disse:

    Olá ! Meus olhos são azuis esverdeados , os do meu namorado são azuis , toda a família dele tem olhos azuis , minha família minha mãe tem olhos castanhos claros minha avó tem olhos verdes claros e minhas duas tias tem olhos verdes bem clarinhos , qual será a cor dos olhos da minha filha ?

  • Marília Kelly disse:

    Bom dia,gostaria de uma informação meu bebê nasceu com olhos azul, e agora ele está com um olho castanho e um olho azul isso é normal?

  • Thainá de Oliveira disse:

    Olá , Sou a Thainá tenho uma Bebê de 1 Mês e 8 Dias , e ela tem o olho azul com cinza e cada dia que passa ele fica azul a, resumindo seu olho tah mais azul o cinza já saiu mais continua azul e ela tah loira tbm , o meu olho é castanho e o do pai é mel e tem o cabelo um pouco claro , mais ninguem em nss familia tem olhos claros só meu biza vô será que ela puxou a familia do meu biza vô por parte de pai??

  • Juliana disse:

    Olá,tenho um bb d 3 meses,que tem os olhos cinza meio azulados de dia e esverdeados a noite,e em volta da pupila esta amarelo,meu pai tem os olhos azuis,meu irmão os olhos verdes claros,minha avó materna olhos azuis claros,eu e minha mãe olhos castanhos escuros,o pai do bb tem olhos castanhos claros (mel)e o pai dele olhos verdes,a avo e a bisa dele tem olhos claros tbm. Mas já temos 4 filhos e todos tem os olhos castanhos escuros,mas nenhum deles ficou com o olho dessa cor,nasceu cinza,mas logos escureceu pra castanho.Será que o meu bb vai ter os olhos claros?O que vc acha?

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade