PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dia do Hospital
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dia do Hospital

Dia do Hospital

02/07/2012
  2386   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A palavra hospital tem raiz latina em Hospitalis e vem de hospes (hóspedes), porque antigamente nessas casas de assistência, eram recebidos peregrinos, pobres e enfermos. O termo hospital possui hoje a mesma acepção de nosocomium, de fonte grega, cuja significação é tratar os doentes. Sob o nome de hospital ficaram designadas as casas reservadas para tratamento temporário dos enfermos.

O hospital tem sua origem em época muito anterior à era cristã, mas não há dúvida que o cristianismo impulsionou e desvendou novos horizontes aos serviços de assistência, sob as mais variadas formas. O Hotel Dieu de Lyon, criado em 542, foi destinado a receber pobres, órfãos e peregrinos. Vários “hospitais” para escolares e peregrinos foram criados desde então por toda a Europa, dando início aos hospitais como conhecemos hoje.

Em Portugal, a Santa Casa de Lisboa iniciou suas atividades em 1498, e é o modelo trazido para o Brasil, com a fundação da primeira Santa Casa em Santos, em 1543 e, em São Paulo de Piratininga, no ano de 1560.

O hospital moderno, como conhecemos hoje, aparece na segunda metade do século XVIII, com o advento da Medicina Urbana e como um jeito de restringir epidemias como as de cólera e peste, comuns nesta época. É na Idade Moderna que surge a descentralização, a segregação de atividades complementares e a coexistência de pessoal administrativo, médico e auxiliar dentro das instituições hospitalares. Na Idade Contemporânea cresce a descentralização, aumenta a complexidade das estruturas organizacionais e a diversidade de funções.

Neste conceito, em setembro de 2010 o Hospital Infantil Sabará inaugurou um novo hospital, preparado tanto do ponto vista tecnológico quanto humano para tratamento e diagnóstico das mais complexas doenças da faixa etária de 0 a 18 anos. No local, existe um enfoque muito grande na competência de seus profissionais, da humanização não só das pessoas, mas também do ambiente físico adaptado para o universo infanto-juvenil, enfim, um hospital preparado para o Século XXI.

Leia também: Por que escolher um hospital exclusivamente pediátrico?

Fonte: História e evolução dos hospitais

Atualizado em 15 de março de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.