11 2155-9358
11 2155-9358
Institucional Blog Pesquisas CEP FJLES Cursos
Data inicial
Estágio Hospitais Boletins Releases Parcerias
Data Final
Busca rápida
Busca avançada
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Data final
Busca rápida
Busca avançada
Dia do Hospital

Hoje, dia 2 de julho, aprenda de onde surgiu o conceito e qual é a importância do estabelecimento de saúde

A palavra hospital tem raiz latina em Hospitalis e vem de hospes (hóspedes), porque antigamente nessas casas de assistência, eram recebidos peregrinos, pobres e enfermos. O termo hospital possui hoje a mesma acepção de nosocomium, de fonte grega, cuja significação é tratar os doentes. Sob o nome de hospital ficaram designadas as casas reservadas para tratamento temporário dos enfermos.

O hospital tem sua origem em época muito anterior à era cristã, mas não há dúvida que o cristianismo impulsionou e desvendou novos horizontes aos serviços de assistência, sob as mais variadas formas quando o Hotel Dieu de Lyon, criado em 542, foi destinado a receber pobres, órfãos e peregrinos. Vários “hospitais” para escolares e peregrinos foram criados desde então por toda a Europa, dando início aos hospitais como conhecemos hoje.

Em Portugal, a Santa Casa de Lisboa iniciou suas atividades em 1498, e é o modelo trazido para o Brasil, com a fundação da primeira Santa Casa em Santos, em 1543 e, em São Paulo de Piratininga, no ano de 1560.

O hospital moderno, como conhecemos hoje, aparece na segunda metade do século XVIII, com o advento da Medicina Urbana e como um jeito de restringir epidemias como as de cólera e peste, comuns nesta época. É na Idade Moderna que surge a descentralização, a segregação de atividades complementares e a coexistência de pessoal administrativo, médico e auxiliar dentro das instituições hospitalares. Na Idade Contemporânea cresce a descentralização, aumenta a complexidade das estruturas organizacionais e a diversidade de funções.

Neste conceito, em setembro de 2010 o Hospital Infantil Sabará inaugurou um novo hospital, preparado tanto do ponto vista tecnológico e humano para tratamento e diagnóstico das mais complexas doenças da faixa etária de 0 a 18 anos. No local, existe um enfoque muito grande na competência de seus profissionais, da humanização não só das pessoas, mas também do ambiente físico adaptado para o universo infanto-juvenil, enfim, um hospital preparado para o Século XXI.

Postagens Relacionadas