PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dia Mundial de Lavar as Mãos
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dia Mundial de Lavar as Mãos

Dia Mundial de Lavar as Mãos

15/10/2012
  2397   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Essa simples atitude pode proteger as crianças contra várias doenças

dia mundial de lavar as mãos

O desafio do Dia Mundial de Lavar as Mãos é transformar este ato em um comportamento automático que deve ser realizado nas escolas, comunidades e nas casas de todo o mundo. A grande mudança da atitude de higienização das mãos é fundamental para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em reduzir as mortes entre crianças menores de cinco anos em dois terços até 2015.

Iniciado em 2008, o Dia Mundial de Lavar as Mãos é endossado por uma grande variedade de governos, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, ONGs, empresas privadas e pessoas que abraçaram a causa.

É muito importante orientarmos nossas crianças sobre a importância de lavar as mãos. Agindo assim, evitamos a propagação de micro-organismos que ocasionam várias doenças.

A boa lavagem das mãos é a primeira linha de defesa contra a propagação de várias doenças, desde as mais simples, como o resfriado; as mais graves, como Influenza, Meningite, Hepatite A, Bronquiolite; e os mais variados tipos de diarreia infecciosa.

Os estudos mostram que, se o hábito de lavar as mãos das crianças de até cinco anos fosse seguido à risca, cerca de seis mil mortes poderiam ser evitadas por ano no Brasil, 23% delas causadas por diarreia.

Embora as crianças nem sempre nos ouçam quando dizemos para que lavem as mãos, é importante que sejamos persistentes, pois o ato é a melhor maneira de evitar que os micro-organismos se espalhem e que as nossas crianças fiquem doentes.

Lavar as mãos com água e sabão deve ser um hábito de todas as horas. Antes de comer, depois de ir ao banheiro, depois de brincar e sempre que você se lembrar.

Mãos limpas significam muito mais saúde para você.

Por Regina Ruivo Bertrand, Supervisora SCI do Hospital Infantil Sabará

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.