PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dor do Crescimento: ortopedistas respondem
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dor do Crescimento: ortopedistas respondem

Dor do Crescimento: ortopedistas respondem

22/02/2013
  5186   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

dor_crescimento

Nossos especialistas orientam sobre a dor que “incomoda” o crescimento 

 

Perguntamos em nossa Fanpage quais as dúvidas dos pais sobre a tão falada dor do crescimento. O assunto é muito comentado aqui no Blog e por lá 10 pais enviaram perguntas sobre este tipo de queixa dos pequenos. Quem responde a elas são os nossos ortopedistas, Dr. Jose Antonio Pinto e Dra. Patricia Fucs.

 

Perguntado por: Leonardo de Jesus

Dúvida: O que pode caracterizar essa dor?

Resposta: As chamadas “dores do crescimento” se caracterizam por episódios de dor nas pernas, geralmente durante a noite ou após exercícios físicos, sem pontos definidos da dor e que melhoram sozinhas com repouso. Quando aparecem durante a noite, a criança acorda, chama pela mãe chorando, requer que a mãe faça massagens. Depois melhora e ela volta a dormir. Quando os episódios se tornam muito frequentes e são acompanhados de alterações como inchaço e vermelhidão em algum local, a criança deve ser levada para avaliação médica.

Dra. Patricia Fucs

 

Perguntado por: Negatati Jomoli

Dúvida: Quando as articulações das pernas doem na hora da Educação Física significa dor do crescimento?

Resposta: O problema atualmente é que as crianças fazem muitas atividades físicas e não estão programadas para tal. Crescer é natural nesta fase e, portanto, um processo normal que não apresenta dor. O excesso é que, às vezes, é prejudicial para a criança. Quando as queixas ficam muito frequentes, ela deve ser avaliada pelo médico.

Dra. Patricia Fucs

 

Perguntado por: Rafael Coura

Dúvida: O que fazer para amenizá-la?

Resposta: A melhor orientação é dada pelo pediatra que conhece a criança.

Por Dra. Patricia Fucs

 

Perguntado por: Maria Helena Pontes

Dúvida: Minha filha reclamava sempre de dores nos joelhos e a resposta era sempre “dor do crescimento”. Depois foi diagnosticado condromalácea patelar e encurtamento da musculatura. Este diagnóstico poderia ter sido dado nas primeiras queixas?

Resposta: Difícil dizer sem saber mais dados, mas a condromalácea patelar é uma situação comum na fase de crescimento rápido da criança. Muitas vezes é difícil antecipar o diagnóstico.

Dra. Patricia Fucs

 

Perguntado por: Karina Rafaela Andrade

Dúvida: Como podemos saber se é só uma dor do crescimento? Meu filho tem 2 anos e reclama de muitas dores na barriga, mas já tomou diversos remédios e fez exames e nada melhorou.

Resposta: A Dor de Crescimento caracteriza-se por uma queixa nas pernas, coxas ou posterior do joelho . Geralmente no período noturno, que não provoca, febre, nem inchaço , nem vermelhidão e no dia seguinte a criança está apta para brincar . Acontece frequentemente após dias de maior atividade física na faixa etária entre os 2 e 8 anos. Se o quadro se repete frequentemente, melhor consultar seu pediatra que avaliará a necessidade de uma Consulta com o Ortopedista Pediátrico. Quanto à dor abdominal que seu filho apresenta não tem relação direta com as “Dores de Crescimento” . Nesta faixa etária as causas mais comuns de dor abdominal são as verminoses. Neste caso, alguns vermes que provocam anemia podem resultar em dores nos membros inferiores pela falha da oxigenação e alimentação adequada dos ossos e músculos.

Dr. Jose Antonio Pinto

 

Perguntado por: Simone Regina Souza

Dúvida: Por que algumas crianças tem e outras não? O que isso quer dizer?

Resposta: Cada criança tem características físicas particulares e hereditárias. Sabemos que até a “Dor de Crescimento” tem um componente familiar. É muito frequente , os pais mencionarem que também apresentaram esta queixa na infância. Este fenômeno está relacionado com fatores como a frouxidão ligamentar constitucional (maior flexibilidade das articulações que são mais frouxas, levando a um maior gasto de energia durante as atividades físicas), hiperatividade e alterações do metabolismo muscular que são particulares de cada indivíduo.

Dr.José Antonio Pinto

 

Perguntado por: Clelia Cintra

Dúvida: Meu filho sente essa dor, ele estica as pernas e torce os pés e dedos como se tivesse tendo cãibra e sei que doi porque ele fica suado. Faço massagem, ajuda? Falo também para ele ficar na ponta dos pés, pois melhora.

Resposta: Apesar de ser incomum este tipo de comportamento do seu filho pode ser observado em crianças com dores de Crescimento . Inclusive está associado a “Síndrome das Pernas Agitadas ou Irriquietas” A massagem ajuda por aquecer o local doloroso e aumentar a irrigação sanguínea, trazendo mais aporte energético. O ficar na ponta dos pés alonga o músculo anterior da perna ( Tibial Anterior ) que em geral é o mais queixoso.
Dr.José Antonio Pinto

 

Perguntado por: Sylvia Cides

Dúvida: Quais as características dessa dor?

Resposta: Faixa Etária dos 2 aos 8 anos , podendo ter retorno no início da adolescência. Em geral é noturna, sem mancar, sem inchar e sem mudar o aspecto da pele. Melhora com massagem e analgésicos simples. Não deixa sequelas, mas a localização é imprecisa.

Dr.José Antonio Pinto

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Eu não sabia quase nada sobre este assunto, hoje com a facilidade de obter informações a vide das m~es de primeira viajem ficou muito mais fácil.

  • patricia de santana disse:

    minha filha tem 3 ano e 7 meses e sente dor na perna esquerda constantemente,andei observando ela notei que ao andar esta mancando,isso pode ser do crescimento tbm… e de vez enquando aparecer um roxo na perna???

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Patricia, tudo bem? Não podemos dizer ao certo o que significam essas manchas na perna da sua filha, pois não a examinamos. De qualquer forma, é importante que você faça uma visita ao pediatra e relate o problema. 🙂

  • patricia de santana disse:

    minha filha tem 3 ano e 7 meses e sente dor na perna esquerda constantemente,andei observando ela notei que ao andar esta mancando,isso pode ser do crescimento tbm… e de vez enquando aparecer uns roxos na perna???

  • adriele disse:

    Tenho 20 anos e desde os 2 anos sinto dores nas pernas e braços (pela região do joelho e cotovelo.. não é uma dor com um ponto fixo e muito raramente dói em dois ou três dos lugares ao mesmo tempo). Foi diagnosticado como dor de crescimento. Até hoje sinto essa dor só que com menor frequência. Recentemente tive uma dessas crises que durou mais de 48hrs.. E achei muito estranho porque é a mesma dor, mas nunca durou tando.. as vezes perdurava por horas mas nunca chegou sequer a um dia inteiro.
    Gostaria de saber: isso acontece mesmo ou pode ser alguma outra coisa com características semelhantes?
    Pergunto principalmente por causa da minha faixa etária e também porque sempre pareceu ser mais frequente com mudança de temperatura do que com um dia mais ativo.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Adriele, tudo bem? Agradecemos a sua confiança. Como você já tem o diagnóstico de dor do crescimento desde a infância, é importante consultar um médico que conheça seu histórico, para uma avaliação mais ampla. Abraços! 🙂

  • eliane de lima rocha disse:

    minha filha te 12 anos e 4 meses e reclama muito de dores na canela.geralmente a noite o que faco?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Eliane, tudo bem? Obrigado pela confiança. Você já relatou isso ao médico? Sugerimos que faça isso na próxima visita. Abraços! 🙂

  • cristina disse:

    minha filha tem 5 anos e há 2 anos ela sente dores nos pés,ela acorda a noite gritando e pedindo massagem e remedio para dor,isto acontece quando ela faz alguma atividade,que ela tem que ficar em pé,corre,pula,por mais de 2 horas,quando chega a noite as dores chega também.Tenho duvidas será que é mesmo dor do crescimento?porque só doi quando ela faz caminhada,corre,pula…….obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Cristina, tudo bem? Obrigado pela confiança. Conforme você acompanhou em nosso artigo, estas queixas de dor são comuns entre os 3 e os 12 anos de idade. Recomendamos que você consulte o seu pediatra e peça orientações. Abraços! 🙂

  • Adelia assis disse:

    Meu filho tem 8 anos, ele sente dores nas pernas, joelhos e panturilha e anda e corre com as duras,e os pes dele na parte de dentro e muito virado, nao tem a formaçao correta e muito torto, por favor o que eu faço

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Adelia, tudo bem? Obrigado pela confiança. Infelizmente não podemos orientá-la corretamente, pois não temos informações suficientes sobre a saúde da criança. Sugerimos que você leve essas queixas ao seu pediatra. Abraços! 🙂

  • antonia elizabeth disse:

    nossa meu bebe tem 3 anos e sente essa dor so que a quixa dele e embaixo do bem nessa covinha e é sempre a noite fiquei mas tranquila agora dr. mesmo assim vou leva lo ao ortopedista .

  • Rosilene Silva Ramos disse:

    Observei desde que meu filho começou a andar que ele têm o pé esquerdo voltado para dentro não é muito visível e não o atrapalha em nada,levei em vários ortopedistas que me orientaram somente observar e aguardar até o segundo ano de marcha nada mudou, hoje ele está com quase cinco anos e continua jogando o pé para dentro levei em um ortopedista que solicitou calçados especiais ele usou mas não houve resultado,outro ortopedista me disse que essa formação é normal e que não é necessário o uso de calçados especiais e a correção seria um tipo de cirurgia bastante agressiva começando pela bacia e causaria muito sofrimento desnecessário por não trazer nenhum dano ao eu filho.

  • rafael disse:

    tenh 12 anos e sinto dores debaixo do joelho dede os 11 anos isso é uma coisa muito grave ou a dor do crscimento

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Rafael, sem exames precisos não temos como afirmar o motivo da sua dor. Temos este link (http://goo.gl/JH29zS) que pode te ajudar a tirar algumas dúvidas, mas recomendamos que peça a seus pais ou responsável que marque uma consulta com o Pediatra para que ele possa tranqulizá-lo e realizar os exames necessários.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.