PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Ebola
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Ebola

Ebola

18/08/2014
  2466   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Em tempos de medo em relação à epidemia do Ebola na África, vamos explicar um pouco do que se trata esta doença, cujo risco de chegar ao Brasil parece ser pequeno segundo os especialistas em doenças infectocontagiosas.

O Ebola ou Febre Hemorrágica Africana é uma doença causada pelo vírus Ebola, com cinco subtipos dependendo do país de procedência.

Este vírus foi descoberto em 1976 e sua letalidade é bem grande, de cerca de 50 a 90% em geral por desidratação causada por complicações gástricas. Os sintomas iniciais se assemelham a um resfriado comum, com febre, astenia, diarreia, dor de cabeça e dor no corpo. A hemorragia aparece no quarto ou quinto dia e inclui conjuntivite, mucosas do aparelho digestivo, com depressão medular.

Ocorre nas regiões florestais da África Central  e o vírus é hospedeiro de várias espécies de macacos como chipanzés, gorilas, babuínos, entre outros, e seres humanos. A transmissão ocorre entre o contato de um animal infectado ou pessoa a pessoa através de secreções corporais (saliva, sangue, sêmen, etc). O período de incubação é de 2 a 20 dias mas em geral entre 4 e 9 dias.

Não existe vacina ou tratamento eficiente com antivirais, portanto as medidas de higiene e prevenção são as mais importantes. O mundo todo se encontra em estado de alerta e se for para região de contágio, deve-se tomar as precauções necessárias para evitar entrar em contato com doentes.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Public Health Agency of Canada, 2010


As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o tratamento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.