PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Hospitalização por afogamento é menor entre jovens
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Hospitalização por afogamento é menor entre jovens

Hospitalização por afogamento é menor entre jovens

03/04/2012
  1670   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Em um recente trabalho realizado por pesquisadores do famoso Hospital Johns Hopkins, em Washington, nos EUA, foi mostrado um declínio de internações por afogamento, em jovens maiores de 16 anos. 

Nos Estados Unidos, o afogamento é responsável por quase 1.100 mortes a cada ano, entre crianças e jovens de 1 a 19 anos de idade. É a segunda principal causa de morte por lesão intencional nessa faixa etária. Para cada óbito por afogamento pediátrico, outras duas crianças são hospitalizadas, após lesões não fatais de afogamento.

No estudo: “Trends in US Pediatric Drowning Hospitalizations, 1993-2008” foi analisado um banco de dados de internação hospitalar associado ao afogamento. Durante o período da pesquisa, houve diminuição de 49% dos casos: de 4,7 internações a cada 100 mil hospitalizações foi para 2,4 a cada 100 mil.

A taxa de hospitalização para os meninos permaneceu superior em comparação a das meninas. No entanto, de um modo geral, os números diminuíram para todos os grupos etários e para ambos os sexos.

Os números de hospitalização por afogamento fatal caiu de 0,5 mortes a cada 100 mil casos para 0,3 mortes a cada 100 mil.

Leia também: Como prevenir o afogamento em crianças

Os estudos oferecem uma referência que pode ser usada para futura prevenção de afogamento e para orientar sobre intervenções em locais de alto risco.

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) estima que 16 brasileiros morrem afogados diariamente, sendo 4 crianças. De acordo com pesquisa realizada pela Aldeias Infantis SOS, por meio do Instituto Bem Cuidar (IBC) em 2021, os afogamentos são a segunda maior causa de morte e a sétima de hospitalização por motivos acidentais entre crianças com idades entre zero e 14 anos.

Fonte: “Trends in US Pediatric Drowning Hospitalizations, 1993-2008”, in the February 2012 Pediatrics (published online Jan. 16)

Atualizado em 5 de março de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.