PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Importância das pesquisas em pediatria
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Importância das pesquisas em pediatria

Importância das pesquisas em pediatria

28/11/2011
  1987   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Nós, pediatras, rotineiramente, prescrevemos diferentes tipos de medicamentos para pacientes de distintas faixas etárias e condições clínicas. Entretanto, de 50% a 80% destes medicamentos não passaram por pesquisas adequadas quanto à eficácia, segurança e dose apropriada, sendo considerados remédios off-label ou não aprovados em pediatria. As doses recomendadas são extrapoladas daquelas usadas em adultos e podem ocasionar reações adversas.

Dessa forma, os efeitos e a segurança de muitos deles só serão conhecidos após seu uso em condições não controladas, ou seja, na nossa prática diária. Por outro lado, realizar estudos clínicos em pediatria não é tarefa fácil. Trata-se de população vulnerável, em que todo o cuidado ético é necessário. A submissão das pesquisas ao Comitê de Ética em Pesquisa e seu monitoramento posterior são essenciais. Os estudos pediátricos devem ter desenho, modelagem e avaliação de desfechos adequados, sempre considerando o menor risco possível, além do termo de consentimento legalmente validado.

Agências regulatórias dos EUA e Europa (FDA e EMA) constituíram leis que incentivam pesquisas em pediatria para fármacos e biológicos. A OMS, por meio do projeto Better medicines for children, recomenda a elaboração de listas de medicamentos essenciais com definição de dosagem e formulação pediátrica adequadas, que devem estar acessíveis a todos os segmentos da sociedade, além de estimular a farmacovigilância específica em pediatria.

No nosso meio, as iniciativas são escassas. Como pediatras, precisamos ter consciência dessa situação e reivindicar melhorias, no intuito de não pouparmos as crianças e adolescentes do privilégio de usarem medicamentos comprovadamente seguros e eficazes.

Atualizado em 9 de fevereiro de 2024

Dra. Fátima Fernandes

Dra. Fátima Fernandes

Diretora Executiva do Instituto PENSI. Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Pediatria pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. É mestre em Alergia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo e possui MBA em Gestão em Saúde pelo IBMEC.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.