PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
O que é Urgência e Emergência?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
O que é Urgência e Emergência?

O que é Urgência e Emergência?

01/05/2015
  6233   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

urgencia

Urgência e emergência são dois termos usados na área médica e que podem gerar confusão. Por consequência, muitas pessoas acabam reclamando quando vão ao Pronto-Socorro, principalmente nas épocas dos picos sazonais de outono e primavera.

Emergência é quando há uma situação crítica com ocorrência de perigo. No âmbito médico, emergência é a circunstância em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato, por isso, em ambulâncias está geralmente escrito emergência e não urgência.

Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada e que deve ser resolvida rapidamente a fim de evitar complicações e sofrimento.  São exemplos de urgência: dores abdominais agudas e cólicas renais.

Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, mas possuem um caráter menos imediatista. Uma criança com fratura fechada e que necessita ir para o centro cirúrgico, por exemplo, mas, que tomou um lanche, pode esperar o tempo de jejum para minimizar o risco cirúrgico, pois está num quadro urgente. A mesma criança com uma fratura exposta ou com rompimento de um vaso importante, iria para cirurgia imediata, pois estaria numa emergência.

Situações de pronto atendimento em pediatria, pelo menos no Brasil, raramente se enquadram em uma situação de emergência ou de urgência, e é por esta razão que existem as triagens.

A triagem detecta as crianças que correm mais risco, por estarem em quadro de urgência ou emergência. Pelas normas de qualidade e de segurança ao paciente, uma emergência deve ter o tratamento iniciado imediatamente em casos de parada cardíaca e em até 10 a 15 minutos para outras emergências. Já a urgência pode ser atendida de 30 minutos até 1 hora dependendo da escala usada.

No Hospital Infantil Sabará usamos cinco tipos de classificação:

Vermelho: Pacientes em estado de emergência médica

Amarelo: Pacientes em estado de muita urgência médica

Azul: Pacientes de pouca urgência, mas que necessitam isolamento por estarem com doenças infectocontagiosas, cortes profundos, etc

Laranja: Pacientes de pouca urgência, mas com necessidades especiais ou recém-nascidos

Verde: Pacientes com quadro de pouca urgência

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte:http://www.hospitalinfantilsabara.org.br/hospital-infantil/pacientes-e-familiares/humanizacao/triagem-em-pronto-socorro.php

http://www.hospitalinfantilsabara.org.br/hospital-infantil/nossos-servicos/unidade-de-emergencia.php


As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.