PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
O que fazer com os pequenos sangramentos?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
O que fazer com os pequenos sangramentos?

O que fazer com os pequenos sangramentos?

14/02/2012
  4092   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O que fazer com as crianças para não ficarem em frente às telas ou nos shoppings? A resposta é: vamos fazer atividades ao ar livre, ir aos clubes, aos parques, fazer acampamentos. Um monte de atividades físicas e culturais estão disponíveis em cidades como São Paulo. Encontramos a solução, mas criamos outros problemas: atividades ao ar livre e brincadeiras com bicicletas, playgrounds, patins, skates, escalada, pega-pega etc., sempre têm o perigo de queda e de machucados. Por isso, abaixo colocamos algumas dicas do que fazer quando seu filho ou alguma criança tiver sangramentos.

Cortes e lacerações

Quase todos os jovens machucam os joelhos ou cotovelos ao longo do tempo e, muitas vezes, esses ferimentos causam sangramentos leves. No entanto, quando as crianças sofrem um corte, laceração mais grave ou sangramento abundante, elas devem ser tratadas com emergência e serem levadas ao hospital.

O primeiro passo é limpar a ferida com água e sabão, colocando-a sob água corrente, o que permitirá a você examinar o machucado de perto e avaliar a intensidade do sangramento.

Em seguida, a sua tarefa imediata será parar o sangramento. Aplique uma compressa de gaze, que nunca foi usada, sobre o corte (se ela não estiver disponível, use um lenço limpo, toalha ou camisa). Pressione com força usando a palma da mão até o desaparecimento da hemorragia, e depois mantenha o curativo por alguns minutos extras. Se a gaze se encharcar, coloque uma nova camada sobre a ferida.

Se o sangramento é pulsante ou jorrante e continua assim durante vários minutos, pode ser mais difícil de parar. Nesse caso, aplique uma pressão direta e chame o SAMU (192) ou procure um médico para determinar se a laceração requer pontos, a fim de ser fechada e bem curada.

Leia também: Qual é a melhor maneira de tratar um corte?

Hemorragias nasais

As hemorragias nasais podem ter uma variedade de causas, incluindo um trauma, golpes no nariz ou alergias e sinusites.

Como outros tipos de sangramentos, o principal tratamento para hemorragias nasais é a aplicação de pressão. Faça o seu filho se sentar e (se ele tem idade suficiente) usar o polegar e o dedo indicador para apertar firmemente logo atrás da ponta do nariz, enquanto continua a respirar pela boca.
Os pais de uma criança mais nova terão que aplicar uma leve pressão. Depois de 5 a 10 minutos, o sangramento deve parar.

Na maioria dos casos, você não precisa ficar preocupado com a perda de sangue de uma hemorragia nasal. No entanto, se o sangramento persistir por mais de 10 minutos ou ocorrer novamente, ligue para o pediatra, ele pode sugerir que seu filho seja visto por um médico.

Saiba mais sobre sangramentos nasais em crianças

Fonte: Caring for Your School-Age Child: Ages 5 to 12 (Copyright © 2004 American Academy of Pediatrics)

Atualizado em 26 de fevereiro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.