11 2155-9358
Logo Pensi
Institucional Blog Pesquisas CEP FJLES Cursos
Data inicial
Estágio Hospitais Boletins Releases Parcerias
Ícone Data Final
Busca rápida
Busca avançada
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Ícone Data final
Busca rápida
Busca avançada

Aprenda mais sobre os sintomas da doença e como tratá-la

O que é a gripe?

O vírus influenza (gripe) causa enfermidade grave que pode resultar em hospitalização ou morte. A doença atinge principalmente o sistema respiratório, mas também pode afetar o corpo inteiro. A temporada de gripe geralmente começa no outono e termina na primavera.

Muitas vezes, chamamos de gripe o resfriado, que é uma doença causada pelo adenovirus, menos grave, mas com sintomas parecidos.

Os vírus da gripe estão sempre mudando ao longo do tempo e de ano para ano. Três tipos de vírus da gripe sazonal são esperados nesta temporada da doença para atingir as crianças mais uma vez.

Sinais da gripe
Todos os vírus da gripe causam uma doença respiratória que pode durar uma semana ou mais. Os sintomas da gripe incluem:

– Febre (geralmente acima de 38,3 °C);
– Calafrios (quando o corpo treme);
– Dor de cabeça, dores no corpo, cansaço maior do que o habitual;
– Garganta inflamada;
– Tosse seca;
– Nariz entupido e escorrendo;
– Algumas crianças podem vomitar e ter fezes moles (diarreia). Converse com o médico do seu filho, se ele estiver com dor de ouvido, tosse ou febre que não vão embora. Pode haver complicações graves pela gripe, até mesmo a morte, mas esses casos são raros.

Como prevenir a gripe
Tomar a vacina contra a gripe todos os anos é o mais seguro e importante, já que ela é feita anualmente para proteger contra a doença. Este ano, a imunização contra a gripe protegerá contra os mesmos três tipos do vírus que a vacina de 2010. Esses são:

– Influenza A (H3N2);
– Influenza A (H1N1);
– Influenza B.

O número de doses que o seu filho precisará este ano, depende da idade no momento em que a primeira dose for administrada e seu histórico de vacinação contra gripe.

Crianças com 6 meses a 8 anos de idade devem receber duas doses, se não tomaram a vacina contra a gripe no ano passado e uma dose se já fizeram isso.
Crianças com 9 anos e mais velhos precisam apenas de uma dose.

Todos devem receber a vacina da gripe a cada ano para atualizar sua proteção, porque a imunização contra a gripe dura cerca de 6 a 12 meses.

As cepas (tipos com populações diversas) de vírus na vacina podem mudar, por isso a sua proteção geralmente precisa ser sempre atualizada com a vacina daquele ano.

Quem deve tomar a vacina contra a gripe?
A vacinação é especialmente importante para pessoas com maior risco de ficarem gravemente doentes da gripe e aquelas que têm contatos próximos com elas: indivíduos que convivem com menores de 5 anos, pessoal da saúde e mulheres grávidas (ou pós-parto).

Há efeitos colaterais da vacina contra a gripe?
Existem poucos efeitos colaterais da vacina contra a gripe. A área onde ela é aplicada pode ficar inflamada por 1 ou 2 dias. Pode ocorrer febre em até 24 horas depois da aplicação, em cerca de 10 a 35% dos menores de 2 anos. Raramente ocorre em crianças maiores e adultos.

Você ou seus filhos não vão pegar a gripe por meio da vacina.

A vacina começa a proteger depois de 2 semanas, por isso algumas pessoas têm gripe após a aplicação e acreditam que a imunização não funciona.

É seguro vacinar contra a gripe crianças com alergias ao ovo?
No passado, não se recomendava dar vacina contra gripe em crianças com alergias ao ovo, porque elas poderiam ter alguma reação. Atualmente, há informações científicas suficientes para mostrar que a imunização dada em uma única dose e na idade apropriada é bem recebida por quase todas as crianças e adultos que têm alergia ao ovo. Verifique com seu médico, se você tiver alguma dúvida.

Deve ser consultado o médico (ou alergista), antes da aplicação da vacina, caso a criança tenha histórico de alergia grave ao ovo.

Quando meu filho deve receber a vacina contra a gripe?
A melhor época para se tomar a vacina é o mais cedo possível ou assim que ela estiver disponível em sua comunidade. Se seu filho não puder receber a vacina de imediato, é importante obtê-la a qualquer momento. O vírus da gripe infecta pessoas no outono e inverno (março, abril ou maio).

Evite que os germes da gripe se espalhem
O vírus da gripe se espalha facilmente pelo ar com tosse e espirros, e por meio de objetos, como pegar em maçanetas ou brinquedos e depois tocar nos olhos, nariz ou boca. Abaixo estão algumas dicas que irão ajudar a proteger sua família da doença:

1- Todos devem lavar as mãos frequentemente. Você pode usar água morna e sabão por pelo menos 20 segundos. Que é um tempo quase tão longo como cantar “Parabéns pra Você” duas vezes. Produtos de limpeza à base de álcool ou desinfetante funcionam muito bem. Coloque o suficiente em suas mãos para ficar toda molhada, em seguida, esfregue-as até secar;
2- Ensine seu filho a cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar. Mostre à criança como usar um lenço de papel;
3- Jogue todos os tecidos usados para coriza e espirros imediatamente na lixeira;
4- Lave pratos e utensílios em água quente e sabão ou na máquina de lavar;
5- Não deixe as crianças usar chupetas, copos, colheres, garfos, panos ou toalhas sem lavar;
6- Nunca compartilhe escovas de dente;
7- Ensine seu filho a tentar não tocar olhos, nariz ou boca.

E se o meu filho ficar gripado?
Chame o médico imediatamente se a criança apresentar quaisquer sinais de gripe abaixo:

1- Se seu filho tiver 3 meses ou menos de idade e estiver com uma febre alta;
2- Se ele estiver com respiração rápida ou dificuldade para respirar;
3- Estiver abatido ou prostrado;
4- Estiver mais sonolento do que o normal;
5- Apresentar irritação;
6- Não bebe nada;
7- Urina (xixi) pouco.

Você também deve chamar o médico se a criança apresentar sinais de gripe e tiver uma condição médica crônica, como:

1- Asma, diabetes ou problemas cardíacos;
2- Doença falciforme, câncer, HIV, ou outra doença que faz com que seja difícil de combater infecções;
3- Paralisia cerebral ou outras perturbações nervosas do cérebro e os músculos que tornam mais difícil a tosse com muco e respirar;
4- Obesidade (se está muito acima do peso).

Vá para o serviço de emergência imediatamente se seu filho tiver sinais de gripe que pioram:

1- Tiver cor de pele ou lábios azulados;
2- Muita sonolência ou prostração.

Medicamentos e cuidados para tratar a gripe
O médico trata a gripe com um medicamento antiviral. Esses remédios funcionam melhor, se seu filho recebê-los nos primeiros 2 dias que aparecem os sinais da gripe.

Procure um serviço médico dentro de 24 horas para perguntar sobre medicamentos antivirais, se a criança estiver com alto risco de complicações da gripe, porque ela tem algum problema de saúde grave como paralisia, asma, diabetes, anemia falciforme, ou cerebral.

Procure atendimento também, se o pequeno for menor de 2 anos, mas especialmente se tiver menos de 6 meses (as crianças pequenas têm um risco aumentado de infecção por influenza, hospitalização e complicações).

Ajude seu filho a se sentir melhor. Descanso extra e uma grande quantidade de líquidos podem ajudá-lo a se sentir mais aliviado. Você também pode dar medicamento à criança para diminuir a febre.

Para um bebê de 6 meses ou mais jovens, dê paracetamol. Para uma criança com idade superior a 6 meses, dê o acetaminofen ou ibuprofeno.

Nunca dê aspirina infantil. Aspirina coloca a criança em risco para síndrome de Reye, uma doença grave que afeta o fígado e o cérebro.

Mantenha seu filho em casa, afastado da escola, quando ele estiver com febre e outros sinais de gripe. Sua criança precisa descansar. Além disso, ela pode passar a doença para os colegas.

Quando meu filho pode voltar para a escola ou creche?
Seu filho deve ficar em casa, pelo menos, 24 horas após a febre desaparecer. Comece a contar o tempo depois que você parar de dar medicamentos para abaixar a febre da criança, como acetaminofeno ou ibuprofeno. A temperatura de 38 °C ou superior é um sinal de febre. Verifique com a escola ou creche do pequeno sobre quais regras existem para que ele fique em casa quando estiver doente.

Tradução e adaptação: Dr. José Luiz Setúbal (outubro 2011)

Fontes: Influenza sazonal 2011-2012 (Copyright © 2011 American Academy of Pediatrics)
Vacinação contra gripe começa no dia 5 (Estadão.com.br)
Link: http://bit.ly/JHlI6r

Instituto Pensi
O Instituto Pensi é o braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal enquanto o Hospital Infantil Sabará é seu braço de assistência médica.

Postagens Relacionadas