PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Os perigos do corante “caramelo”
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Os perigos do corante “caramelo”

Os perigos do corante “caramelo”

17/03/2014
  14757   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

perigo refrigerante

O corante caramelo é adicionado a muitos refrigerantes e alguns alimentos. Recentemente, tem havido alguma preocupação com alguns tipos destes corantes artificiais que podem conter uma substância química chamada 4-metilimidazole, ou 4-MEI.

4-MEI é criado quando alguns tipos de cores de caramelo artificial são produzidos, e também é quando alguns alimentos são preparados – como por exemplo quando o café é torrado, ou malte é cozido para bebidas alcoólicas .

Em 2007, um estudo do governo federal americano, mostrou que 4-MEI causou câncer em ratos, e em 2011 foi classificado como um “possível carcinógeno humano” por uma divisão da Organização Mundial da Saúde (OMS). O estado da Califórnia estabeleceu limites na quantidade de 4-MEI que pode estar presente em alimentos e bebidas. No entanto, de acordo com a FDA , não existe o perigo de curto prazo apresentado pelo 4-MEI.

Um artigo publicado no “Consumer Reports” , publicado 23 janeiro de 2014, detalha os resultados de testes realizados pela revista com o Centro de Johns Hopkins em 10 marcas de refrigerantes e uma marca de chá. Vários dos refrigerantes tinham níveis de 4-MEI  altos do que o limite estabelecido pelo estado da Califórnia para a indústria química.

As crianças são mais suscetíveis de encontrar este produto químico em refrigerantes que são marrons (colas). Nós não sabemos ainda se o consumo de uma pequena quantidade de 4-MEI durante um longo período de tempo poderá ter impacto sobre a saúde das crianças. As crianças não precisam ter qualquer teste especial feito se tiverem consumido refrigerante, não há maneira de medir 4-MEI no corpo.

Os pais que estão preocupados com 4-MEI podem limitar a ingestão de refrigerante já que não é uma parte necessária da dieta de qualquer criança. A Academia Americana de Pediatria aconselha que as crianças consumam preferencialmente água e leite, e em quantidades limitadas, suco de frutas natural.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte:  Consumer reports  jan 2013 

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.