PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Perda de audição
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Perda de audição

Perda de audição

29/08/2017
  3542   
  1
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Embora a perda possa ocorrer a qualquer idade, as dificuldades de audição no nascimento ou que se desenvolvem durante a infância e os anos de criança podem ter sérias consequências. Isso ocorre porque a audição normal é inicialmente necessária para entender a linguagem falada e, mais tarde, para produzir uma fala clara. Consequentemente, se uma criança experimenta perda auditiva durante a primeira infância, exige atenção imediata. Mesmo uma perda auditiva temporária, mas severa durante este período pode tornar muito difícil para a criança aprender linguagem oral adequada.

A maioria das crianças sofre perda auditiva leve quando o líquido se acumula na orelha por alergias ou resfriados. Esta perda auditiva geralmente é temporária. A audição normal geralmente se retoma uma vez que o resfriado e as alergias diminuem e o tubo de Eustáquio (que liga a orelha média à garganta) drena o fluido restante na parte de trás da garganta.

As crianças que não ouvem tão bem como devem, às vezes apresentam atrasos na fala. Muito menos comum é o tipo permanente de perda de audição que sempre põe em perigo o desenvolvimento normal da fala e da linguagem. A perda auditiva permanente varia de leve ou parcial a completa ou total. Existem dois tipos principais de perda auditiva:

  • Perda auditiva condutiva.

Quando uma criança tem uma perda auditiva condutora, pode haver uma anormalidade na estrutura do canal auditivo externo ou ouvido médio, ou pode haver fluido na orelha média que interfira com a transferência de som.

  • Perda auditiva sensorial (também chamada de surdez nervosa).

Este tipo de deficiência auditiva é causada por uma anormalidade da orelha interna ou dos nervos que transportam mensagens sonoras da orelha interna para o cérebro. A perda pode estar presente no nascimento ou ocorrer pouco depois. Se houver uma história familiar de surdez, a causa provavelmente será hereditária (genética). Se a mãe teve rubéola, citomegalovírus ou outra doença infecciosa que afeta a audição durante a gravidez, o feto poderá ser infectado e pode perder a audição.

Ainda assim, na maioria dos casos, nenhum outro membro da família terá perda de audição porque cada pai é apenas um transportador para um gene de perda auditiva. Isso é chamado de “padrão autossômico recessivo”, em vez de “dominante”, no qual seria esperado que outros membros da família de um lado tivessem perda auditiva. Futuros irmãos e irmãs da criança têm um maior risco de sofrer deficiência auditiva e a família deve buscar aconselhamento genético se a perda auditiva for determinada a ser herdada.

A perda de audição deve ser diagnosticada o mais breve possível, de modo que a criança não tenha problemas na aprendizagem do idioma. Por aqui, a triagem auditiva neonatal é obrigatória por lei municipal nº 3028, de 17 de maio de 2000, em São Paulo e, no Brasil inteiro desde o dia 2 de agosto de 2010, o exame é obrigatório.

Se o seu filho tiver menos de dois anos ou não for cooperativo durante seu exame de audição, ela pode receber um dos dois testes de triagem disponíveis, que são os mesmos testes utilizados para triagem neonatal. Eles são indolores, pegue apenas cinco a dez minutos, e pode ser realizado enquanto seu filho está dormindo ou está imóvel. São eles:

  • O teste de resposta auditiva do tronco encefálico, que mede como o cérebro responde ao som. Cliques ou tons são jogados nos ouvidos do bebê através de fones de ouvido macios, e os eletrodos colocados na cabeça do bebê medem a resposta do cérebro. Isso permite que o médico teste a audição do seu filho sem ter que confiar em sua cooperação.
  • O teste de emissões otoacústicas, que mede as ondas sonoras produzidas no ouvido interno. Uma pequena sonda é colocada apenas dentro do canal auditivo do bebê, o que mede a resposta quando cliques ou tons são tocados na orelha do bebê. Estes testes podem não estar disponíveis na sua área imediata, mas as consequências da perda de audição não diagnosticada são tão graves que o seu médico pode aconselhá-lo a viajar para onde um deles pode ser feito. Certamente, se esses testes indicarem que seu bebê pode ter um problema de audição, seu médico deve recomendar uma avaliação auditiva mais completa o mais rápido possível para confirmar se a audição de sua criança está prejudicada.

Tratar uma perda de audição dependerá de sua causa. Se for uma perda auditiva condutiva leve devido ao fluido na orelha média, o médico pode simplesmente recomendar que seu filho seja reanalisado em algumas semanas para ver se o líquido foi limpo sozinho. Medicamentos como anti-histamínicos, descongestionantes ou antibióticos são ineficazes na limpeza do fluido da orelha média.

Se uma perda de audição condutora é devida a uma malformação da orelha externa ou média, um aparelho auditivo pode restaurar a audição a níveis normais ou quase normais. No entanto, um aparelho auditivo funcionará apenas quando estiver sendo usado. Você deve certificar-se de que está ligado e funcionando em todos os momentos, especialmente em uma criança muito jovem. A cirurgia reconstrutiva pode ser considerada quando a criança é mais velha.

Os aparelhos auditivos não podem restaurar a audição completa para aqueles com perda auditiva neurossensorial significativa, mas ajudarão a criança a desenvolver linguagem oral se a deficiência auditiva for leve ou moderada. Se o seu filho tiver deficiência auditiva grave ou profunda em ambos os ouvidos e não recebe nenhum benefício dos aparelhos auditivos, se tornará candidato a um implante coclear. Os implantes funcionam bem para a grande maioria das crianças que têm função cerebral normal. O implante coclear é custeado pelo Sistema Único de Saúde – SUS desde 1999 (Portaria GM/MS 1.278 de 20/10/1999). É considerado de alta complexidade e especificidade, demandando a existência de serviços altamente especializados, equipes multiprofissionais, instalações e equipamentos bastante diferenciados.

Os pais de crianças com perda auditiva neurossensorial geralmente estão mais preocupados em saber se seu filho aprenderá a falar. A resposta é que todas as crianças com deficiência auditiva podem ser ensinadas a falar, mas nem todas aprenderão a falar com clareza. Algumas crianças aprendem a ler os lábios bem, enquanto outras nunca dominam completamente a habilidade. Mas o discurso é apenas uma forma de linguagem. A maioria das crianças aprende uma combinação de linguagem falada e de sinais. A linguagem escrita também é muito importante porque é a chave para o sucesso educacional e profissional. Aprender excelente linguagem oral é altamente desejável, mas nem todas as pessoas que nascem surdas podem dominar isso. O idioma dos sinais é o principal meio pelo qual as pessoas surdas se comunicam entre si e a maneira como elas se expressam melhor.

Se o seu filho está aprendendo o idioma de sinal, você e sua família também devem aprender. Desta forma, você poderá ensinar, disciplinar, parabenizar, confortar e rir com ele. Embora alguns defensores da comunidade surda prefiram escolas separadas para crianças surdas, não há motivo para que crianças com deficiência auditiva grave sejam separadas de outras pessoas por causa de sua perda auditiva. Com tratamento adequado, educação e apoio, essas crianças crescerão para serem participantes cheios no mundo ao seu redor.

Aqui estão os sinais e sintomas que devem fazer você suspeitar que seu filho tem uma perda de audição e alertá-lo para ligar para o seu pediatra:

  • A criança que não se assusta com barulhos altos depois do primeiro mês ou não se volta para a fonte de um som após quarto mês de idade.
  • Ela não percebe você até vê-lo.
  • Ela se concentra em ruídos vibrantes que possa sentir, ao invés de experimentar com uma grande variedade de sons e consoantes de vogais.
  • Sua fala está atrasada ou difícil de entender, ou ele não diz palavras únicas como “dada” ou “mama” aos doze aos quinze meses de idade.
  • Ele nem sempre responde quando chamado. (Isso geralmente é confundido com falta de atenção ou resistência, mas pode ser o resultado de uma perda de audição parcial).
  • Ele parece ouvir alguns sons, mas não outros. (A perda auditiva afeta apenas sons agudos, algumas crianças têm perda auditiva em apenas uma orelha).
  • Ele parece não apenas ouvir mal, mas também tem problemas para manter a cabeça firme, ou é lento para se sentar ou andar sem suporte. (Em algumas crianças com perda auditiva neurossensorial, a parte da orelha interna que fornece informações sobre o equilíbrio e o movimento da cabeça também está danificada.)

Para saber mais:

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/teste-da-orelhinha-e-a-surdez-infantil/

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/898-sas-raiz/daet-raiz/media-e-alta-complexidade/l3-media-e-alta-complexidade/12666-cgmac-teste-botao-5

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Fonte Cuidar de seu bebê e criança jovem: nascimento até a idade 5 (Copyright © 2009 Academia Americana de Pediatria)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

 

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Renata Molaes disse:

    Bom dia, minha de 4 anos e sempre desde bebê vem tendo casos de infecção de ouvido, até que agora consegui uma consulta com uma otorrinolaringologista, ela pediu exames de audiometria que deu uma perda bem grande de 40% L.E e 35% LD. Fez tbm a filmagem do canal pelo nariz que deu uma obstrução de 80%. Porém ao levar os resultados para médica ela passou awans 2 jatos de manhã e noite por mais dois meses, lembrando que ela está em crise desde abril, tomando antibióticos fortes quando fez os exames tinha acabado de tomar clavulanato por 32 dias consecutivos e alegra, montelair, predinisola, sabultamol em bombinha. 18 dias após a consulta infeccionou denovo e é assim, ela sente muita dor durante uns 4/5 dias depois estoura e vaza pus cm traços de sangue, levei novamente ao pediatria e ele ficou assustado cm o caso dela e me deixou muito mais preocupada pq ele disse que se continuar assim ela vai perder a audição.
    Graças à Deus consegui marcar uma consulta no hospital infantil são Camilo em bh, para dia 11, e ela está tomando denovo o clavulanato ES. Fico preocupada com tantos remédios já que a alimentação dela está ruim. Qualquer resposta sobre o que eu devo fazer e falar com essa nova médica na próxima consulta sobre ajudar minha filha sou grata.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.