PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Pergunte ao pediatra: gânglios desenvolvidos
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Pergunte ao pediatra: gânglios desenvolvidos

Pergunte ao pediatra: gânglios desenvolvidos

03/11/2011
  36583   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Saiba o e o que fazer se os gânglios de seu filho aumentarem e forem infectados.

Pergunta

Meu filho teve um gânglio aumentado por quase dois meses debaixo do seu queixo. Isso é normal?

Resposta

Gânglios linfáticos (que atuam na defesa do organismo contra infecções e estão em várias partes do corpo, às vezes também são chamados de linfonodos) contêm células brancas do sangue e filtram os micro-organismos por todo o corpo. Eles são mais facilmente sentidos em áreas em que estão próximos à pele, como em todo o rosto, pescoço ou na virilha.

Linfonodos são geralmente do tamanho de uma ervilha e podem se tornar maiores quando existem infecções comuns, como resfriado, garganta inflamada e feridas infectadas da pele.

Um gânglio linfático aumentado na área de uma infecção (como no pescoço, que cresce durante uma infecção no ouvido) pode dobrar de tamanho e passa de cerca de 1 cm a 2,5 cm. Ele, normalmente, irá diminuir e voltar ao normal dentro de poucas semanas após a infecção terminar.

Um gânglio linfático pode ser infectado por bactérias e pode requerer, nestes casos, tratamento com antibiótico. Causas menos comuns de aumento dos linfonodos incluem infecções como a enfermidade da arranhadura do gato, tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis.

Certas condições, como artrite reumatóide e lúpus, também estão associados com o aumento dos gânglios. Finalmente, o câncer, leucemias, linfomas e infecção pelo HIV são causas bem raras.

Saiba mais sobre a AIDS

Se o aumento dos gânglios linfáticos persistir por mais do que algumas semanas e for acompanhado de outros sintomas como febre, perda de peso, suores noturnos e inexplicáveis, certos exames de sangue, raios-X ou uma biópsia do nódulo podem ser necessários.

No entanto, apesar dos gânglios linfáticos preocuparem os pais, porque são visíveis, eles são mais comuns, são sinal de inflamação normal.

Leia também: Câncer em crianças e adolescentes: é raro, mas existe

Atualizado em 6 de fevereiro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Henrique disse:

    Tenho caroco abaixo do queixo tem hora q doi e lateja bem fraquinho depois passa quando mexo ele cresce um pouco quando esqueco ele diminui

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Henrique. Qual a sua idade? Em todo o caso, se você notou alguma anormalidade no seu corpo, procure orientar-se com seu médico. Abraços! 🙂

  • Lucas Antunes disse:

    Tenho 19 anos há cerco de 1 ano tenho caroço no rosto só sinto ao toque do lado direito ao lado do nariz na maça do rosto tipo uma ervilha o que pode ser isso? algo grave? desde já agradeço.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Lucas, desculpe pela demora em respondê-lo e obrigado pela confiança. Sugerimos que você procure um médico para avaliá-lo. Abraços =)

  • Raquel Leite disse:

    Boa tarde,
    Tenho um menino com 4 anos e à cerca de 1 mês ou 2 encontrei um caroço na parte de tras do pescoço dele, fui ao medico e ele fez antibiotico, mas á cerca de 2 semanas reparamos que estava maior e sempre que lhe toocamos ele queixa-sede dor.
    Fui fazer uma eco e foram detectados varios outros ganglios dilatados…
    Estou á espera da conssulta para ir novamente ao medico, mas não sei o que pensar…Pode ajudar-me?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Raquel, tudo bem? Obrigado pela confiança. Infelizmente não podemos opinar sobre o caso, pois não podemos avaliar a criança. Sugerimos que aguarde a consulta e peça orientações específicas para o profissional especializado. Abraços! 🙂

  • Carmen Soares disse:

    Bom dia, meu filho está com 2 anos e 6 meses. Estamos em Novembro, desde maio que ele está com um gânglio no pescoço. Já levei o pediatra, que passou exame de sangue e ecografia. Na ecografia apareceram outros bem menores, mais nada anormal. O caroço é maleável, não dói ao toque. No exame de sangue, o ferro estava um pouquinho abaixo dos valores de referência. Desde lá meu filho, vive com alguma enfermidade, resfriado, corizando. Em outubro pegou uma conjuntivite que voltou 2 vezes. Agora, teve uma febre do nada, nesta terça, 05/11/13. Levamos na pediatra. Ontem, começou a reclamar da garganta ao engolir. Levo na pediatra novamente? é o caso de antibiótico? não gosto de dar antibiótico sem real motivo. meu filho nunca tomou. Abraços

    • Equipe Sabará disse:

      Carmen,

      Leve seu filho a pediatra, ele saberá se existe a necessidade de medicar o seu pequeno por conta desse incômodo na garganta. Confie no profissional que acompanha o seu filho, temos certeza de que tudo ficará bem 🙂

  • halley freitas frança disse:

    ola tenho 27 anos tenho o caroço a uns 4 anos ou mais ele aumenta e diminui e fica dolorido as vezes o trapézio, fui ao medico e fiz somente ultrassom e ele me disse que era superficial tipo debaixo da pele que não era perigoso poque ele e bem móvel só que e dolorido. ele fica entre o pescoço e o trapézio e quando viro o pescoço ele aparece mais fiz exames de sangue neste ano tava tudo normal. tenho algumas dividas

    eu engordei depois desse tempo uns 18 quilos ou mais depois do surgimento do caroço isso influencia em algo..

    esse caroço vira câncer..

    preciso tirá-lo

    • Equipe Sabará disse:

      Olá!
      Sem examiná-lo não conseguimos dizer. É importante que você converse com o médico sobre suas aflições. Se mesmo assim você ainda não estiver seguro, busque uma segunda opção. Abraço.

  • lourenço disse:

    ola to com um caroço na virilha 2 semanas, fui no médico ele disse que e ingua passou anti inflamatório mais nao voltou ao normal, depois fui no hospital madico passou um antí biotico espero que passe mais to com medo aqui na internet vc acha mta coisa que pode ser ou nao ser umas até perigosas !!!

    • Equipe Sabará disse:

      Lourenço,

      Fique tranquilo e siga todas as orientações que o médico te passou. Ele é a única pessoa que pode te orientar, pois ele te examinou e sabe o que está acontecendo. Abraços

  • olá, meu bebezinho esta prestes a fazer 3 meses ele mamava nan pró 1 desde a maternidade pois ñ pude amamentar, mas percebi que dps da vacina do segundo mes ele vem ressecando cada dia mais, só fez cocozinho com supositório , chora desesperadaamente durante a digestao , hoje troquei o leite por Aptamil, fiz a escolha certa? qnd vou ver resultados?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Thaís, recomendamos que aguarde um pouco mais para que o leite faça efeito. Caso não resolva, recomendamos que busque auxílio médico, para que ele possa indicar o melhor a ser feito. Abraços.

  • Rodrigo Presti disse:

    Boa Tarde!

    desculpem incomoda-los mas estou muito desesperado e preciso de uma opiniao.
    Meu filho de 3 anos e meio teve no final de abril/começo de maio infecções repetidas. Começou com amigdalite, sinusite e otitte, sendo que nesse intervalo de 2 meses, até semana passada ele tomou 3 antibióticos (velamox, Zinat e Klaricid, este terminou 4º feira passada). Notei nesse meio do caminho que apareceu a íngua perto da orelha, ali perto da jugular do tamanho de 2cm máximo. Fomos no infecto, porém ele nos assustou mais pedindo exames mil.

    Nosso filho está apenas com esse sintoma..come bem, animado, nao tem coceiras, suores..porém ficamos lendo sobre linfomas e ficamos muito assustados.

    Minha pergunta é que se isso é normal devido ao quadro que ele teve e quanto tempo esse caroçinho demoraria para sumir, ou se ja deveria ter sumido. E também agora, como ele vai fazer hemograma, pode aparecer algum resultado diferente em virtude dele ter essa ingua??

    O Infecto e o Imuno desconfiaram de rinite alergica e asma….isso também poderia contribuir para o aumento do ganglio??

    O Linfonodo pode aumentar devido a alergia tambem?

    no aguardo ansiosamente

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Rodrigo, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como afirmar. Mas, podemos ajudar com duas indicações: Cada caso é um caso e não necessariamente o que andou lendo pode ser o que está ocorrendo com o seu pequeno. Por isso, é preciso confiar no médico e em suas indicações. O recomendável é que continuem seguindo as indicações médicas e que mantenham a calma. Neste época do ano, doenças respiratórias são comuns. Abraços e desejamos melhoras.

  • Danielle . disse:

    Boa noite, minha filha esta com dois caroços inflamados como ser fosse uma picada de inseto, mais parece q tem um caminho sobre a pele inflamada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Danielle, recomendamos que leve sua pequena a um dermatologista, para que ele possa examinar e aplicar com clareza o diagnóstico. Sem ver a alergia e analisar seu quadro clínico não temos como informar. Abraços.

  • DANIELA disse:

    Ola fiz umas U.S e apareceu assim: PRESENÇA DE GRANDE NUMEOR DE LINFONODOS OVALADOS DE 1.6 CM LOCALIZADOS ANTERIORMENTE A VEIA CAVA E AORTA ABDOMINAL. podem em explica????

    CONCLUSãO: LINFODOMEGALIAS NA CAVIDADE ABDOMINAL.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Daniella, sem conhecer o seu quadro clínico não temos como afirmar. Recomendamos que questione o médico que solicitou os exames. Ele poderá explicar e indicar o melhor a ser feito. Abraços.

  • josi caetano disse:

    Boa noite
    Minha filha tem 8 anos,e a mais ou menos 3 semanas apareceu um nodulo no maxilar dela, no começo não sentir dor mas agora sente dor e aumentou visivelmente achei que poderia ser por alguma infecção mas ela a muito tempo não tem nem resfriado esperei para ver se iria desaparecer ou diminuir ao contrario aumentou e apareceu outro nodulo bem pequeno ela não tem febre mas os labios dela esta com alguns lesões o que sera que pode ser?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Josi, sem conhecer o quadro clinico de sua pequena não temos como diagnosticar a causa desse problema. Recomendamos que procure um médico para que após uma avaliação ele possa dar as melhores indicações. Abraços e desejamos melhoras!

  • Ana Maria disse:

    Minha filha têm 4 anos passou uma semana tendo febre e não tinha nada visível inflamado, até que amanheceu com febre e com o pescoço doendo quando olhei tinha um caroço no pescoço já próximo ao ouvido de uns 2,5 centímetros, ai dei 5ml de bactrim e com 5 minutos ela estava toda intoxicada, com uns 30 minutos ela já estava melhor então fiquei com medo de continuar o antibiótico e deu profenid no outro dia ela não teve mais febre só que ela continua com o caroço e isso é o que tá mim preocupando.
    A minha pergunta esse caroço é normal?
    E se é preciso eu dar algum antibiótico mesmo se ela esta sem febre?
    Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Ana Maria. Não temos como diagnosticar sem conhecer o quadro clinico da sua pequena. Recomendamos que visite um médico e tire todas as suas dúvidas com esse especialista. Abraços.

  • claudia barros disse:

    Boa tarde,
    por favor preciso de algumas informaçoes;meu filho hoje trem 12 anos desde seus 3 anos pareceram ganglios no pescoço que sumiam,depois voltavam.de uns anos para ca ele nao saiu mais as vezes fica um pouco maior ou diminui um pouco mmais nao some.qd ele tinha plano o medido falou que sertia normal mas esta incomodando pois nao vejo pessoas com isso no pescoço.lembrando que teve muitos problemaa alergicos respiratorios, e fimose talves cause isso.por favor fico no aguardo.
    att,

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Cláudia! Não temos como diagnosticar sem conhecer o quadro clinico do seu filho. Recomendamos que visite um médico e tire todas as suas dúvidas com esse especialista. Abraços.

  • izabel santos disse:

    Minha filha de 3 meses esta com ganglios na região do pescoço não tem febre,porem com uma enorme falta de apetite os exames de laboratório apresentaram aneia, ja esta tomando ferro o que devo fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Izabel! Não temos como diagnosticar sem conhecer o quadro clinico do seu filho. Recomendamos que visite um médico e tire todas as suas dúvidas com esse especialista. Abraços.

  • bruna disse:

    Oiii yudo bem minha filha tem 3 anos e esta com um caroço dos fois lado do pescoço e o pediatra dela encaminhou ela pra passar na ortopedia pode ser alguma coisa grave

  • rosana disse:

    Boa noite meu bb tem 11mesës e esta com um caroço no queixo e esta doento o posso passar e o que fazer

  • Liliane vluna disse:

    Ola minha filha ta com um caroco entre a buchecha e a orelha mas coladinha na orelha oque pode ser levei ela no posto e receitarao amoxilina mas o caroco voltou to preocupa q li muitas coisa e levarei ela na emergencia

  • jessica Sousa disse:

    Tenho um linfonodo aumentado à anos, as vezes ele diminui mas não tanto mesmo quando ele diminui é bem visível. O caroço é indolor, não coça, pode ser um linfoma?
    Já era necessidade de fazer uma biópsia?

  • ELISABETH disse:

    minha neta com 2 anos e nove meses,está com um pequeno caroço na virilha ,não doi ao tocar,me oriente por favor.

  • este Acunha Nazar disse:

    Oi! Minha filha nasceu com um pequeno caroço na nuca hoje ela está com três anoa e apareceu outro. Estou apavorada oque pode CR isso?

  • Helio Dantas disse:

    Bom dia,minha filha esta com o pescoço inchado na parte de trás,oque será isso?ela reclama muito dele e ela esta com dificuldade de meche o pescoço por favor oque será isso,minha filha so tem 2 anos e meio.

  • Gisele disse:

    Meu filho está com dois caroço na verilia do lado direto e um do lado esquerdo, o que pode ser?

  • Bruna raquel disse:

    Oi meu nome é Bruna já está com um mês e meio que Meus gânglios linfáticos estão inflamados no dia tres do mês passado fui ao médico era infecção no ouvido a médica passou o exame de sangue só q n fiz mas venho notando e eu perdi 4 quilos do nada tenho falta de apetiti e muito candaço sinto meu corpo mole e as vezes sinto dores na cabeça

  • jaira acris disse:

    Boa tarde

    Tenho uma filha de 9 anos que tem diversos caroços no pescoço que doem,já levei ao pediatra que solicitou exame de sangue e não deu nada. Devo me preocupar?

  • antonio marcos leite disse:

    Boa Noite Dr. Meu bebe tem 09 meses e tocando na cabecinha dele sentir um pequeno caroço, parece ser entre o coro cabeludo e o osso do crânio,localizado ali na parte occipital Dr. ele da impressão que é Souto e é móvel as vezes quando ele está dormindo toco levemente sinto ele move ao tocar,queria que orientasse me o que pode ser ou ser é Pela a formação.fico muito grato pela atenção.

  • marilia disse:

    Olá, meu filho tem 5 anos e a três dias atrás a pareceu abaixo da virilha um caroço que já está grande e dolorido. O que pode ser?

  • Rodrigo disse:

    Olá.

    Tenho um caroço no pescoço a mais de 5 anos que não aumenta e nem diminui. No primeiro exame de US que eu fiz em 2013 foi diagnosticado linfonodomegalia de 1,7 cm. Fiz um outro em 2014 especifico para tireóide (doppler colorido) o resultado foi normal porém a linfonodomegalia não foi detectada mais sim a presença de pequenos linfonodos. Porque então que o meu caroço não diminui ?? Pode estar associado ao meu problema crônico de rinite ???

  • janaina disse:

    gente me ajude to com meu filho de tres anos com duas feridinhas na orelha ja fas um mes e nao melhora to usado um creme mais ele continua reclamano que casa muito

  • Helder Branquinho disse:

    Tenho caroços na frente e atraz dos ouvidos e grande comichão nofundo da nuca. Apareceu tambem caroços no pecoço.
    Não tenho febre , o que poderá ser ?

  • Amanda disse:

    Oi meu filho esta com 2 anos e meio e pareceu um caroço no pescoço dele.e esta grande e na hora que eu vou mexer parece que incomoda ou dói pois ele não gosta que mexe.eu queria saber o que pois eu já leve na pediatra e ela falou que é íngua mais era para já ter sumido.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.