11 2155-9358
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Data final
Busca rápida
Busca avançada
Pergunte ao pediatra: gânglios desenvolvidos

Saiba o e o que fazer se os gânglios de seu filho aumentarem e forem infectados

Pergunta

Meu filho teve um gânglio aumentado por quase dois meses debaixo do seu queixo. Isso é normal?

Resposta

Gânglios linfáticos (que atuam na defesa do organismo contra infecções e estão em várias partes do corpo. Às vezes também são chamados de linfonodos) contêm células brancas do sangue e filtram os micro-organismos por todo o corpo. Eles são mais facilmente sentidos em áreas em que estão próximos à pele, como em todo o rosto, pescoço ou na virilha.

Linfonodos são geralmente do tamanho de uma ervilha e podem se tornar maiores quando existem infecções comuns, como o resfriado, garganta inflamada, e feridas infectadas da pele.

Um gânglio linfático aumentado na área de uma infecção (como no pescoço que cresce durante uma infecção no ouvido) pode dobrar de tamanho e passa de cerca de 1 cm a 2,5 cm. Ele, normalmente, irá diminuir e voltar ao normal dentro de poucas semanas após a infecção terminar.

Um gânglio linfático pode ser infectado por bactérias e pode requerer, nestes casos, tratamento com antibiótico Causas menos comuns de aumento dos linfonodos incluem infecções como a enfermidade da arranhadura do gato, tuberculose e doenças sexualmente transmissíveis.

Certas condições como a artrite reumatóide e lúpus também estão associados com o aumento dos gânglios. Finalmente, o câncer, leucemias, linfomas e infecção pelo HIV são causas bem raras.

Se o aumento dos gânglios linfáticos persistirem por mais do que algumas semanas e for acompanhado de outros sintomas como febre, perda de peso, suores noturnos e inexplicáveis, certos exames de sangue, raios-X ou uma biópsia do nódulo podem ser necessários.

No entanto, apesar dos gânglios linfáticos preocuparem os pais, porque são visíveis, eles são mais comuns, são sinal de inflamação normal.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Instituto Pensi
O Instituto Pensi é o braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal enquanto o Hospital Infantil Sabará é seu braço de assistência médica.

Postagens Relacionadas

Os cuidados com os produtos de limpeza

Fique por dentro das maneiras de prevenção para evitar a […]

O hábito de fumar na família

Além dos pais, pesquisa aponta que o irmão mais velho […]

Dicas para prevenção de lesões esportivas

Saiba mais sobre como evitar se machucar durante as atividades […]