PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
POR QUE A BARRIGA FAZ BARULHO QUANDO ESTAMOS COM FOME?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
POR QUE A BARRIGA FAZ BARULHO QUANDO ESTAMOS COM FOME?

POR QUE A BARRIGA FAZ BARULHO QUANDO ESTAMOS COM FOME?

30/12/2016
  8342   
  2
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Todo mundo conhece os sintomas da fome, e a barriga roncando com certeza é um deles. O barulho, muitas vezes constrangedor, é causado pela movimentação de ar e líquidos dentro do estômago e do intestino delgado.

Quando estamos em jejum, o nosso corpo percebe que precisamos de comida e o estômago passa a produzir pepsina, uma enzima digestiva que estimula os movimentos do sistema digestivo, chamados de peristaltismo. Como alguns órgãos são formados por estruturas lisas, eles precisam se contrair, transformando os músculos do abdômen em um verdadeiro alto-falante, que potencializa o som do “ronco”. Em pessoas magras, o barulho é ainda mais alto, pois elas possuem menos gordura corporal!

Se passarmos muito tempo sem comer, os sons ficam ainda mais perceptíveis, porque no interior dos órgãos do sistema digestivo há menos alimentos e mais bolhas de ar. No entanto, os movimentos peristálticos também ocorrem quando a barriga está cheia e quando estamos nos alimentando.

Para diminuir esses barulhos, é preciso ingerir alimento a cada três horas, impedindo que o estômago fique vazio, evitar opções gordurosas e artificiais, que exigem mais peristaltismo para concluir a digestão, além de mastigar muito bem a comida, fazendo com que ela se junte aos líquidos ingeridos para facilitar o processo. Entretanto, a ação é um movimento natural do corpo humano que todo tem, e, por esse motivo, não há motivo para se sentir envergonhado quando isso acontece.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Antonio Marcio de Almeida disse:

    Agradeço pela informação do barulho que ouvi do sistema digestivo, somente a noite estou percebendo pois mudei minha alimentação do jantar… raramente ingeria jantar completo até 19h30 e meu almoço é bem leve e meu café da manhã é completo
    Fato novo por passar 6 meses aqui no USA. Gratidão pela sua ajuda e que o Criador nosso Deus abençoe você e seus familiares.

  • Leandro disse:

    Minha barriga faz barulho ao deitar

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.