PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Que tal férias tranquilas neste verão?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Que tal férias tranquilas neste verão?

Que tal férias tranquilas neste verão?

23/01/2012
  2530   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Férias de final e começo de ano, verão que se inicia em 21 de dezembro e as crianças em casa em meados do último mês do ano até o final de janeiro, que maravilha! Mas o que podemos fazer para evitar as doenças que podem atrapalhar este período de descanso? Vamos às dicas:

Diarreia, vômito e desidratação

A desidratação é a perda de líquidos e sais minerais do corpo. Normalmente, eles são eliminados pela urina, pelas fezes, pelo suor ou até mesmo pela respiração. No calor, esta perda se acentua, pois transpiramos mais e, nas férias, muitas vezes, fazemos mais atividades físicas.

Quando esta perda é muito intensa, seja pelo suor (em crianças pequenas) ou como consequência de uma diarreia e de vômitos, precisamos repor os líquidos e os sais minerais, senão desidratamos.

A desidratação pode ser grave e por isso deve ser evitada. Algumas dicas importantes para preveni-la são: prefira local arejado e com sombra, use roupas leves e ingira constantemente líquidos. Deve-se estar atento também aos alimentos consumidos.

O soro caseiro pode ser utilizado sempre que se suspeitar de uma desidratação. Ele deve ser feito misturando uma colher de chá de açúcar e uma colher de café de sal em um litro de água. Deve-se oferecer à pessoa desidratada à vontade, a cada 20 minutos e após cada evacuação, no caso de diarreia. Há casos em que a desidratação se torna mais grave, sendo necessário o atendimento hospitalar.

Saiba mais sobre diarreia, vômitos e desidratação

Exposição ao sol

Em um país tropical, a exposição ao sol deve ser cuidadosa, não só pelos perigos de queimaduras e prevenção ao câncer pele, mas pelo perigo de insolação.

A insolação é provocada pela exposição intensa e prolongada ao sol. Pode provocar dor de cabeça, náuseas, tontura, hipertermia, falta de ar, chegando à perda de consciência.

Você não precisa estar diretamente exposto ao sol, é possível ter insolação mesmo em lugares protegidos, mas que recebem muita reflexão e irradiação de calor.

As crianças, pelo seu tamanho e peso, são mais suscetíveis a este problema. Por isso, fique atento e ofereça periodicamente líquidos, use protetor solar, as coloque em lugares arejados e sombreados de tempo em tempo, evitando uma exposição muito prolongada.

As pessoas devem evitar tomar sol entre 10h e 16h e também não devem fazer exercícios físicos nesses horários de maior irradiação ultravioleta.

Em casos graves de queimadura e de aumento da temperatura corporal, é necessário procurar o atendimento médico.

Leia também: Especial Cuidados de Verão: tome conta da saúde das crianças

Problemas de pele (frieiras, bicho geográfico e micoses)

Calor e umidade são o que os fungos precisam para se desenvolver. Por isso, nesta época do ano são mais comuns as doenças de pele, como micose, frieiras, pé de atleta, bicho de pé, bicho geográfico etc.

Ambientes como os de piscina e de praia propiciam o aparecimento de micoses nos pés, e a mais frequente delas é o pé de atleta ou frieira. Ela ocorre entre os dedos, causando coceira, ardor e, quando não tratada, pode facilitar a entrada de germes, provocando erisipelas. Além disso, com o passar do tempo, provoca mau cheiro.

Se seu filho apresentar sinais de micose, procure o pediatra.

O bicho de pé também pode atrapalhar as suas férias. É comum nas praias e no campo e é transmitido por uma pulga, que infecta a região próxima das unhas. Os sintomas começam com uma leve coceira no local, que pode evoluir para quadros mais graves. Caso seu filho seja acometido pelo bicho de pé, deve-se procurar o médico para sua remoção.

Já o bicho geográfico ou larva migrans cutânea é uma larva que vive nos intestinos de cães e gatos e que estão presentes nas fezes de animais contaminados. Quando penetram na pele, em geral nos pés, formam desenhos por onde andam, como se fossem rastros. Apresentam também coceira e inchaço, principalmente à noite. Procure seu pediatra para tratamento.

Intoxicação alimentar e por água contaminada

Férias na praia pode ser uma delícia, mas também tem muitos problemas, uma vez que as pessoas passam o dia todo e acabam por comer por lá. Cuidado! Procure se informar sobre as condições de higiene com que foi preparado aquele alimento, como está sendo conservado (vale para os que você prepara também). Dê preferência aos alimentos industrializados como sorvetes e sucos e evite frutos do mar, frituras etc.

As águas das praias, muitas vezes, estão impróprias. Procure se informar com os boletins sobre as condições das praias. Além disso, evite locais onde desembocam esgotos e riachos. Use sempre água mineral, filtrada ou fervida.

Aproveite o verão com o que ele traz de bom, curta seus filhos e sua família, descanse e tenha boas férias, mas tome os cuidados para que pequenas coisas não atrapalhem.

Atualizado em 22 de fevereiro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.