PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
QUEM MOLHA A GRAMA DURANTE A NOITE?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
QUEM MOLHA A GRAMA DURANTE A NOITE?

QUEM MOLHA A GRAMA DURANTE A NOITE?

03/02/2017
  6736   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Ele surge durante a noite e deixa a grama, os carros e os vidros brilhando quando acordamos, no início da manhã. Esse é o orvalho que, embora deixe tudo com um aspecto molhado, não cai do céu como a chuva nem vem do regador de plantas.

Também conhecido como sereno ou rocio, o orvalho é um fenômeno físico que acontece na natureza: ele aparece quando o ar úmido entra em contato com superfícies mais frias, resultando em uma fina camada líquida. O processo de formação do orvalho é chamado de condensação, que é a passagem do estado gasoso para o estado líquido da água, e, conforme o dia avança, ocorre a evaporação. O mesmo princípio acontece quando colocamos gelo em um copo d’água, respiramos em frente de um espelho ou notamos as paredes após um banho quente.

Durante o inverno, nas regiões mais frias, também é possível perceber uma camada fina de gelo sobre as plantas que estavam ao ar livre durante a noite. Esta é a geada, ou seja, quando a temperatura do ambiente estava tão baixa que foi capaz de solidificar o revestimento líquido do orvalho.

Na infância, é muito comum ouvir dos pais, dos avôs e dos tios a frase “Sai do sereno pra não ficar resfriado!”, principalmente quando começa a anoitecer. Entretanto, é importante lembrar que, embora não seja desejável desobedecer aos mais velhos, resfriados, gripes e outras infecções respiratórias são doenças causadas por vírus ou bactérias, e não pela diferença de temperatura entre o ar e o ambiente externo.  
Instituto Pensi

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.