PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Segurança a caminho da escola
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Segurança a caminho da escola

Segurança a caminho da escola

18/08/2011
  3293   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Em recente estudo, publicado em julho de 2011 pela revista Pediatrics da Academia Americana de Pediatria, revela que as crianças do Canadá estão usando cada vez menos bicicletas ou indo a pé para as escolas e que isto está influenciando na saúde delas pela diminuição da atividade física. Pensando na volta às aulas, a equipe do Hospital Sabará está dando dicas de segurança no transporte de crianças para as escolas.

Para quem vive em cidades como São Paulo, onde a violência urbana e do trânsito é muito grande, fica um pouco utópico pensar em crianças indo a pé ou de bicicleta sozinhas, por isto nos baseamos em  artigo que saiu na revista americana Healthy Children em julho de 2010, adaptando à nossa realidade.

 

Transporte escolar seguro: vans e ônibus escolares

O transporte escolar (serviço instituído pela lei 10.154/86) é uma modalidade de transporte coletivo privado que transporta crianças e jovens entre sua casa e a escola. O veículo e o motorista que prestam serviço de transporte escolar devem ser credenciados na prefeitura e observar uma série de requisitos que visam garantir a segurança das crianças. Para saber se o condutor e o veículo estão autorizados a operar, o consumidor deve ligar para o telefone 156 ou consultar o site da prefeitura.

Credenciais e antecedentes – É importante observar os seguintes pontos:

1. Como o motorista recepciona as crianças na porta da escola.

2. A capacidade de alunos transportados conforme autorização expedida pelos órgãos competentes. Existe um limite máximo no número de alunos transportados por tipo de veículo escolar.

3. As condições de higiene, conforto, segurança, se há um cinto de segurança para cada ocupante e se as janelas não abrem mais do que 10 cm.

4. Verificar se há outro adulto acompanhando as crianças, além do motorista no veículo.

Nos Estados Unidos e Canadá, o transporte de crianças em ônibus escolar é feito nos famosos ônibus amarelos, que são considerados muitos seguros, mas mesmo assim existem acidentes. Mencionamos a seguir as recomendações de cuidados:

Ferimentos graves e mortes durante a carga e descarga podem ocorrer quando as crianças:

• Estão com pressa para entrar e sair do ônibus.

• Não prestam atenção ao tráfego circundante.

• Saem da vista do motorista de ônibus.

Para evitar esses perigos em potencial, você deve ensinar seu filho a ter hábitos seguros, ensinando-lhes a tomar as seguintes precauções:

• Caminhar de e para o ponto de ônibus com um amigo ou membro da família.

• Estar pronto 5 minutos antes da van passar, para evitar correrias e atropelos.

• Nunca atravessar a rua sem verificar ambos os sentidos para o tráfego, olhando para a esquerda, depois a direita, depois à esquerda novamente.

• Ficar sempre dentro da visão do motorista de ônibus.

• Nunca se mover dentro do ônibus. Sentar-se e permanecer no lugar com o cinto de segurança.

• Obedecer o motorista e falar baixinho para que o motorista possa se concentrar.

• Nunca colocar braços ou o corpo para fora de uma janela do ônibus.

 

Em um veículo próprio

Muitos pais optam por conduzir os seus filhos à escola. Seja um condutor seguro, isto é ainda mais importante quando as crianças estão no veículo, especialmente durante a hora do rush da manhã e à noite, quando o tráfego é muitas vezes mais pesado. Aqui estão mais dicas úteis:

• Não abra mão em relação ao uso do cinto de segurança.

• Seja claro com sua criança sobre as normas para uma condução segura e oriente-a. Distrações como música alta, telefones celulares, conversa, comida e bebida devem ser evitadas. E é uma obrigação avisá-las dos perigos.

• Não deixe de seguir as práticas de segurança e da lei para seus passageiros pequenos (cadeirinhas, assentos elevados e cinto de segurança).

• Todas as crianças com menos de 10 anos de idade devem andar no banco traseiro.

Leia também: Andando com crianças no carro: cadeirinha, cinto de segurança e airbag – informações para famílias

 

A pé

Para as crianças que vivem perto o suficiente para caminhar até a escola, ir a pé oferece alguns benefícios reais. Nestes tempos em que a obesidade infantil está em um nível epidêmico, caminhar para a escola ajuda a garantir que as crianças comecem a praticar regularmente algum tipo de exercício. Essa pode se tornar uma atividade saudável e um momento para os pais compartilharem com seus filhos.

• Considerar se o seu filho tem as habilidades necessárias para caminhar com segurança para a escola. Ele pode ficar alerta para os perigos do trânsito? Consegue ficar focado sem se distrair e chegar atrasado?

• Faça o trajeto você mesmo antes de levar seu filho junto. Certifique-se que a rota que ele terá oferece boa visibilidade, é relativamente livre de riscos, tem muito espaço para pedestres a uma distância segura do tráfego e não envolve cruzamentos perigosos.

• Considere a luminosidade disponível quando o seu filho estiver andando. Independentemente da visibilidade, faça com que seu filho vista roupas coloridas para que os condutores o enxerguem.

• Se as condições meteorológicas extremamente quentes ou frias são uma preocupação, tenha um plano de transporte alternativo. Para os dias quentes, dê uma garrafa de água para o seu filho levar. Para dias frios, certifique-se que ele está bem agasalhado.

•  Verifique se há outras crianças da vizinhança do seu filho para acompanhá-lo.

 

De bicicleta

Tal como acontece com caminhadas, andar de bicicleta para a escola oferece benefícios de saúde maravilhosos para o seu filho. É outra maneira de compartilhar um bom exercício com a criança. Além de ser exposta ao tráfego, bicicletas podem apresentar algumas preocupações específicas de segurança. Mas tomar medidas básicas podem ajudar a diminuir os riscos.

• Capacete de bicicleta é uma obrigação.

• Roupas coloridas e brilhantes ajudam os condutores a verem os ciclistas com mais clareza. Supervisione as roupas do seu filho de modo a torná-lo mais visível.

• As crianças só devem ser autorizadas a andar quando há muita luz. Ao entardecer ou à noite nunca deve ser permitido.

• Crianças pequenas (até 9 anos) só devem andar com supervisão de um adulto e nunca na rua.

• Use o seu julgamento para permitir que as crianças mais velhas andem em grandes avenidas. Dependendo da quantidade de tráfego de veículos pesados, considere limitar a circulação.

Atualizado em 26 de janeiro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.