PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Semana da criança e a Humanização Hospitalar
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Semana da criança e a Humanização Hospitalar

Semana da criança e a Humanização Hospitalar

12/10/2017
  2132   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Esta semana de outubro quando se comemora, entre outras coisas, o Dia da Criança, é um motivo a mais para um Hospital Pediátrico como o Sabará mostrar seus aspectos humanistas.

Humanização hospitalar é uma coisa que vem sendo muito difundida como algo a se buscar por grande parte das instituições de saúde, sejam públicas através do humanizaSUS, seja nos hospitais da rede suplementar.

Hoje em dia o jargão da moda é “Experiência do Paciente”, ou seja, o que os pacientes experimentam durante sua permanência no hospital. Existem várias ferramentas e métodos para medir isso.

dr_setubal_Semana_da_criança_e_a_Humanização_Hospitalar_12_10_2017_02

Há muitos anos, antes até de iniciar o projeto que deu origem ao Sabará Hospital Infantil, já fazíamos coisas que hoje são indicadas pelos estudiosos da experiência do paciente. Creio que, neste aspecto, trabalhar em pediatria é estar à frente das outras especialidades. As pessoas que atuam com pacientes pediátricos geralmente são mais “humanizadas”, trabalham melhor em equipes multidisciplinares e sabem envolver a família nas decisões, já que na maioria das vezes o paciente não pode decidir por ele. Aprendemos a ouvir e observar.

Voltando ao dia da criança no Sabará Hospital Infantil, cito uma ação de humanização e de experiência do paciente que repetimos há 4 anos, sempre com muito sucesso. É impressionante ver como o clima do hospital muda com a presença de super-heróis fazendo a limpeza anual dos vidros das fachadas. Crianças riem e querem brincar com eles, adultos que as acompanham têm alguns minutos de alegria e descontração. Funcionários esquecem o estresse de um hospital sempre cheio. Pedestres e motoristas param para ver o que está acontecendo e depois seguem seu caminho com um sorriso no rosto.

dr_setubal_Semana_da_criança_e_a_Humanização_Hospitalar_12_10_2017_03

Essa foi uma ideia que tivemos vendo um vídeo de um hospital americano. Foi tratada como uma ação do grupo de Humanização e desde então é parte do escopo deste grupo organizar com o setor administrativo essa ação. Talvez aí resulte o sucesso da ação nestes anos todos. Essa foi uma ideia para melhorar a vida da criança internada, numa semana que se comemora a criança. Qualquer internação é triste, mas em algumas datas, isso fica pior. Nessa semana o Sabará Hospital Infantil se esforça com várias atividades para nossos pacientes, tornando assim sua vida dentro do hospital um pouco menos ruim.

Parabéns a todos que tornam esse momento possível. Como digo sempre, é um orgulho presidir uma organização que conta com pessoas como vocês.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

dr_setubal_Semana_da_criança_e_a_Humanização_Hospitalar_12_10_2017_04

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.