PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Sinais de alerta para os pais de adolescentes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Sinais de alerta para os pais de adolescentes

Sinais de alerta para os pais de adolescentes

09/11/2016
  5310   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A adolescência não é um momento fácil para os pais e também para os jovens. É uma época de transições tumultuosas que acompanham o adolescente tanto físico, como emocional, hormonal, sexual, social e intelectualmente e as pressões e problemas podem muito facilmente parecerem esmagadores.

 

Para muitos adolescentes, estas e outras pressões podem levar a uma ou mais de uma variedades de distúrbios mentais; todos são motivos de preocupação, e alguns podem ser fatais.

 

Dicas para os pais:

  • Manter comunicação constante, aberta e honesta: seus filhos devem saber que eles podem falar com você sobre qualquer coisa, você tem que ter o compromisso de abordar temas de interesse e fazê-lo abertamente. Fale sobre suas próprias experiências e medos quando você era um adolescente para que eles saibam que eles não estão sozinhos; nem são as suas ansiedades únicas.
  • Entenda que transtornos mentais são tratáveis: prepare-se com informações sobre os transtornos mentais mais comuns entre adolescentes; fale com o pediatra do seu filho, o departamento de saúde local, o líder religioso, e os representantes da escola do seu filho sobre que tipo de informações estão disponíveis a partir deles.
  • Esteja atento ao comportamento do seu filho adolescente: A adolescência é, na verdade, um momento de transição e mudança. Mudanças agudas, dramáticas e bruscas de comportamento podem ser fortes indicadores de problemas graves de saúde mental.

 

“Bandeiras vermelhas” da Saúde Mental. Os pais devem estar alertas para:

  • Sono excessivo, além de fadiga adolescente de costume, o que poderia indicar depressão ou abuso de substâncias; dificuldade em dormir, insônia e outras perturbações do sono.
  • Perda da autoestima
    • Abandono ou perda de interesse em passatempos favoritos
    • Inesperado e rápido declínio no desempenho escolar
    • Perda de peso e perda de apetite, o que pode indicar um distúrbio alimentar
    • Mudanças e alterações de personalidade, como agressividade e excesso de raiva que são acentuadamente fora do personagem e poderiam indicar psicológica, drogas ou problemas sexuais

Os Principais Problemas de saúde mental:

  • Depressão: Enquanto todos nós estamos sujeitos a “tristezas”, a depressão clínica é uma condição médica séria que requer tratamento imediato.

Prestar atenção para:

  • Mudanças nos padrões de sono
  • Choro inesperado ou mau humor excessivo
  • Hábitos alimentares que resultam na perda ou ganho de peso
  • Expressões de desesperança ou inutilidade
  • Paranoia e sigilo excessivo
  • Automutilação, ou menção de ferir a si mesmo
  • Preocupações obsessivas-imagem corporal
  • Isolamento excessivo
  • Abandono de amigos e grupos sociais
  • Distúrbios alimentares e preocupação com a imagem corporal podem se tornar obsessões, resultando na perda de peso surpreendente, que afeta gravemente a saúde do adolescente:
    • Anorexia: Evitar alimentos e mudanças perceptíveis nos hábitos alimentares devem provocar preocupação.
    • Bulimia: o vômito forçado depois de comer – estar alerta tanto para perda de peso dramática, sem mudanças nos hábitos alimentares (que poderia, é claro, indicar outros problemas de saúde que requerem atenção de um médico) e também para idas imediatas para o banheiro ou outro local privado após uma refeição.
  • O abuso de drogas lícitas (álcool) ou ilícitas, além da pressão dos pares, problemas de saúde mental podem levar adolescentes não só para experimentar com álcool e drogas, mas também de usar substâncias para “automedicação”. E, além de estar ciente dos sinais físicos e comportamentais de abuso de álcool e drogas, os pais devem também estarem alertas para prescrição de medicamentos de uso indevido e abuso.

 

De acordo com a AAP, o uso indevido de drogas de prescrição médica por adolescentes é apenas a terceira causa, atrás da maconha e abuso de álcool. Os medicamentos encontrados em farmácias podem ser utilizados, como remédios de resfriados, tosse, estimulantes cerebrais etc.

 

 

Se as suas preocupações são graves, discuta-as com o seu pediatra. Muitos problemas de saúde mental exibem manifestações físicas – perda de peso, sendo o mais dramático, mas não o único – o seu pediatra pode oferecer tanto a avaliação médica inicial e também encaminhá-lo para organizações de saúde mental e profissionais para aconselhamento e tratamento em caso de necessidade.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Fonte Adaptado de saudável Crianças Magazine, Inverno 2007

 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.