PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Sobre o auto-controle dos bebês e seu desenvolvimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Sobre o auto-controle dos bebês e seu desenvolvimento

Sobre o auto-controle dos bebês e seu desenvolvimento

11/01/2016
  2834   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

 

O auto-controle é uma das funções mais importantes a serem desenvolvidas, já que não nascemos com essa habilidade. As crianças devem desenvolvê-lo para que possam ter capacidade de seguir regras e entender limites, algo que para todos os humanos é fundamental para vivermos em sociedade. Essa função é a competência de lidar com os fortes sentimentos e ser capaz de evitar fazer algo que muitas vezes desejamos, mas que não nos é permitido. O desenvolvimento do auto-controle inicia-se no nascimento e continua por toda a nossa vida.  As crianças pequenas aprendem-no através das interações com os colegas e a condução de seus pais e outros adultos amorosos.

Ele é relacionado à capacidade de lidar com frustrações, já que resistir aos impulsos, postergar ações e prazeres leva à insatisfação e ao desconforto, frustração, raiva, que necessitam ser apaziguados. Logo para o auto-controle é necessário acalmar-se. Bebês já possuem habilidades de se auto-acalmar, o que é o início do auto-controle, já nos primeiros meses de vida. Por exemplo, muitos nenéns aprendem a se tranquilizar chupando o dedo ou uma chupeta quando tem que lidar com a espera enquanto sua mãe se prepara para alimentá-lo. Um outro exemplo:

 

Um bebê de 9 meses agarra o controle remoto da televisão. Está feliz porque fica apertando os botões quando sua mãe gentilmente tira de suas mãos e guarda na estante. Ela diz: “O controle não é um brinquedo, querido. Mas que tal isso no lugar?”. Dá a ele um brinquedo com botões para apertar e abrir portinhas. Esse bebê está aprendendo sobre auto-controle porque tem que aceitar um divertimento substituto para explorar com suas mãos!

 

Essas são formas de ensinar que existem momentos em que o prazer pode ser postergado ou substituído e assim mostrar que não há necessidade de tristeza, de desespero. É importante ter sempre em mente que regras não funcionam com bebês. Eles não entendem, não tem capacidade de lembrá-las e não conseguem parar de tocar e explorar o ambiente, muitas vezes. Logo, cabe ao adulto certificar-se de que estão a salvo quando brincam e dar-lhes opções para que fiquem tranqüilos.

 

Mas o que fazer para ajudar os bebês a desenvolver auto-controle? Aí vão algumas dicas:

 

Ajudá-los a aprender como se acalmar! Nenéns têm diferentes formas de se aliviar. Alguns dependem de muito contato, como ser embalados e abraçados, enquanto outros gostam de ser embrulhados em mantas ou deixados quietos por um tempo. Muitos se tranqüilizam com canções, enquanto outros chupam alguma coisa ou mesmo o dedo. Tentando diferentes formas de ajudar os pequenos a ficar tranqüilos, incentivando-os nessa busca, estamos ajudando-os a aprender como se acalmar por si próprios.

 

Busque formas de você se acalmar! Ouvir os choros dos filhos pode ser muito estressante e frustrante. Pode fazer com que se sinta preocupado e até mesmo impotente quando deseja que o bebê sinta-se melhor mas não consegue descobrir como. Quando sentir-se assim o melhor é colocar seu filho em um lugar seguro (como o berço), respirar um pouco, acalmar-se. Quanto mais tranqüilo(a) estiver, mais sereno seu filho ficará.

 

Ensine a eles o que podem fazer, não só o que não conseguem. Por exemplo, se seu bebê de 10 meses estiver jogando seu carrinho de brinquedo pela casa, gentilmente pegue-o de sua mão e dê a ele uma bola. Ao longo do tempo, experiências como essa ajudam-no a aprender o certo e o errado. Mas, lembre-se, com 10 meses, nenéns não são capazes de memorizar regras, portanto ele pode novamente repetir o que fez errado.

 

Lembre-se, você não estraga o bebê cuidando dele. Se estiver chorando, muitas vezes é porque necessita de você para abraçá-lo, acalmá-lo. Bebês precisam de amor e conforto. Isso ajuda-o a crescer para ser uma criança segura e confiante. Pode-se também ensinar que ele pode contar com você, o que o faz sentir-se seguro e protegido.

 

Portanto, frustrações e limites são fundamentais para o desenvolvimento do auto-controle, pois ensinam que nem tudo é permitido, mas acalmar-se é condição essencial para que isso ocorra, o que deve ser estimulado desde o nascimento.


Fonte: http://www.zerotothree.org/child-development/social-emotional-development/self-control-birth-12-months.html

assinatura_leticia

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.