11 2155-9358
Institucional Blog Pesquisas CEP FJLES Cursos
Data inicial
Estágio Hospitais Boletins Releases Parcerias
Ícone Data Final
Busca rápida
Busca avançada
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Ícone Data final
Busca rápida
Busca avançada
dr_setubal_Temperatura_do_corpo_e_a_febre_19_04_2017

A temperatura do ser humano é constante e geralmente pouco abaixo de 37 graus centigrados. A febre é sinal de que alguma coisa está errada no organismo.

A febre acontece quando o “termostato” interno do corpo eleva a temperatura corporal acima do seu nível normal. Este termostato é encontrado em uma parte do cérebro chamada hipotálamo. O hipotálamo sabe qual temperatura seu corpo deve ter (geralmente em torno 37 ° C) e enviará mensagens ao seu corpo para mantê-la dessa forma.

A temperatura da maioria das pessoas ainda muda um pouco durante o dia: geralmente é um pouco menor de manhã e um pouco mais alta à noite e pode variar conforme as crianças correm, brincam e se exercitam.

Às vezes, porém, o hipotálamo pode “redefinir” o corpo a uma temperatura mais elevada em resposta a uma infecção, doença ou alguma outra causa. Por quê? Os pesquisadores acreditam que transformar o calor é a maneira do corpo de combater os germes que causam infecções e tornar o corpo um lugar menos confortável para eles.

Em crianças saudáveis, as febres geralmente não indicam nada sério. Embora possa ser assustador quando a temperatura da criança sobe a febre em si não causa danos e pode realmente ser uma coisa boa – é, muitas vezes, a maneira do corpo de combater infecções. E nem todas as febres precisam ser tratadas. Febre alta, no entanto, pode fazer uma criança sentir-se desconfortável e trazer problemas como desidratação ou dor de cabeça.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: http://kidshealth.org

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais

Avatar
Dr. José Luiz Setúbal
Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

Postagens Relacionadas