PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Uma Fundação para cuidar da saúde infantil
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Uma Fundação para cuidar da saúde infantil

Uma Fundação para cuidar da saúde infantil

04/09/2014
  2942   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Sala de Tomografia

Cuidar de crianças e adolescentes com ética, qualidade e responsabilidade. Com base neste alicerce, criou-se o Pronto Socorro Infantil Sabará, em 1962.

Após pouco mais de dez anos de sua criação e com o objetivo de promover a excelência no atendimento entra em atividade a primeira UTI Neonatal e Pediátrica, com modernos equipamentos e uma equipe técnica conceituada. O fato possibilitou ao hospital tornar-se referência no cenário pediátrico brasileiro.

Em outubro de 2005, o pediatra Dr. José Luiz Setúbal adquire o hospital com planos de criar uma Fundação para realizar atividades de Ensino, Pesquisa e Atendimento em saúde infantil. O hospital, então, é doado para se unir a Fundação Hospital Infantil Sabará, mais tarde renomeada de Fundação José Luiz Egydio Setúbal, em homenagem ao instituidor.

Como parte do processo de transformação, em 2009 inicia-se a construção de um novo hospital capaz de atender dos problemas mais simples aos mais complexos em saúde infanto-juvenil, sempre alinhado ao conceito de “Children’s Hospital“: Integração que vai do atendimento básico no pronto-socorro até intervenções e procedimentos de última geração. Além da promoção do ensino e pesquisa.

O hospital foi doado para a Fundação José Luiz Setúbal, criada no final de 2010 com a missão de atuar em Saúde infantil. A fundação entende a saúde não em oposição à doença, mas como bem estar do individuo nas dimensões biopsicossocial, conforme definição da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Em 2011, foi criado o Instituto Pensi, uma OSCIP que ficou responsável pela parte da educação, ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação.

A questão que se impunha neste momento era: Como utilizar um Hospital de referência em pediatria e que gera recursos financeiros para promover a  transformação social?

A resposta encontrada foi: Usar as expertises do hospital para realizar a missão proposta à Fundação José Luiz Setúbal

Assistência à saúde: Realizada pelo hospital e pelos Centros de Excelência

Ensino, Treinamento e Formação de profissionais: Utilizando as instalações e profissionais da saúde que atuam no hospital e no Instituto Pensi por meio de cursos, campos de estágios e simpósios ou congressos.

Desenvolvimento de Pesquisa: Realizadas pelo Instituto Pensi utilizando como fonte os pacientes do hospital.

Voluntariado e Apoio às Causas relacionadas à Saúde Infantil: Organizado e administrado pelo Instituto Pensi e realizado em parcerias com outras organizações não governamentais.

Divulgação de informações: Feitas pelas mídias sociais, mídias de informação ao público em geral e por meio de trabalhos científicos.

Modelo de gestão e de governança: Utilizando o corpo administrativo da Fundação e de colaboração com instituições públicas. O objetivo é ajudar a melhorar métodos e processos gerenciais e administrativos.

Durante o ano de 2013, foram criados três núcleos de pesquisa e em 2014 criou-se a parceria com o NCPI (Núcleo de Ciência na Primeira Infância) que é uma associação entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (mantenedora), o Insper, a Faculdade de Medicina da USP, o Hospital Infantil Sabará (representando a FJLES), o Child Developing Center de Harvard e DR CLAS (David Rockfeller Center for Latin America Studies).

Nutrição e Metabolismo: Atuação em dificuldade alimentares, sob coordenação do Prof. Dr. Mauro Fisberg

Doenças Alérgicas e Respiratórias: Atuação em bebês chiadores sob coordenação do professor Dr. Dirceu Solé

Doenças infecciosas e vacinas: Coordenada pelo Prof. Dr. Marco Aurélio Safadi com atuação em diarreias virais

Para 2014, a meta é criar o Núcleo de Desenvolvimento Infantil e estabelecer parceria com o NCPI, que será coordenada pelo Prof. Dr. Lino de Macedo.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.