PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
UTI ou CTI em pediatria
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
UTI ou CTI em pediatria

UTI ou CTI em pediatria

17/05/2012
  6192   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Em São Paulo, chama-se de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) o local onde se cuida de pacientes graves que estão internados no hospital. Já no restante do país, o termo mais usado é CTI (Centro de Terapia Intensiva).

Neste mês de maio, o Hospital Infantil Sabará abre mais 6 leitos em sua UTI. No Brasil, é difícil conseguirmos números, mas a do Sabará parece ser uma das maiores UTIs pediátricas do país. Equipada com o que há de mais moderno em termos de aparelhos e contando com uma equipe multiprofissional de alto nível em todas as dimensões, ou seja, médicas, de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia, nutrição, apoios psicológico e de suporte.

A filosofia de cuidado segue a do Hospital Sabará, conhecido pela sua relação humanizada entre pacientes, familiares e seu corpo técnico operacional. Os apartamentos da UTI são individuais, com banheiros próprios, com acomodação confortável para acompanhante e com a possibilidade dos pais permanecerem com a criança por 24 horas.

Leia também: A participação dos pais nos cuidados do bebê na UTI

O ambiente físico foi pensado para diminuição do estresse causado nas situações de internações graves. Conta com apoio do grupo de músicos e de contadores de histórias que podem amenizar o clima da internação.

Nossos profissionais atendem com carinho e competência tanto os casos de cirurgias complexas como as de coração, as neurológicas, ortopédicas, urológicas, e de emergências (os casos clínicos de doenças respiratórias, de hemodiálise, oncologia infantil e de pacientes complexos com doenças neurológicas e genéticas).

Atualizado em 11 de março de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.