11 2155-9358
Logo Pensi
Institucional Blog Pesquisas CEP FJLES Cursos
Data inicial
Estágio Hospitais Boletins Releases Parcerias
Ícone Data Final
Busca rápida
Busca avançada
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Ícone Data final
Busca rápida
Busca avançada

O problema aparece em 1 a cada 250 recém-nascido

O torcicolo congênito é uma contratura muscular que aparece nas primeiras semanas de vida e faz com que o bebê fique com a cabeça virada para um dos lados.

É relativamente comum, aparecendo 1 caso em cada 250 nascimentos, mas não se sabe a causa. Parece ter relação com o tipo de parto (apresentação cefálica) e com a posição do bebê dentro do útero.

Além da posição da cabeça, muitas vezes, nota-se um caroço na região do pescoço, que pode ter o tamanho de uma azeitona.

O tratamento é feito por meio de fisioterapia, com manobras de alongamento do músculo e geralmente o problema desaparece entre 6 meses a 1 ano. Nos casos mais graves, quando a criança pode apresentar deformidades cranianas e faciais ou a limitação do pescoço não regride, pode ser necessário fazer uma cirurgia.

Se o seu bebê fica virado só para um lado, converse com seu pediatra, pois o não tratamento do torcicolo pode acarretar em problemas para a criança.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: “Torcicolo congênito: avaliação de dois tratamentos fisioterapêuticos”
Rev. paul. pediatr. vol.26 no.3 São Paulo Sept. 2008
Luciane Zanusso PagnossimI; Augusto Frederico S. SchmidtII; Joaquim Murray Bustorff-SilvaIII; Sérgio Tadeu M. MarbaIV; Lourenço SbragiaV – Up to date

Instituto Pensi
O Instituto Pensi é o braço de ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal enquanto o Hospital Infantil Sabará é seu braço de assistência médica.

Postagens Relacionadas