11 2155-9358
Logo Pensi
Institucional Blog Pesquisas CEP FJLES Cursos
Data inicial
Estágio Hospitais Boletins Releases Parcerias
Ícone Data Final
Busca rápida
Busca avançada
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Ícone Data final
Busca rápida
Busca avançada
 

Histórico

Uma Fundação para pensar a saúde infantil

Cuidar de crianças e adolescentes com ética, qualidade e responsabilidade foi a filosofia com que, em 1962, foi criado o Pronto Socorro Infantil Sabará. Primando pela excelência no atendimento, pouco mais de dez anos após, se torna o Hospital e Pronto Socorro Infantil Sabará, e é o pioneiro na implantação de uma UTI Neonatal e Pediátrica no Brasil, com modernos equipamentos e uma equipe técnica conceituada. Tornando-se uma referência no meio pediátrico brasileiro.

Em outubro de 2005 o pediatra Dr. José Luiz Setúbal, adquire o hospital com planos de criar uma Fundação para realizar atividades de Ensino e Pesquisa e Assistência em saúde infantil. O hospital é doado para instituir a Fundação Hospital Infantil Sabará, mais tarde renomeada de Fundação José Luiz Egydio Setúbal, em homenagem ao seu instituidor.

Como parte do processo de transformação, em 2009 inicia-se a construção de um novo hospital capaz de atender os problemas de todas as complexidades em saúde infanto-juvenil, alinhado ao conceito usado nos grandes hospitais pediátricos do Mundo, que integra desde o atendimento básico no pronto-socorro e clínicas especializadas a intervenções e procedimentos de última geração. Aproveitando de toda essa experiência, realiza importante papel nas áreas de ensino e pesquisa e projetos sociais na área de saúde da criança e do adolescente.

A Fundação José Luiz Setúbal, é instituída ao final de 2010, tendo como missão atuar em Saúde infantil. Entendendo a saúde não como uma oposição à doença, mas como bem estar da pessoa nas dimensões biopsicossocial conforme definição da Organização Mundial de Saúde.

Em 2011 é criado o Instituto Pensi, uma OSCIP que ficou responsável pelas áreas de educação, ensino, pesquisa e projetos sociais da Fundação.

A questão que se impunha neste momento era: Como utilizar um Hospital de referência em pediatria e que gera recursos financeiros para ser agente de uma transformação social?

A resposta encontrada foi de usar as expertises do hospital para poder realizar a missão proposta para a Fundação José Luiz Egydio Setúbal

Assistência à saúde: realizada pelo Hospital Infantil Sabará e pelos Centros de Excelência e nas pesquisas clínicas realizadas no Instituto Pensi.

Ensino, Treinamento e Formação de profissionais: utilizando as instalações e profissionais da saúde que atuam no hospital e no Instituto Pensi.  Realizaremos esta tarefa através de cursos, campos de estágios e simpósios, cursos ou congressos.

Desenvolvimento de Pesquisa:    Realizadas pelo Instituto Pensi, utiliza como fonte as informações e os pacientes do hospital e de outros locais. Queremos investigar nossa realidade e poder ajudar às políticas públicas do país.

Voluntariado e Apoio às Causas relacionadas a Saúde Infantil: organizado e administrado pelo Instituto Pensi e realizado em parcerias com outras organizações não governamentais e governamentais.

Divulgação de informações; feitas pelas mídias sociais, mídias de informação ao público em geral e através de trabalhos científicos, livros e cursos para os mais diversos públicos.

Modelo de gestão e de governança: utilizando o corpo administrativo da Fundação e de colaboração com instituições públicas onde podemos ajudar a melhorar métodos e processos gerenciais e administrativos em hospitais pediátricos.