11 2155-9358
Logo Pensi
Institucional Blog Pesquisas CEP FJLES Cursos
Data inicial
Estágio Hospitais Boletins Releases Parcerias
Ícone Data Final
Busca rápida
Busca avançada
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Ícone Data final
Busca rápida
Busca avançada
 

Nutrologia – Centro de Dificuldades Alimentares Infantil

Coordenação do Prof. Dr. Mauro Fisberg – Unifesp

Conheça a Equipe

O que são dificuldades alimentares:

Além do papel social, cultural e afetivo, a alimentação na vida da criança tem a função de oferecer todos os nutrientes e a energia necessários para garantir o desenvolvimento e o crescimento saudável. Do nascimento à adolescência, podem surgir desde simples dúvidas e dificuldades comportamentais até problemas orgânicos mais graves que necessitam de ajuda profissional.

As pesquisas internacionais revelam que de 10 a 25% das crianças têm alguma dificuldade alimentar, e esse comportamento aumenta o risco de alterações de crescimento, deficiências de vitaminas e de minerais, infecções de repetição, perda exagerada de peso, problemas no aprendizado e, ainda, abre as portas para a obesidade. Tanto a falta como o excesso de energia não são bem-vindos para o desenvolvimento infantil.

 

Algumas situações alimentares:

Crianças com Dificuldades de Alimentação

Na consulta pediátrica rotineira, que é bastante complexa e envolve o cuidado integral da criança, nem sempre há espaço para abordar o tema de forma tão específica. Muitos casos exigem uma avaliação mais especializada que inclui outros profissionais de saúde.

A participação de uma equipe de profissionais relacionados à saúde da criança que trabalha em conjunto e que participa do acompanhamento de forma integrada torna-se extremamente indicada e necessária para um desfecho de sucesso, pois a alimentação é uma atividade muito ampla que contempla aspectos biológicos, emocionais e sociais.

  • Para avaliar questões como a mastigação e a deglutição, o fonoaudiólogo é requerido na equipe para fornecer informações, por exemplo, sobre a capacidade que a criança possui para enfrentar texturas diferenciadas, a evolução das consistências e a presença ou não de fatores limitantes para a terapia.
  • A avaliação nutricional é realizada por nutricionista para verificação da rotina alimentar que pode detectar excessos, as carências nutricionais e planejar uma intervenção que pode incluir desde educação alimentar até aspectos comportamentais da família toda.
  • O apoio de especialistas em psicologia também pode ser necessário, tanto para o acompanhamento da criança como da família no decorrer do tratamento.

 

Local do Centro de Dificuldades Alimentares
O Centro de Dificuldades Alimentares esta situado no Instituto de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil (PENSI) mantido pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal – Hospital Infantil Sabará, localizado na região Oeste no Município de São Paulo/SP.

 

A quem se destina?

O Centro de Dificuldades Alimentares está pronto para receber bebês, crianças e adolescentes que tenham queixas de problemas ou inadequação na alimentação como por exemplo:

  • Seletividade alimentar
  • Rotina alimentar inadequada
  • Excesso de peso
  • Dislipidemias (colesterol e triglicérides alto)
  • Necessidades especiais de suplementação de vitaminas e minerais
  • Acompanhamento fonoaudiológico

 

Como é o tratamento das Dificuldades Alimentares?

Tratamento da Dificuldade Alimentar Infantil

Na primeira consulta o paciente é avaliado pelos três profissionais da equipe multidisciplinar (médico, nutricionista e fonoaudiólogo). Após este momento, cada caso é discutido em uma reunião de equipe para que o tratamento do problema apresentado seja traçado com uma abordagem ampla e especializada.

Na consulta devolutiva, o paciente traz os resultados dos exames, recebe as primeiras orientações e novas consultas são agendadas – conforme necessidade – para a aplicação das terapias sugeridas. Em linhas gerais, os planos de tratamento traçados podem ser compostos por cardápios e atividades de educação nutricional (nutricionista), medicações (pediatra), estimulação e restabelecimento de funções orais (fonoaudióloga) ou ainda encaminhamentos para profissionais de outras áreas.

Para saber maiores informações e agendar uma consulta entre em contato através do telefone 11 2155-9358, de segunda a sexta-feira das 08h30 às 17h30.

 

Endereço do Centro de Dificuldades Alimentares Infantil:

Instituto PENSI, Av. Angélica 1968, 7° andar, cj. 71. São Paulo – SP
Prédio em frente ao Hospital Infantil Sabará