11 2155-9358
Logo Pensi
Institucional Blog Pesquisas CEP FJLES Cursos
Data inicial
Estágio Hospitais Boletins Releases Parcerias
Ícone Data Final
Busca rápida
Busca avançada
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Ícone Data final
Busca rápida
Busca avançada
 

Projetos Sociais

O instituto PENSI, cumprindo seu papel social, apoia e atua em diversas iniciativas sociais e de pesquisa de instituições que contribuem para o universo infantil e adolescente.

AUTISMO & REALIDADE

Em 2015 a ONG” Autismo & Realidade” se tornou um núcleo do Instituto PENSI. O foco do trabalho é ensino e pesquisa científica que produzam conhecimento sobre Transtornos do Espectro Autista (TEA). Trabalha em campanhas de conscientização, projetos e parcerias de capacitação como o edital de pesquisa científica específico para Autismo no Brasil, a capacitação de pais para manejo do comportamento, para a inclusão de seus filhos na escola e a publicação de guias e manuais para pais, professores e cuidadores.

 

Projeto Creche

Comprometida em favorecer o desenvolvimento da PRIMEIRA INFÂNCIA o Instituto PENSI estabelece parcerias com o objetivo de disseminar conhecimento sobre saúde infantil para a comunidade em geral. Como parte deste compromisso, desenvolve desde setembro de 2014, em parceria com a Fundação Tide Setúbal, um projeto piloto de formação dos profissionais que atuam na CEI JARDIM LAPENA, bairro de São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo. Este bairro segundo o último censo do IPEA apresenta grande índice de vulnerabilidade social. Em 2015 o projeto possibilitou aos profissionais de 2 creches uma capacitação com profissionais da Fundação José Luiz Egydio Setúbal que abordaram, entre outros assuntos, saúde e desenvolvimento da criança em uma perspectiva teórica e prática. O projeto beneficiou mais de 60 profissionais da creche impactando 675 crianças e suas famílias.

Projetos Sociais - Projeto Creche

 

Rede Nacional da Primeira Infância

Formada por 158 organizações da sociedade civil que atuam na promoção e defesa dos direitos da primeira infância, com foco de ação em educação, cultura, saúde e assistência social. Participamos ativamente de grupos de trabalho de saúde e brincar.

 

Núcleo Ciência pela Primeira Infância:

A parceria com o Núcleo Ciência pela Primeira Infância (NCPI), do qual também fazem parte a Harvard University, David Rockefeller Center for Latin American Studies, Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Insper e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, possibilita a pesquisa e reflexão sobre a Primeira Infância (0 a 6 anos) e auxiliar na elaboração de políticas públicas .

 

Instituto Saúde e Sustentabilidade:

A Fundação José Luiz Egydio Setubal é mantenedora da ONG que atua nos problemas relacionados ao meio ambiente como gerador de agravo à saúde, como doenças respiratórias e obesidade, buscando melhorias e gerando alertas para a sociedade.

 

Virada da Saúde

Em parceria com o Instituto Saúde e Sustentabilidade, participamos da 1º Virada da Saúde em 2015, disponibilizando durante todo um dia nossa estrutura física e palestrantes de diversas áreas relacionadas à saúde infantil para o encontro com pais afim de discutir os temas diversos relacionados à saúde e desenvolvimento infantil.

 

Encontro com mães blogueiras

Em agosto de 2015 em parcerias com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Instituto Itaú Social, o Instituto PENSI promoveu encontro com mães blogueiras para discutir os seguintes temas: A leitura para a criança, A criança e o Brincar e Crianças e as Telas. O evento teve transmissão ao vivo via internet, onde aconteceram várias interações. Contamos com 40 participações, e 4 horas de duração.
No mês de outubro, realizamos junto com o Núcleo de pesquisa CDA – Centro de Dificuldades Alimentares, o encontro para discutir o tema a Criança que não come ou come demais. O evento teve a participação de 20 mães e duração de 3h.

Fórum de Filantropos e Investidores Sociais – promoção e troca de experiências entre investidores sociais e articulação de parcerias

GIFE – O Instituto PENSI é associado do GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas) que tem como missão aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o desenvolvimento do bem comum. Participa de encontros que propiciam a troca de experiências a possíveis parcerias.

 

Projeto para o diagnóstico do Câncer Infantil no Amazonas

No final de 2016 o Instituto PENSI teve mais um projeto de incentivo fiscal PRONON – Programa nacional de Apoio à Atenção Oncológica – aprovado pelo Ministério da Saúde.

O Projeto “Telemedicina para a capacitação e orientação à distância de Agentes Comunitários de Saúde, Médicos e profissionais do Programa Saúde da Família para o acesso ao diagnóstico e tratamento do Câncer Infanto-Juvenil” tem como objetivo ampliar a capacidade no diagnóstico e acesso à assistência em caso de câncer em crianças e adolescente, de forma a ampliar suas chances de cura. O projeto acontece em 8 municípios do Amazonas: Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé.

Logos PRONON SUS Ministério da Saúde e Governo Federal