PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Responsabilidade Social Projetos Sociais
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Projetos Sociais

Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Projetos Sociais

O Instituto PENSI, cumprindo seu papel, apoia e atua em diversas iniciativas sociais e de pesquisa de organizações que contribuem para o universo infantil e adolescente.

Projeto de Telemedicina no Amazonas (PRONON/Ministério da Saúde)

Programa de capacitação e orientação à distância para profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) – Agentes Comunitários, Enfermeiros e Médicos – para o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil em oito cidades do Estado do Amazonas. Foram mais de 1.400 profissionais de saúde capacitados no ano de 2018 e, na segunda fase do projeto, a equipe de Especialistas discutirá casos e orientará médicos generalistas do Amazonas por meio da plataforma de Telemedicina.

Rede Nacional da Primeira Infância

É formada por 158 organizações da sociedade civil que atuam na promoção e defesa dos direitos da primeira infância, com foco em educação, cultura, saúde e assistência social. Participamos ativamente de grupos de trabalho de saúde e brincar.

Fórum de Filantropos e Investidores Sociais/IDES

Promoção e troca de experiências entre investidores sociais e articulação de parcerias.

Grupo de Institutos, Fundações e Empresas

O Instituto PENSI é associado ao Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), que tem como missão aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o desenvolvimento do bem comum. Participa de encontros que propiciam a troca de experiências a possíveis parcerias.

Projeto AMA (Atendimentos Multi Assistenciais)

O Instituto PENSI firmou uma parceria com a Associação Samaritano para a continuidade do Projeto AMA (Atendimentos Multi Assistenciais), que vem ao encontro da missão da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), na condução de projetos sociais. A parceria será ampliada no âmbito de Ensino e Pesquisa, tendo em vista o acesso à população atendida para fins de projetos de pesquisa e como campo de atuação para Residência Médica.

Projeto Creches

O projeto de pesquisa “Impacto da creche sobre crianças em território vulnerável” vem sendo desenhado desde o início de 2017 por integrantes da Fundação Tide Setúbal (FTAS), do Instituto PENSI e da FJLES, na perspectiva de trazer achados que possam contribuir com as políticas para o desenvolvimento saudável das crianças na primeira infância em periferias urbanas. Esse estudo tem como objetivo verificar – através de indicadores de saúde nutricional e de desenvolvimento psíquico – o efeito, em crianças de quatro anos de idade, vivendo em território vulnerável, de sua frequência em creche. Além disso, visa contribuir para a validação de um instrumento diagnóstico — o APEGI (Acompanhamento Psicanalítico de Crianças em Escolas, Grupos e Instituições) — sobre o desenvolvimento de crianças pequenas, construir um banco de dados e realizar estudos sobre a saúde nutricional das crianças de quatro anos que frequentam a pré-escola no Jardim Lapenna e em União de Vila Nova. A hipótese do estudo é a de que crianças que frequentaram creches apresentarão indicadores de desenvolvimento psíquico e nutricional comparativamente superiores às que não as frequentaram.

Núcleo Ciência pela Primeira Infância

A parceria com o Núcleo Ciência pela Primeira Infância (NCPI), do qual também fazem parte a Harvard University, David Rockefeller Center for Latin American Studies, Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Insper e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, possibilita a pesquisa e a reflexão sobre a Primeira Infância (0 a 6 anos) e auxiliar na elaboração de políticas públicas.

Virada da Saúde

Em parceria com o Instituto Saúde e Sustentabilidade, participamos da 1º Virada da Saúde em 2015, disponibilizando durante todo o dia nossa estrutura física e palestrantes de diversas áreas relacionadas à saúde infantil para o encontro com pais afim de discutir temas diversos relacionados à saúde e ao desenvolvimento infantil.

Encontro com mães blogueiras

Em agosto de 2015, em parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o Instituto Itaú Social, o Instituto PENSI promoveu um encontro com mães blogueiras para discutir os seguintes temas: A leitura para a criança, A criança e o Brincar e Crianças e as Telas. O evento teve transmissão ao vivo pela internet, onde aconteceram várias interações. Contamos com 40 participações em 4 horas de duração.

No mês de outubro, realizamos junto ao Núcleo de pesquisa CDA (Centro de Dificuldades Alimentares), o encontro para discutir o tema “A criança que não come ou come demais”. O evento teve a participação de 20 mães e duração de 3h.

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.