11 2155-9358
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Data final
Busca rápida
Busca avançada
 

Programas

Requisitos para Participar

Ter mais de 18 anos.
Ter disponibilidade mínima de 3 horas semanais.
Fazer nosso curso de capacitação para voluntários (9 horas teóricas e 18 horas práticas com supervisão durante 6 semanas).
Estar com a imunização (vacinas) em dia, de acordo com o calendário brasileiro de imunização. ( http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/197-secretaria-svs/13600-calendario-nacional-de-vacinacao)
Concordar em cumprir as políticas do hospital, os procedimentos e atender às expectativas esperadas.
Ter um bom domínio do idioma português, tanto oral quanto escrito.
Possuir um alto nível de maturidade, a fim de atender às necessidades de nossos pacientes, familiares e funcionários.
Estar disposto a brincar, contar histórias, fazer dobraduras, cantar músicas, reconfortar, acolher e ouvir.

Atividades do Programa de Voluntariado

Fornecemos brincadeiras terapêuticas que são idealizadas para reduzir o estresse e ajudar os pacientes a lidar com a internação.
Ajudamos a preparar as crianças para procedimentos médicos e cirúrgicos.
Fornecemos apoio emocional aos pacientes durante períodos de estresse.
Funcionamos em colaboração com o pessoal médico e como apoio para ajudar crianças e famílias.
Usamos atividades simbólicas para ensinar ao paciente e à família a lidar com as preocupações e experiências no hospital.
Ajudamos a esclarecer qualquer dúvida sobre o plano de tratamento pretendido.
Operamos as brinquedotecas que estão abertas a todos os pacientes.
Observamos as crianças para colaborar com a equipe da psicologia hospitalar. Oferecemos entretenimento e diversão.
Organizamos festas dentro do hospital em datas comemorativas, como Natal, Festa Junina, Páscoa, Dia das Mães, auxiliando na organização e no entretenimento.

Funcionamento do Programa de Voluntariado

O voluntário cede de 3 a 6 horas semanais para entreter crianças e adolescentes que estejam em consulta, avaliação médica ou internação. Nosso objetivo é tornar a estadia da criança menos hostil e mais acolhedora. Procuramos dar suporte técnico e psicológico aos nossos voluntários para que possam fazer seu trabalho mais facilmente e para que a experiência seja mais enriquecedora.

Locais para atuação:

Brinquedoteca do hospital.
Centro cirúrgico do hospital, recepcionando os pacientes que aguardam para realização de cirurgia.
Atuar junto às famílias e pacientes no pronto atendimento, unidade de internação e na UTI.

Capacitação para os Voluntários

Nossa capacitação teórica para o voluntariado é realizada a cada 02 meses, em média 5 capacitações ao ano; em horários alternativos; durante a semana a partir das 18h e uma capacitação aos sábados a partir das 08h.
As palestras têm como objetivo de garantir um treinamento físico-emocional, embasado na faixa etária das crianças e ao mesmo tempo, possibilitando o suporte à família.
Após a capacitação teórica, os voluntários são treinados por pessoas já preparadas para o dia a dia da prática hospitalar, conhecendo cada área – Pronto Socorro Infantil, Posso Ajudar, Exames, Sala de Medicação, Centro Cirúrgico, UTI, Internação e Isolamento, Brinquedoteca e Sala do Voluntariado. O treinamento prático possui uma duração de aproximadamente um mês e meio e são disponibilizados vários horários e dias para a realização.
Após este período, o voluntário passa a trabalhar de maneira autônoma, nos dias e horários escolhidos por ele, assim como na área do hospital que mais se identificou e sempre com supervisão dos profissionais do Hospital Infantil Sabará.
Colocamos a disposição dos voluntários cursos de aprimoramentos como contação de histórias, construção de brinquedos entre outros.