PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
10º Round de Inovação destaca o uso estratégico de dados e a cultura de inovação na saúde
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
10º Round de Inovação destaca o uso estratégico de dados e a cultura de inovação na saúde

10º Round de Inovação destaca o uso estratégico de dados e a cultura de inovação na saúde

15/04/2025
  73   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Na última edição do Round de Inovação do Sabará Hospital Infantil, realizada com apoio do Instituto PENSI, o tema central foi a cultura de inovação nas organizações de saúde, com foco no uso inteligente e estratégico de dados para transformação do setor.

O evento contou com a apresentação especial de Jacson Barros, especialista da AWS em saúde pública, ex-diretor do DATASUS e ex-CIO do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e com a moderação do Dr. Evandro Félix do Escritório de Inovações do Sabará Hospital Infantil e do gerente médico de Linhas de Cuidado e Inovação do Sabará Hospital Infantil, Dr. Rogério Carballo.

A conversa trouxe reflexões sobre como os dados podem ser utilizados de forma mais eficiente para promover inovação e melhorar a jornada do paciente.

Entre os principais pontos abordados estiveram:

  • A importância de adotar uma cultura data-driven nas instituições de saúde, com base em dados concretos para tomadas de decisão.
  • A necessidade de entender a jornada completa do paciente, indo além do momento da internação ou atendimento hospitalar.
  • Os desafios de interoperabilidade e a falta de padronização nos vocabulários médicos, que dificultam a integração de sistemas e o uso efetivo dos dados.
  • A relevância da governança de dados e da clareza de objetivos ao investir em soluções tecnológicas.
  • Os princípios de inovação aplicados pela AWS, como o foco no cliente, a simplicidade nas soluções e o pensamento em larga escala.
  • A crítica ao uso da tecnologia pela tecnologia: é preciso buscar soluções que de fato agreguem valor ao sistema de saúde e melhorem a experiência do paciente.
  • O papel do SUS como pilar essencial do cuidado em saúde no Brasil, especialmente em momentos críticos como a pandemia da COVID-19.

Jackson reforçou que é essencial se apaixonar pelo problema a ser resolvido, e não apenas pela solução tecnológica em si. Ele também deixou como dica final o uso da metodologia STAR (Situação, Tarefa, Ação e Resultado) para estruturar projetos de inovação de forma clara e eficaz.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal “Saúde da Infância”, no YouTube da Fundação José Luiz Egídio Setúbal, e permanece disponível no link abaixo:

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.