Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

11º Round de Inovação: Inteligência Artificial e eficiência na enfermagem

No dia 24 de abril, aconteceu o 11º Round de Inovação do Sabará Hospital Infantil, mais uma iniciativa do Escritório de Inovação do Sabará, com apoio do Instituto Pensi e da Fundação José Luiz Setúbal. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal Saúde da Infância, no YouTube, com o tema: “Inovação na área da enfermagem: melhoria da eficiência do processo de enfermagem e documentação clínica”.

Sob a moderação do Dr. Evandro Félix, representante do Escritório de Inovações do Sabará Hospital Infantil, e da gerente assistencial Magda Budzinski Milharesi, também do Sabará Hospital Infantil, a convidada especial da noite foi a professora Dra. Tamara Macieira, referência internacional em informática em enfermagem, ciência de dados e inteligência artificial aplicada à saúde, atualmente docente na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos.

Os desafios da documentação clínica

Um dos pontos centrais da palestra foi o impacto da burocracia e da documentação excessiva no trabalho da equipe de enfermagem. Estudos apontam que 40% dos enfermeiros nos Estados Unidos relatam intenção de deixar a profissão, devido à sobrecarga de trabalho e burnout.

Ela destacou como a forma tradicional de registro clínico consome tempo que poderia ser dedicado ao cuidado direto ao paciente.

Inteligência Artificial como solução

A grande aposta para enfrentar esse desafio é o uso de Inteligência Artificial (IA). Nesse sentido, a Dra. Tamara apresentou soluções como:

Além disso, ela ressaltou que um dos grandes problemas na tecnologia de saúde atual é a falta de participação ativa de enfermeiros no desenvolvimento de soluções digitais, o que muitas vezes resulta em sistemas pouco práticos para o dia a dia assistencial.

A experiência da startup liderada por enfermeiros

Dra. Tamara também compartilhou detalhes sobre sua startup, criada por enfermeiros para enfermeiros, focada em soluções de IA para otimizar a documentação clínica e melhorar a experiência dos profissionais na linha de frente.

A equipe multidisciplinar da startup inclui especialistas de engenharia, tecnologia e finanças, com o objetivo de criar ferramentas que realmente atendam às necessidades do ambiente hospitalar.

Por fim, a palestrante encerrou o evento enfatizando a importância de preparar os profissionais de enfermagem para trabalhar com novas tecnologias. Segundo ela, o futuro da enfermagem passa pela capacitação em ciência de dados, informática em saúde e IA.

Ela ainda reforçou que a liderança da enfermagem será fundamental para garantir que as tecnologias implementadas estejam realmente alinhadas às necessidades assistenciais, evitando o risco de automações que não dialoguem com a realidade dos pacientes.

O evento foi transmitido ao vivo pelo canal “Saúde da Infância”, no YouTube da Fundação José Luiz Setúbal, e permanece disponível no link abaixo:

Sair da versão mobile