O consumo de bebida alcoólica durante o período de amamentação não é recomendado, pois o álcool passa da mãe para o bebê através do leite. Por isso, o indicado é evitar o uso habitual durante esse período.
O que você deve saber:
- Beber cerveja não aumenta sua produção de leite, como a lenda urbana sugere.
- Consumir álcool de qualquer tipo pode diminuir a quantidade de leite.
- O álcool pode alterar o sabor do seu leite e isso pode ser desagradável para alguns bebês.
- Se você optar por consumir alguma bebida alcoólica, o melhor é fazê-lo apenas depois de retirar o leite.
- Permitir um intervalo de pelo menos duas horas entre o consumo da bebida e a próxima amamentação. Dessa forma, seu corpo terá o máximo de tempo possível para se livrar do álcool antes da próxima alimentação do bebê e menos álcool vai chegar a ele.
Nota: Uma dose de bebida alcoólica é o equivalente a uma cerveja de 350 ml, uma taça de 120 ml de vinho, ou 35 ml de bebidas destiladas.
Existem preocupações sobre a repercussão de longo prazo ou de repetidas exposições de crianças ao álcool através do leite da mãe. Assim, moderação é definitivamente aconselhável. O consumo crônico de álcool também pode reduzir a produção de leite.
Leia também: O consumo de álcool na gravidez
Fonte: Sociedade de Pediatria de São Paulo, Síndrome Alcoólica Fetal (Copyright © Academia Americana de Pediatria de 2012).
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 29 de agosto de 2024