As emergências pediátricas raramente contam com suporte de profissionais preparados para o atendimento de pacientes com problemas de saúde mental. Felizmente é uma ocorrência rara. No Sabará Hospital Infantil atendemos mais de 110 mil crianças no pronto-socorro e poucos destes casos estão relacionados com saúde mental, mas existem tentativas de suicídio, uso de drogas, anorexia, depressão, entre outros diagnósticos. Felizmente contamos com um time de pessoas preparadas para isto e com o suporte de uma psicologia hospitalar eficiente.
A Academia Americana de Pediatria (AAP) produziu um material que orienta os pediatras e serviços de emergência sobre como lidar com estes casos.
Dois novos relatórios clínicos da AAP oferecem conselhos para os clínicos na gestão de emergências pediátricas de saúde mental. Eles estão divididos da seguinte forma:
Parte I: “Desafios clínicos comuns de pacientes com saúde mental e/ou emergências comportamentais” e “Avaliação e manejo de crianças com problemas agudos de saúde mental ou comportamentais”
Parte II: “Reconhecimento de condições relacionadas à saúde mental clinicamente desafiadoras que apresentam sintomas médicos ou incertos”
Na parte um, os relatórios enfatizam a importância de garantir que os pacientes estejam clinicamente estáveis. Analisa também quando se devem realizar testes de diagnóstico, tais como toxicologia, gravidez e testes de infecção sexualmente transmissível. O relatório oferece orientação sobre avaliação de pacientes pediátricos para o risco de suicídio e gestão de pacientes que tentaram suicídio, incluindo a gestão ambulatorial, internação e coordenação com o cuidado médico em casa.
A parte dois discute a avaliação das doenças somáticas, incluindo comunicação com o paciente e a família. Também aborda os efeitos adversos de medicamentos psiquiátricos, bem como recomendações na gestão de crianças com necessidades especiais, incluindo autismo e transtornos do desenvolvimento.
Leia também: Saúde mental: qual a real importância desse tema?
Fonte: Pediatrics September 2016, VOLUME 138 / ISSUE 3
From the American Academy of Pediatrics
Thomas H. Chun, Sharon E. Mace, Emily R. Katz, AMERICAN ACADEMY OF PEDIATRICS Committee on Pediatric Emergency Medicine, AMERICAN COLLEGE OF EMERGENCY PHYSICIANS Pediatric Emergency Medicine Committee
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 30 de setembro de 2024