PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Ao brincar, o que seus filhos fazem?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Ao brincar, o que seus filhos fazem?

Ao brincar, o que seus filhos fazem?

19/08/2015
  1925   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

 

IMG_1120

Um dos objetivos do meu blog, o Tempojunto, é conscientizar os adultos sobre a importância do brincar. As vezes me pego desejando não ter que ficar repetindo a toda hora que brincadeira é coisa séria, mas o fato é que muita gente ainda acha que, quando brincam, as crianças não estão fazendo nada e que, por isso, precisamos encher suas agendas de atividades que as prepare para o futuro. Como se o processo de educação formal fosse a única coisa que importa e que a escola fosse o único lugar onde o aprendizado acontece.

Na verdade, a brincadeira é o trabalho das crianças. Através das brincadeiras as crianças conseguem se desenvolver do ponto de vista físico, emocional, cognitivo e social. Essas habilidades são como se fossem os fios de uma corda. O aprendizado só acontece quando o cérebro entrelaça esses fios. Quanto melhor eles forem tecidos, mais forte e duradoura será a corda do aprendizado.

A Fundação Maria Cecíla Souto Vidigal, uma fundação familiar que se dedica à promoção do desenvolvimento da primeira infância, que é o período que vai da gestação aos seis anos de idade, elaborou um folheto que está disponível no site, que fala que brincar é tão importante quando dormir e se alimentar! Nesta cartilha você encontra uma explicação muito boa sobre os tipos de jogos que fazem parte da infância e que eu vou transcrever aqui

  1. Jogos de exercício do pensamento: são aqueles em que a criança quer saber o porquê de tudo e também desata a tagarelar, sem coerência, como se estivesse falando consigo mesma. Pode ser pelo simples prazer de combinar palavras e formar uma ideia;
  2. Jogos de exercício: quando há repetições de gestos e movimentos simples, tais como agitar os braços, sacudir objetos, pular e correr, durante os quais a criança pode exercitar-se;
  3. Jogos simbólicos: caracterizam a fazer que começa o aparecimento da linguagem. Nesse tipo de brincadeira, a criança usa o universo imaginário e pode fugir da realidade à vontade para realizar seus desejos e trabalhar seus conflitos. A menina vira uma princesa, o menino um super-herói;
  4. Jogos de construção: estão no meio do caminho entre o jogo e a imitação. Neles, a criança pode ser considerada uma pequena pesquisadora “construindo” e “desconstruindo” a realidade e seu mundo.

Agora que você já conhece os tipos de jogos, qual é seu papel como adulto para estimular o brincar? O primeiro é fornecer o tempo, o espaço e os objetos para que as crianças brinquem. A agenda das crianças tem que ter tempo livre. A casa tem que permitir o brincar sem o excesso de nãos que inibe a criatividade.

O segundo é entender que a criança precisa do bate-bola com o adulto para poder se desenvolver. Quando ela forma uma palavra ou faz um gesto e o adulto está por perto devolvendo com uma reação (um sorriso, uma palavra, um gesto), o cérebro da criança reage e consegue se desenvolver através deste relacionamento de mão dupla.

Por fim, cabe ao adulto observar as crianças brincando para entrar no seu universo e assim conseguir entender os filhos, suas características e como eles compreendem o mundo. Como disse uma vez a psicóloga infantil Patrícia Garcia numa entrevista para o Tempojunto, a brincadeira é uma chave de ouro para entender as crianças”. Mas você só vai conseguir usar esta chave se estiver lá por perto, brincando.

Patrícia Marinho

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.