11 2155-9358
Institucional Blog Pesquisas CEP FJLES Cursos
Data inicial
Estágio Hospitais Boletins Releases Parcerias
Ícone Data Final
Busca rápida
Busca avançada
Institucional Voluntariado Parcerias Releases Boletins
Data inicial
Núcleos Cursos Estágios Hospitais Blog
Ícone Data final
Busca rápida
Busca avançada

Há muito se sabe que a obesidade está ligada à asma em adultos, mas um novo estudo publicado na edição de dezembro de 2018 da Pediatrics, “Com sobrepeso ou obesidade e desenvolvimento de asma “, mostra que cerca de 23% a 27% dos novos casos de asma crianças obesas são diretamente atribuíveis à obesidade.  

Os pesquisadores descobriram que, na ausência de sobrepeso ou obesidade, 10% de todos os casos de asma pediátrica nos EUA poderiam ser evitados. Estes pesquisadores estudaram mais de quinhentas mil crianças, metade com sobrepeso ou obesas e metade com peso saudável, em quase vinte milhões de consultas médicas da rede de pesquisa de dados clínicos do PEDSnet de janeiro de 2009 a dezembro de 2015. Com base na estimativa atual de 6 a 8 milhões de casos pediátricos de asma nos EUA, os pesquisadores estimam que até 1 milhão de casos de asma infantil (13% por cento) são diretamente atribuíveis ao sobrepeso e à obesidade. Até agora, tem havido poucos fatores evitáveis ​​conhecidos que podem reduzir potencialmente a asma infantil.  

Os pesquisadores concluíram que a obesidade é um importante fator de risco evitável para a asma pediátrica e que intervenções bem-sucedidas que reduzem a obesidade pediátrica devem ser uma importante prioridade de saúde pública para melhorar a qualidade de vida das crianças.  

Saiba mais:

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Pediatrics November 2018

Quantifying the Contribution of Obesity to Incident Childhood Asthma: It’s About Time

Deepa Rastogi

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

 

Avatar
Dr. José Luiz Setúbal
Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade