PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Asma: o que é e como tratá-la
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Asma: o que é e como tratá-la

Asma: o que é e como tratá-la

21/06/2012
  1479   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Alguns dos sintomas da doença são falta de ar e chiado no peito

Hoje, 21 de junho, início do inverno, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Asma, uma iniciativa para incentivar a busca pelo controle dessa doença, responsável por altas taxas de consultas de emergência e milhares de internações hospitalares. A asma infantil atinge milhões de crianças e, em geral, inicia-se antes dos cinco anos. E é nesta época do ano que as crises são mais frequentes, em função da queda da temperatura e mudanças bruscas do tempo, que levam a uma maior proliferação de vírus e alérgenos (ácaros e fungos). Além disso, o ar frio e seco causa maior irritação das mucosas, propiciando o aparecimento dos sintomas.

A asma é uma doença crônica que envolve as vias respiratórias, nos pulmões. Os brônquios são tubos que, normalmente, permitem que o ar entre e saia dos pulmões. Nos pacientes asmáticos, os brônquios ficam inflamados, principalmente quando entram em contato com algum desencadeante, como poeira, ácaros, poluição, fumaça de cigarro, ar frio ou exercício físico. Nesta situação, os brônquios tornam-se ainda mais inchados e os músculos ao redor se contraem. Isso torna difícil a entrada e saída de ar dos pulmões, causando sintomas como tosse, chiado, falta de ar e aperto no peito. A tosse crônica pode ser o principal sintoma em algumas crianças. Pessoas com histórico familiar de alergias são mais propensas a desenvolver asma.

Brônquio Normal             Brônquio Contraído

Paciente Normal           Paciente em Crise

Diante destes sintomas, é necessária uma avaliação com o especialista que, por meio do histórico e do exame físico poderá determinar o diagnóstico da doença. Alguns exames podem ser úteis para conhecer melhor as causas e gravidade da doença. A verificação da existência de sensibilização alérgica, por meio de testes na pele ou no sangue, permite o diagnóstico das causas e auxilia na prevenção das crises. Por outro lado, as provas de função dos pulmões permitem avaliar a gravidade da doença e indicar o melhor tratamento preventivo.

Por ser uma doença de característica genética, alinhada a fatores ambientais, não há cura definitiva para a asma. Mas uma vez diagnosticada corretamente, deve-se seguir um plano de tratamento de acordo com a gravidade e frequência dos sintomas. Isto envolve orientações para evitar as causas e o uso de medicamentos ajustados a cada paciente. Medidas preventivas como evitar ambientes fechados, pouco ensolarados e sem ventilação, arejar a casa, lavar roupas de cama com frequência e reforçar cuidados com a limpeza da casa são essenciais. Além disso, evitar exposição à fumaça de cigarro e tomar vacina da gripe são também medidas eficazes. Desta forma será possível manter a doença controlada, praticar atividades físicas e ter uma adequada qualidade de vida.

Por Dra. Fátima Rodrigues Fernandes

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • gisele alves miranda disse:

    minha filha precisa dos remédios para asma beclametasona sray oral 250mcg,salbutamol spray 100mcg,beclometasona spray nasal 50mcg e na minha cidade de ribeirão pires não tem nos postos de saúde aonde acho estes remedios gratuitos e com fazer
    se souberem eu agradeço bjs

    • Equipe Sabará disse:

      Gisele, você poderá encontrar estes medicamentos no seguinte posto da Secretaria da Saúde do estado de SP: “Ambulatório Médico de Especialidades Maria Zélia”, que fica na rua Jequitinhonha, 360, Belenzinho, aqui em São Paulo. O telefone é (11) 3583-1810, para caso você não consiga ir até lá e mesmo assim, obtenha informações de algum posto mais próximo de sua residência. Obrigado.

    • Lídia disse:

      Olá Gisele eu faço uso do medicamento, seretide 50/250mcg e eu adquiro esse medicamento gratuitamente no Hospital do Mario Covas em Santo André, lá eles dão outros medicamentos para asma, tenta lá talvez voce consiga.

  • neri nice vieira ferdinando disse:

    gostaria de saber si aqui em ribeirao preto tem algum lugar que detibua de graça o medicamento seretide spray 25mcg/250mcg

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Neri, tudo bem? Obrigado pela confiança. Não temos esta informação e sugerimos que você procure as autoridades de saúde da sua cidade. Abraços! 🙂

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade