Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Brincadeiras enquanto seu filho estiver no hospital. Pode?

Brincadeiras no hospital. Pode?

Brincadeiras no hospital. Pode?

Claaro que pode! Como diria o Patch Adams, “o sorriso e a brincadeira fazem parte do contexto da saúde”. E a gente pode, com um pouco de criatividade, propor brincadeiras no hospital que vão além dos joguinhos eletrônicos.

 

  1. Brincadeiras com as mãos

Brincadeiras de “bater palmas” podem ser feitas com bebês ainda bem pequenos. E as crianças maiores também adoram os desafios destes jogos. Lá no blog Tempojunto tem um post com 10 brincadeiras diferentes e muitas delas dá para fazer sentado ou deitado. Confere lá!

 

  1. Desenhar com estímulo

Desenhar é muito gostoso e quando a gente coloca um estímulo para as crianças criarem, a brincadeira ganha ares de novidade. Você pode começar um traço e deixar que elas completem. Também vale dobrar a página no meio e começar um desenho. Depois você entrega para a criança a parte em branco da folha, deixando-a ver só um pedacinho. Peça que ela complete o desenho e veja o resultado! Olha outras dicas nestes posts aqui e aqui.

 

  1. Brincar de torre de esponjas

Para fazer este jogo você precisa antes cortar retângulos compridos (barras) de esponjas. Se forem coloridas, melhor ainda. O desafio é montar uma torre com estas barras. Esta primeira parte já é divertida. Depois ainda dá para brincar de retirar as barras, sem deixar cair a torre.

  1. Criar novas formas de leitura

Ler já é fantástico. Mas o que acha de fazermos algumas mudanças na hora da leitura para torná-la mais brincante? Que tal apagar as luzes e ler somente com uma lanterna, criando um clima de suspense ou de acampamento? Ou ler com bonecos fantoches sendo os “narradores” da história?

Que tal entrar sob as cobertas e fazer uma cabana de leitura? Ou usar músicas enquanto lê? Você também pode começar lendo uma história que a criança não conhece e deixá-la completar da forma como preferir. São todos ótimos jogos de leitura que estimulam a imaginação!

 

  1. Bolinhas nos pés

Se o seu filho não pode movimentar as mãos, mas o pés estão livres, que tal brincar com eles? Traga massinha comestível e tinta comestível (se o hospital permitir). Com a massinha, desafie a criança a amassar com os pés e os dedos. Faça bolinhas de massinha, coloque numa bacia ou recipiente grande e brinque de pescaria com os pés. Ah! E faça junto! É bem divertido e estimula.

Aproveite a massinha também para criar chapéus para os dedos dos pés. Não precisa ser nada elaborado, só cobrir os dedos com massinha colorida já é divertido.

E, com a tinta, pinte caras e bocas nos pés das crianças e invente personagens, alienígenas, bichos e o que a imaginação do seu filho inventar.

É claro que o que eu quero, de verdade, é que seu filho fique o menor tempo possível internado. Mas por que não fazer deste tempo, o melhor tempo possível, realizando brincadeiras no hospital?

Leia também: Será que você sabe brincar com seus filhos?

POR PATRÍCIAS CAMARGO E MARINHO

Patricia Marinho, publicitária de formação, é a criadora do Tempojunto, um projeto que traz dicas de brincadeiras para serem feitas em qualquer situação. Junto com sua sócia, a jornalista Patricia Camargo, querem mostrar a importância da brincadeira para as crianças e para o vínculo afetivo positivo entre pais e filhos.

Atualizado em 26 de julho de 2024

Sair da versão mobile