PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Cães e gatos são benéficos à saúde da criança
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Cães e gatos são benéficos à saúde da criança

Cães e gatos são benéficos à saúde da criança

17/09/2012
  551   
  2
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Estudo comprova que o contato com animais de estimação diminui doenças infecciosas

Cachorro-Crianças-Benefício-Saúde

Na minha vida como pediatra, sempre fui questionado pelos pais e avós sobre a importância e os perigos de se ter um animalzinho dentro de casa, perto dos bebês. Na edição de agosto da revista Pediatrics, saiu um artigo muito interessante sobre o assunto que vai poder orientar os familiares.

As crianças que têm um cão, um gato ou entram em contato com outros animais de estimação, durante o primeiro ano de vida, se tornam mais saudáveis e possuem menos infecções respiratórias em comparação com aquelas que não interagem com eles.

Os pesquisadores focados no estudo Respiratory Tract Illnesses During the First Year of Life: Effect of Dog and Cat Contacts, acompanharam 397 crianças na Finlândia, da gravidez até a idade de 1 ano, e analisaram o período de contato delas com cães e gatos, a cada semana.

Os pesquisadores concluíram que, apesar das infecções respiratórias e sintomas infecciosos, que são frequentes durante o primeiro ano de vida, as crianças que tiveram um contato precoce com cães apresentaram menos sintomas respiratórios e doenças infecciosas, especialmente no ouvido, e precisaram de uma quantidade menor de antibióticos.

O contato com gatos também mostrou um efeito protetor sobre as crianças, mas não tão forte quanto os cães. Os pequenos que vivem dentro de um mesmo ambiente que um cachorro, muitas vezes, possuem menor risco de infecções gerais, inclusive, no trato respiratório.

Esses resultados sugerem que o contato com cães pode ter um efeito protetor sobre as infecções do trato respiratório durante o primeiro ano de vida. Nossos resultados apóiam a teoria de que, nesse período, o contato com animais de estimação é importante, o que leva uma possível melhora na resistência de doenças respiratórias infecciosas na infância.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Respiratory Tract Illnesses During the First Year of Life: Effect of Dog and Cat Contacts, in the August 2012 issue of Pediatrics (published online July 9)


Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade