PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Café da manhã para a Aprendizagem
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Café da manhã para a Aprendizagem

Café da manhã para a Aprendizagem

03/08/2015
  1466   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

cafe-da-manha-para-a-aprendizagem

Antigamente se dizia que a alimentação pela manhã é ouro, no meio da tarde é prata e a noite é chumbo. Nosso hábito alimentar no Brasil não é de comer muito no café da manhã. Atualmente, quase a metade de todas as famílias pula regularmente café da manhã. A sua família é uma delas? Quando se trata de ter sucesso escolar, os seus filhos precisam de um café da manhã saudável e reforçado, e isto é tão importante quanto o caderno, a escola ou os lápis apontados.

Algumas razões para isto você pode encontrar na lista abaixo:

  1. Melhora a memória;
  2. Pontuações e notas melhores;
  3. Melhora tempo de atenção e diminuição da irritabilidade;
  4. Peso mais saudável;
  5. Melhoria da alimentação global.

É fácil ver como o café da manhã chegou a qualificar-se como um dos desafios nutricionais da paternidade. Quer se trate de limitações do tempo dos pais ou a movimentada agenda dos filhos, é comum fazer com que os compromissos do dia, façam do café da manhã uma refeição negligenciada. Se as palavras “lento” e “lazer” não descrevem exatamente a sua rotina matinal, nós gostaríamos de sugerir que você gaste um pouco de tempo e esforço extra para proteger a integridade nutricional de sua criança na refeição da manhã.

Quer você opte por um café da manhã simples ou um mais elaborado, faça um esforço para torná-lo nutritivo, pois é sempre melhor do que nenhum.

Veja as dicas mais fáceis que podem ajudá-lo a superar algumas das barreiras mais comuns para uma alimentação saudável café da manhã:

1 – Programação em conformidade: enquanto nós gostaríamos de lembrá-lo que sentar e compartilhar as refeições em família é benéfico, estamos dispostos a apostar que se sentar para um café da manhã de lazer com seus filhos todas as manhãs simplesmente não é realista para a maioria. O que é realista, no entanto, é ter certeza que você tenha o tempo suficiente para permitir que seu filho coma sem pressão. Especialmente bebês e crianças

2 – Prepare antes de deitar: em  outras palavras, planeje com antecedênciaTal como acontece com quase todos os outros aspectos da alimentação de seu filho, um pouco de planejamento antecipado pode ser um caminho para ter uma gama maior de alimentos saudáveis ​​na mão. Exemplos simples como ovos ou cereal favorito de seu filho, uma ​​fruta fresca pode significar a diferença entre o tempo para um café da manhã equilibrado e correndo pela porta sem ele (ou, como é frequentemente o caso, com alguma alternativa comercialmente embalados e muito menos nutritivos na mão);

3 – Café da manhã “pegue e leve”: Se a realidade de sua programação é a que você e seus filhos rotineiramente correm, sem tempo de se sentar, tente estocar uma variedade de alimentos nutritivos que você pode preparar e pré-embalar para maior conveniência. Além de ovos cozidos, considere outros favoritos rápidos, como maçãs cortadas, bolos caseiros, ou um pão com queijo de baixo teor de gordura;

4 – Certifique-se que a quantidade de sono esteja no menu: aplicando o antigo ditado, certifique-se o seu filho vai cedo para a cama e que ele se levanta cedo o suficiente para dar tempo para o café da manhã. Não importa qual seja sua idade, ​​crianças cansadas tendem a ser mal-humoradas, e as crianças mal-humoradas são muito menos propensas a sentar-se para uma refeição equilibrada. Não só isso, mas o sono tem provado ser um ingrediente crucial para a saúde geral das crianças;

5 – Amplie seus horizontes:  Você certamente vai querer manter a segurança em mente quando descobrir o que é apropriado oferecer ao seu mas não se limite por rótulos impostos artificialmente para determinar o que é bom para servir em uma refeição matinal. Pense em proteínas, frutas e legumes. E pensar fora da caixa quando se trata de expandir seus horizontes para além de apenas café da manhã cereais matinais e leite.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte Crianças Saudáveis ​​E-Magazine, Back to School 2012. 

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Marcelo Tempass disse:

    Boa tarde, estou com uma duvida em relação ao cafe da manha do meu filho de 8 anos, estamos morando no EUA e ja adotamos um pouco os hábitos locais, no cafe da manha ele tem comido ovo, 2 ou 3 e uma panqueca com baixo carboidrato (23g) com uma boa quantidade de fibras (4g) acompanhado de algum suco ou achocolatado. Este e um bom cafe da manha para ele?

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade